Tanto em reformas quanto em construções, a maior preocupação costuma ser a segurança e a estabilidade da edificação.
Por mais que ambos sejam inegavelmente importantes – afinal, a integridade física de quem frequenta o local deve ser mantida – também é preciso que o imóvel seja bonito e funcional.
Isso, por sua vez, vai muito além do que a etapa estrutural do projeto: é preciso saber escolher bons acabamentos. Do contrário, a parte estética – e, consequentemente, o conforto ambiental – ficarão comprometidos.
Confira, a seguir, alguns itens estruturais e de acabamento fundamentais em qualquer residência:
Vigas para telhado
O telhado faz muito mais por uma residência do que, simplesmente, oferecer proteção contra os efeitos do tempo: ele também tem muita influência tanto sobre o conforto térmico quanto sobre o conforto ambiental.
Tudo, desde a qualidade da estrutura até a matéria-prima das telhas, influencia.
Vale ressaltar que, quando a estrutura apresenta problemas, eles costumam se espalhar por todo o imóvel. Isso pode significar:
- Goteiras;
- Vazamentos;
- Infiltrações;
- Aparecimento de mofo.
Consequentemente, por mais que o investimento necessário seja alto, a estrutura elaborada deve ser de qualidade.
As vigas devem ser adquiridas de uma madeireira de confiança, e, as telhas, de um estabelecimento, igualmente, de confiança.
Da mesma forma, é fundamental que o projeto do telhado seja elaborado por um engenheiro, levando em consideração o estilo da construção e fatores climáticos, como a quantidade de chuvas.
Vale ressaltar que, quanto mais elaborado o projeto, maior o valor por metro quadrado.
Ainda assim, vale a pena: por mais que o caibro para telhado preço seja elevado no caso de materiais de qualidade, a alta durabilidade faz com que o investimento compense.
Portas
Portas fazem muito mais do que estabelecer a passagem de um cômodo para o outro: elas também são elementos decorativos e que contribuem para o conforto ambiental, tendo em vista seu potencial para o bloqueio de ruídos.
Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe mais de um tipo de porta.
Ela pode ser:
- Maciça;
- Sólida;
- Semi oca.
Da mesma maneira, elas também podem ser classificadas conforme o mecanismo de abertura e de fechamento, como as pivotantes, de correr e as regulares.
Vale ressaltar que nem todos os modelos são adequados para todos os espaços.
Por exemplo: as portas interiores, ao contrário das exteriores, não ficam expostas aos elementos do tempo, como sol ou chuva.
Consequentemente, enquanto estas, normalmente, são maciças, aquelas podem, até mesmo, chegar a ser semi ocas.
Além disso, é preciso ter atenção à cor e ao design, para que a peça não fique destoante do resto do ambiente.
Para não errar, os arquitetos costumam recomendar que a cor combine com o tom das paredes, ou que ela seja feita do mesmo material que o piso.
Também é possível que a combinação feita seja com os móveis, mas é preciso ter muita atenção para que nenhum elemento fique destoante.
Por fim, também é preciso observar o tamanho do cômodo onde a peça será instalada.
Como os novos empreendimentos imobiliários estão cada vez mais compactos, as portas de correr ganham destaque: ao contrário das tradicionais e das pivotantes, elas não ocupam espaço ao serem abertas.
Tampo para a pia
Em cômodos “molhados”, como a pia e o banheiro, boa parte do projeto decorativo é feito com base nesta característica. Os materiais usados, por exemplo, costumam oferecer resistência acima da média quando entram em contato com a água.
Neste contexto, um tampo para pia oferece muitos benefícios. O primeiro é que ele serve como uma barreira que protege o piso de respingos, mantendo-o seco e reduzindo as chances de acidentes.
Da mesma maneira, ele torna a pia um espaço funcional, onde podem ser acomodados alguns objetos.
No quesito material, a pia de granito para cozinha ou para banheiro costuma ser a melhor opção. Além de nobre e requintado, este material é durável, resistente e fácil de higienizar.
Além disso, ele está disponível em diversas cores e modelos: há desde variedades mescladas, com vários tons, até tipos que são de uma única cor, como o bege, o cinza e, é claro, o clássico granito branco.
Para quem não pode investir muito, também há a opção de contar com uma pia de metal. Apesar de menos nobre, o material também é durável, fácil de limpar e resistente à água.