Ao ver uma bancada de granito para banheiro, poucos imaginam como a pedra (granito) chegou até ali. Pois é! Existem inúmeras curiosidades em relação ao material que faz parte de tantos objetos domésticos.
Por conta disso, separamos 9 fatos que você não conhecida sobre este tipo de pedra. Confira!
1. Granito significa grão
Em suma, a palavra vem do latim “granum”. Isso acontece porque a textura do granito é formada por cristais que ficam interligados, formando uma rocha quando derretida.
Ela se resfria sob a superfície da terra, solidificando individualmente, o processo é parecido com o quartzo e feldspato, uma vez que junta mica e pequenas quantidades de outros minerais.
O tamanho dos cristais pode variar de acordo com o tempo de resfriamento da rocha.
2. Existem inúmeras cores de granito
Dependendo do tipo de feldspato (família de minerais), a cor do granito pode mudar. Existe um grande leque de pigmentações e suas variações, como o granito cinza andorinha muito usado no ambiente domiciliar.
De antemão, o granito também é comercializado nas cores branca, azul, vermelho, amarelo claro, bem como preto e verde. Cabe destacar que em cada grupo de coloração, a pigmentação do granito pode mudar entre tons mais claros e escuros.
Por essa razão que o granito cinza andorinha cozinha é muito usado, pois pode ser encaixado em qualquer tipo de decoração, desde as mais modernas até ambientes mais clássicos e tradicionais.
3. O granito está nos penhascos mais altos
O material é característica principal da formação dos penhascos mais altos do mundo. Para ter uma ideia desse detalhe, confira os principais penhascos do mundo que contam com o granito:
- Great Tango Tower (Paquistão);
- Mont Blanc (França);
- Ruth Gorge (Alasca);
- Bugaboos (Canadá);
- Fitzroy (Patagonia).
Além desses, inúmeros outros penhascos contam com o granito na composição. Por isso, o material é tão resistente á umidade e ações da natureza, o que viabiliza o uso de granito para banheiro na maioria das residências.
4. Cidade das Rochas tem granito formado há 30 milhões de anos
Existe um município denominado como Cidade das Rochas, localizada em Idaho, nos Estados Unidos. O local abriga granitos formados há mais de 30 milhões de anos.
Além dessa cidade, locais como Cochice Stronghold, Monte Lemmon e Little Cottonwood Canyon apresentam diversas espécies da pedra, que foram formadas há milhões de anos.
Durante esta época, uma placa oceânica que escorregava por baixo da América do norte se excedeu, ajudando a expor a parte inferior da placa continental americana a rochas magmáticas.
A alta temperatura criou novos pontos de magma e, consequentemente, gerou imensos corpos de granito espalhados pelo oeste norte-americano, incluindo as cidades mencionadas acima.
5. Granito veio de profundezas terrestres
Assim como foi mencionado acima, a formação dos granitos é uma ação que vem das profundezas terrestres. Geralmente, o material surge a partir de 32 quilômetros subterrâneos.
6. Existe um material muito próximo ao granito
Existe uma pedra chamada de pegmatito, conhecida como rocha ruim, comumente encontrada no Black Canyon do Colorado, nos EUA.
Entretanto, ela possui composição parecida com a do granito, mas apresenta cristais muito largos, que aumentam de tamanho rapidamente.
O pegmatito tem alta incidência de outros componentes, completamente incompatíveis com o material granito.
Quando uma parte de pegmatito se despedaça nas mãos, é bom ficar de olho, pois muitas vezes a parte solta pode conter pedras e minerais raros, como água marinha, esmeraldas e turmalinas.
7. A maior montanha de granito fica no Himalaia
Isso mesmo! A maior montanha do material fica no Kangchengjunga, no Himalaia, e conta com 8586 metros, a terceira maior de todo o mundo, logo atrás do Everest (8848 metros) e do K2 (8611 metros).
8. O granito é muito usado nas cozinhas e banheiros
Já foi mencionado antes, mas o material é comumente usado nos dois ambientes domiciliares.
A bancada de granito para banheiro, por exemplo, é um dos itens que está presente na maioria dos projetos arquitetônicos, pois a peça remete sofisticação e conta com resistência à umidade, dois fatores importantíssimos que convencem os proprietários em investir no material.
Além do mais, a peça possui excelente durabilidade frente aos demais materiais. Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre bancada banheiro granito ou marmore.
Porém, devido à qualidade do produto, fica na cara que o granito é muito mais funcional, uma vez que não fica acometido por manchas de gordura ou de produtos de limpeza.
9. O granito é radioativo
Como muitos outros minerais naturais, o material contém traços de urânio, componente radioativo. No entanto, algumas peças de granito contêm mais que a quantia comum de urânio, enquanto outras têm pouca.
Portanto, dependendo da quantidade, o material pode causar câncer. Mas, nos materiais domésticos o material não oferece risco algum aos usuários.