O universo da construção civil é muito amplo no mundo inteiro, pois é ele que faz que seja possível que existam moradias, rodovias, estradas e locais para trabalho, como escritórios e condomínios prediais.

E quando pensamos em adentrar nesse segmento para construir algo nosso, devemos entender que será uma fase muito diferenciada, recheada de imprevistos, investimentos e também com grandes evoluções.

Para que isso seja possível, é necessário que você entenda pelo menos o básico sobre esse meio e o que é utilizado minimamente para manter todas as estruturas que conhecemos, como areia e ferramentas, de pé, pois são diversos materiais e equipamentos.

E para que você saiba um pouco mais sobre como esse processo funciona, hoje iremos falar sobre os principais elementos que devem se encontrar desde o início de cada obra, pois serão utilizados do começo ao fim.

Materiais básicos

Tanto os tipos de areia quanto a pedra brita são utilizados na construção civil para que a preparação de concretos e acabamentos possam ser feitos de uma forma durável e que possua também muita resistência.

Esses materiais são um dos mais essenciais em qualquer edificação e costumamos ver que são separados em montes, e quando necessários, são utilizados para todos os tipos de misturas.

Por exemplo, quando precisamos de cimento, fazemos uma mistura com argamassa e todos os tipos de agregados miúdos.

Ou seja, esses dois elementos com certeza estarão em seu meio juntamente com água e argamassa dependendo de seu foco.

Há variados tipos de areias e pedras, e esse nome de medição se chama granulometria. Em sua medida específica, até 0,05 mm os grãos podem ser chamados de areia. Maiores do que isso, já são pedras.

Hoje em dia é possível já comprar areia ensacada e também as pedras, para que seja mais fácil comprar e tenha menos desperdício, pois é possível saber as medidas e o peso com mais precisão.

Atualmente essas areias são divididas em três tipos, para que cada um deles possa ter uma função. A fina que possui de 0,05 mm a 0,42 mm tem focos como:

  • Fabricação de argamassa;
  • Revestimentos;
  • Reboco fino;
  • Reboco liso.

Areia média tem mais ou menos entre 0,42 mm e 2,00 mm e pode ser utilizada em:

  • Fabricações;
  • Concreto;
  • Argamassa;
  • Cimento.

Já a areia grossa possui entre 2,0 mm e 2,0 mm, e é usada na fabricação de concreto e também de argamassa para o chapisco.

Lembre-se que cada uma delas possui sua força e que devem ser utilizadas com cuidado, sempre na medida e grossura correta para não haver problemas.

Guindaste

Outra grande necessidade em obras, principalmente se elas forem de maior estrutura, é o guindaste 70 toneladas, que é um tipo de modelo rodoviário que possui variadas capacidades de elevação, mobilidade e mais independência.

Esses equipamentos de montagens e que também carregam grandes pesos e cargas devem ser alugados para que todas as soluções e movimentações sejam mais facilitadas nesses ambientes.

Assim o trabalho de todos os profissionais nesse ambiente se tornará mais facilitado, pois todo o peso será carregado por esse tipo de guindaste, que deve ser manuseado por um profissional técnico que já possui experiências em maquinários como este.

Container

E, além do guindaste, é muito importante que haja também um aluguel de container, pois sua aplicabilidade será importante em canteiros de obras, uma vez que esse material é usado em diversos momentos.

Um dos motivos mais importantes a se pensar, é: onde será e o que será essa construção? Por exemplo, se for longe de uma cidade, esse container pode servir como um abrigo equipado para todos os funcionários, assim como pode também ser utilizado para guardar materiais e outros tipos de produtos.

É interessante pensar sempre na infraestrutura do ambiente e o que o container irá proporcionar neste local de construção, sem falar que se torna algo confortante nos momentos de descanso.

Alguns dos benefícios de ter um elemento como este em sua obra são:

  • Custo;
  • Organização;
  • Segurança;
  • Conforto;
  • Facilidade.

Lembrando que o container deve possuir sempre todas as estações básicas de higiene, ventilação e elétrica, pois caso alguém passe dias lá, é preciso dispor de todos os elementos possíveis, não somente para sobrevivência, mas para se sentir mais confortável, pois estará longe de casa.

Enfim, esses materiais são os que mais possuem um ótimo potencial para que uma obra funcione e termine cada vez mais rápido e com toda a qualidade necessária.