Desde grandes a pequenas empresas utilizam a empilhadeira com o objetivo de facilitar e organizar o trabalho de logística realizado pelos seus colabores.

Dessa forma, esse equipamento tornou-se muito importante, pois auxilia na movimentação vertical de cargas, reduzindo significadamente o trabalho manual, otimizando o tempo e facilitando os processos de armazenagem.

Por ser um objeto muito utilizado, principalmente em estoque e galpões, a empilhadeira possui uma grande variedade de modelo no mercado a fim de assegurar que independentemente do espaço, terreno ou peso da carga que precisa ser transportada e elevada ela conseguirá auxiliar e contribuir para que o serviço seja realizado de forma mais segura e rápida.

Assim, antes de comprar ou alugar um equipamento desse para a sua obra ou empresa é importante conhecer as modalidade e modelos disponíveis no mercado para escolher o melhor modelo.

Tipos de empilhadeiras

Como dito acima, o mercado de empilhadeiras desenvolveu muitos produtos para que todo o mercado fosse atendido, dessa forma há uma classificação pelo modelo de equipamento que podemos dividir em cinco categorias. Sendo elas:

Portuária

Esse modelo recebe esse nome, pois são as indicadas e utilizadas para carga e descarga de navios, também por isso esse modelo é o que mais consegue realizar o transporte e levantamento de cargas.

Além disso, é um maquinário que foi projetado para realizar o transporte de muitos materiais de uma unica vez.

Elétrica

A principal vantagem desse modelo é que ela, por ser movida a energia elétrica quase não emite ruídos e é um dos modelos bem econômicos, indicados para ambientes em que o piso é regular e liso, além de ser usada em locais secos, ou seja, normalmente utilizada em espaços fechados.

Dentro desse modelo há ainda a opção da empilhadeira elétrica retrátil que é mais indicada para ambientes menores ou estreitos por conta do seu formato.

Manual

Um dos modelos mais antigos de empilhadeiras que há no mercado, esse modelo precisa de um operador para que ela funcione e opere de forma correta.

Como o nome diz, a sua operação é manual, mas isso não quer dizer um super esforço, pois o seus sistema é equipado com roldanas e rolamentos que contribuem para o trabalho e tornam a atividade menos pesada.

Aqui é importante que o operador de empilhadeira seja um profissional devidamente capacitado e treinado para o desenvolvimento da atividade.

Combustão

Atualmente, no mercado os modelos de empilhadeira de combustão podem ser movidos a gás ou a diesel. As que tem como fonte de energia o diesel têm duas vantagens: uma delas é que seu constituível é facilmente encontrado e outra é que ela comparada com o modelo a gás ou manual consegue elevar uma carga maior e mais pesada.

Já as que são movidas a gás também conseguem elevar uma carga alta superior a elétrica, entretanto elas emitem fumaça, ou seja, não são recomendadas para ambientes fechados. Esse modelo também faz uso do rodogas para empilhadeira, principal peça para o abastecimento do equipamento.

Pneumática

Baseado na energia da pressão do ar e por suas características, esse modelo é mais utilizado na construção civil e em áreas de mineração, sendo um ótimo equipamento para transporte nesses meios.

Como escolher uma empilhadeira?

Além de saber como elas funcionam e suas características, é importante ressaltar que antes de escolher o melhor maquinário para o projeto é importante considerar alguns aspectos como:

  • Ambiente que será utilizada;
  • Estrutura de armazenagem;
  • Características dos materiais/produtos;
  • Orçamento disponível para locação/compra.

Após pensar em todos os aspectos listados acima é mais fácil adquirir o melhor equipamento para o projeto que será desenvolvido.

Lembrando que ao optar por comprar o equipamento é preciso considerar também o valor que vai ser gasto com a manutenção preventiva ou não, pois a conservação e manutenção das peças para empilhadeira é primordial para o seu bom funcionamento e auxilio no trabalho do dia a dia.

Além disso, por vez é preciso implementar peças para que o equipamento seja mais versátil e possa desenvolver mais atividade e funções dentro de um mesmo projeto, por isso, no momento do orçamento, esse cálculo também precisa ser inserido – uma vez que há acessórios como a paleteira que podem ser inseridos no projeto.

Ou seja, aqui além da pesquisa, o planejamento também é fundamental para um trabalho com economia e qualidade.