Em uma obra, há certas coisas que são essenciais para que se possa realizar o projeto e concluí-lo sem dores de cabeça desnecessárias.
Isso significa dizer que há algumas coisas tão estruturais em uma obra, seja ela de construção, reparo, reforma ou renovação, que merecem uma atenção realmente especial.
É o caso dos tubos, responsáveis por realizar as conexões hidráulicas e de esgoto essenciais a quase qualquer construção ou edificação.
É necessária muita atenção na escolha dos tubos, seja com a espécie, modelo, marca ou material.
Tipos e valores dos tubos
Um tubo dreno, que é a mesma coisa que um tubo de drenagem, é responsável pelo escoamento das águas pluviais, fluviais e de esgoto, por retirar o excesso de umidade do solo e por encaminhar essa água ao seu destino correto.
É importante destacar que existem diferentes tipos de tubos, que possuem as mais variadas funções, desde transportar água fria, água quente, água já utilizada e até fazer o transporte do esgoto.
O tubo de polietileno, também conhecido como tubo pead, é feito a partir de polietileno de alta densidade, sendo capaz de suportar uma pressão de até PN 25.
É muito comum a utilização desses tubos pead para água, normalmente fria. É interessante destacar que hoje existem tubos mais apropriados para o transporte da água já quente, que é o caso dos tubos feitos a partir de CPVC ou cobre.
Também há itens mais adequados que o tubo de polietileno para o transporte de esgoto. Normalmente, os tubos desenvolvidos e utilizados com essa finalidade são brancos e possuem uma bitola maior, capaz de transportar resíduos mais espessos.
Existem diferentes tipos de tubos, para os mais diferentes fins. Desde o transporte de água, gás até o escoamento do esgoto, os tubos são essenciais para o sistema hidráulico e de saneamento de uma edificação!
O tubo pead preço acessível é feito a partir de polietileno de alta densidade. Em decorrência da escolha desse material, esses tubos são capazes de suportar altas pressões, e são os mais ideais para o transporte de água, dentre outras coisas.
Aqui há uma lista com algumas das várias possíveis utilizações dadas ao Tubo pead:
- Redes de refrigeração;
- Transporte água, sistemas hidráulicos;
- Redes de irrigação e drenagem;
- Redes de fibra ótica, telefônia e dutos elétricos;
- Transporte de gás;
- Saneamento e transporte de esgoto.
A escolha do tubo certo, para a finalidade adequada, é muito importante para evitar dores de cabeça desnecessárias, como infiltrações e funcionamentos incorretos dos sistemas hidráulicos e de saneamento.
O mau funcionamento desses sistemas pode acarretar fortes odores e desperdício de água, causando gastos desnecessários. Tudo isso pode ser evitado com a utilização correta de um tubo dreno, por exemplo, responsável por realizar a drenagem da água em uma construção.
Como é possível encontrar tubo dreno preço acessível, não é difícil garantir que sua residência ou negócio não sofra com infiltrações ou desperdício de água. Utilizando tubos e conexões de qualidade a chance de ter de se preocupar com tais situações é muito menor.
Escolhendo o melhor tipo de tubo
Encontre os tubos e conexões mais adequados para o uso em sua residência ou negócio! Saiba as diferenças e características dos principais tipos de tubos hidráulicos e de saneamento
Os tubos e conexões são parte estrutural de uma obra, seja ela uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação ou reparo.
Isso significa dizer que eles fazem parte das coisas essenciais à execução de uma construção que atenda aos requisitos de segurança, limpeza e qualidade que se pretende.
Fazendo a escolha adequada dos tubos e conexões a serem utilizados, garante-se eficiência no transporte e bombeamento de água, esgoto, gases e outras necessidades presentes em uma edificação.
Existem diferentes tipos de tubos, feitos a partir dos mais variados materiais, e é possível inclusive encontrar tubo de polietileno transparente, tamanha a variedade trazida pela indústria.
Os tubos destinados ao transporte e despejo de esgoto, por exemplo, normalmente são da cor branca e possuem a bitola mais espessa, possibilitando a passagem de um fluxo grande de esgoto e de substâncias mais espessas do que a água.
Já os tubos que transportam água podem ser inclusive especializados no transporte de líquido frio ou quente, já que hoje existem tubos fabricados a partir de materiais que os tornam mais adequados para o transporte de água quente, como tubos e conexões feitas a partir de cobre.