Uma das primeiras impressões sobre uma casa é transmitida pela fachada e, consequentemente, sobre os portões e portas que sua casa possui.
Isso não acontece por acaso, afinal, a porta da entrada para sua residência e os portões comumente dão acesso à garagem, assim, a escolha desses dois tipos de insumos são muito importantes – inclusive para proteção.
Os modelos de portões são muitos variados, que vão desde os que utilizam motor para portão basculante até os manuais, os feitos com apenas um material e os feitos com materiais diferentes e com texturas.
Os modelos de portas encaixam-se nessa mesma categoria, muitos modelos, formas, cores e textura. Assim, por muitas vezes é uma decisão difícil escolher qual modelo irá ser instalado nas fachadas.
Por isso, neste texto, falaremos de alguns modelos de portas e portões que poderão ser usados na sua residência, ressaltaremos aqueles que possuem alta durabilidade e pouca necessidade de conserto de portão, isto é, que necessita de pouca manutenção periódica.
Escolhendo o portão ideal
Os portões tem como objetivo principal o de garantir a proteção da casa e também ser uma fonte de acesso para a garagem. Também é um elemento decorativo por fazer parte da fachada da casa, tornando-a mais moderna, atrativa e bonita.
Há três tipos principais de portão para residência, com relação a sua abertura. Todos os três tipos podem ser manuais ou automáticos, como no caso da porta de aço de enrolar manutenção, que são mais usadas em comércios e abertura de galpões industriais.
Os três tipos principais de portão são: o deslizante, o pivotante e o basculante.
Vamos explicar cada um dos modelos citados de forma separada para que possamos entender melhor o funcionamento deles.
1. Portão deslizante
É um portão muito utilizado no Brasil, também é conhecido com a alcunha de portão de correr. Ele possui esse nome pois sua abertura ocorre de forma lateral – de modo que parte do portão corre sobre um trilho.
Por conta dessa versatilidade ele pode ser feito sob medida para diversos tamanhos, sempre tendo que atentar-se para o espaço que será preciso para que o portão possa “correr” ou deslizar.
Eles podem ser encontrados confeccionados nos seguintes materiais:
- Alumínio;
- PVC;
- Madeira;
- Vidro.
Além da diversidade de materiais, eles podem ser tanto manuais como automáticos. Os manuais necessitam de uma pessoa para abrir e fechar, ou seja, empurrar o portão sobre os trilhos. No entanto, esse tipo de portão é mais vendido automatizado, o que traz também mais conforto e segurança.
A manutenção de portão automatico de correr é bem simples e consiste na lubrificação das rodas e dos trilhos e do motor.
2. Portão Pivotante
São um dos modelos mais tradicionais e são compostos por duas folhas que se abrem ao meio. É um portão funcional para quem não tem espaço suficiente para instalar o deslizante.
Por possuir duas folhas, sua abertura e fechamento lembra o de uma porta comum. Se o espaço for pequeno, é possível encontrar modelo de uma folha só com o mesmo estilo de abertura em 90º.
Podem ser encontrados feitos de ferro, madeira, aço ou alumínio entre outros materiais. Quanto a sua abertura, geralmente ele ocupa parte da calçada ou então parte do terreno interior. Por conta dessa característica é muito usado em chácaras e sítios.
Esse modelo pode ser encontrado de forma manual ou automática. Na forma automática o conserto portao eletronico é bem facilitado também, dando sempre atenção à lubrificação do motor.
3. Portão basculante
É um dos modelos mais usados por conta de sua abertura que não precisa de muito espaço lateral. Ele abre para cima, permanecendo suspenso na horizontal. Geralmente possui apenas uma folha.
Para que sua instalação seja adequada é preciso verificar a altura para que os carros consigam passar com tranquilidade. Por conta da sua forma de abertura é muito encontrado automatizado.
Escolhendo as portas ideais
As portas, assim como os portões, são importantes para composição da decoração da casa. Quanto as aberturas, é possível encontrar modelos de portas pivotante e de correr.
Os modelos pivotantes são ótimas para entrada da casa e podem ser tanto portas de madeira com o tamanho convencional, como grandes portas que dão sensação de imponência.
Por conta disso, grandes portas são indicados para residências que possuem uma fachada maior.
Os modelos de correr são empregados em divisões de ambientes, como quartos para sala. Esse modelo precisa de espaço lateral para que a porta possa correr.
A grande vantagem das portas é que podem ser encontradas de diversos materiais, desde uma porta de aço manual até porta de vidro de correr.
Vimos que as portas e portões possuem inúmeros modelos e que identificar qual atende melhor sua necessidade é ideal para uma composição harmônica.