Certamente, a segurança é um dos elementos de grande importância em um condomínio, tanto para os moradores, quanto para os funcionários e visitantes.
Para um síndico, a proteção desse ambiente vai muito além de simplesmente instalar um circuito de câmeras. Afinal, é necessário elaborar todo um sistema de segurança.
Posição da guarita
Para começar, já na projeção de um prédio ou conjunto habitacional, é necessário pensar na posição da guarita, visto que ela significa segurança para os condôminos.
O responsável por ficar nessa cabine deve controlar quem está entrando, saindo, visitando e passando na rua, devendo estar posicionada em um local de maior campo visual.
Além disso, é ideal que o vidro esteja instalado de maneira que a visão seja de dentro para fora, e não de fora para dentro.
Controle de entregas no condomínio
Boa parte dos condomínios já possuem regras que proíbem a entrada do entregador no condomínio, sendo que o morador deve ir até a portaria buscar o seu pedido.
Trata-se de uma medida de segurança de empresas para condomínios, uma vez que não há um controle efetivo sobre os entregadores.
No entanto, há situações em que é preciso que eles façam a entrega no prédio, como para pessoas de idade avançada ou que têm a mobilidade reduzida.
Assim, uma opção é cadastrar os entregadores mais frequentes para garantir maior segurança, ou o síndico pode sugerir regras especiais para a entrega de pedidos mais comuns, como compras de supermercados, água, e assim por diante.
Instalação de câmeras de segurança
Quando o assunto é tecnologia, existe uma gama de possibilidades que podem ser agregadas à proteção de seu condomínio, sendo as principais as câmeras, que podem ser instaladas em ambientes como:
- Entrada de pedestres;
- Garagem;
- Elevadores;
- Escadas.
Assim como em uma instalação de piso elevado ardosia, estes tratam-se de pontos de acesso e são estratégicos para o registro de possíveis acontecimentos.
Por si só, as câmeras possuem um fator de inibição, portanto, não é somente a quantidade de câmeras que irá determinar bons resultados para a segurança, mas sim, os locais em que foram instaladas.
No caso dos condomínios horizontais, a instalação deve ocorrer nos pontos em que é possível observar qual é a direção que um veículo ou uma pessoa levou em determinado ponto, para fazer o monitoramento.