Quando o assunto é praticidade e elegância na cozinha é impossível não pensar no aço inox.
O material consiste em ligas ferrosas que possuem pelo menos 12% de cromo, além do níquel e outros possíveis metais – essas ligas ferrosas são conhecidas por evitar a ferrugem e corrosão.
A ferrugem ocorre quando o metal em questão perde elétrons para outra espécie química e as formas mais comuns de evitar esse processo são a galvanização ou a criação de aço inox.
A galvanização consiste em usar o zinco como um metal de sacrifício, que perderá os elétrons no lugar do aço.
Já o aço inox possui uma fina camada de cromo em sua superfície e ela é impermeável e insolúvel em ambientes corrosivos (como ambientes úmidos).
As vantagens do aço inox, no entanto, vão muito além de não enferrujar:
- Facilidade de limpeza
- Facilidade de moldagem
- Resistência a altas temperaturas
- Resistência a baixas temperaturas
- Reciclagem
- Estética sofisticada
Onde utilizar o aço inoxidável na cozinha?
A escolha mais comum é a pia de cozinha inox, o que é compreensível tendo em vista a grande vantagem de resistência à oxidação da água e a facilidade de limpeza.
A superfície lisa do aço inox permite tirar a sujeira com um simples pano úmido, é muito difícil que algo (como um alimento) fique grudado na pia feita por esse material, o que diminui significativamente o tempo gasto com a manutenção da casa.
Além disso, o aço contribui para uma aparência moderna, sendo um item decorativo sofisticado para a cozinha.
Mas, ainda que o uso desse metal em pias seja o mais popular, há muitas outras possibilidades vantajosas para ele.
A pastilha de aço inox, por exemplo, é perfeita para a parede da cozinha. Mais uma vez, a possível umidade do lugar não irá corroer as pastilhas e a limpeza será facilitada, conservando uma cozinha sempre limpa e viçosa.
Entretanto, a principal vantagem é a originalidade da escolha, o tom sóbrio do aço que reflete a luz garante um ar de sofisticação na cozinha, além de que o material remete ao moderno, alguns chegando a associar o metálico com o futurista.
Ter uma parte da cozinha revestida por essas pastilhas é, com certeza, não apenas uma excelente escolha estética, mas prática – as pastilhas adesivas são de rápida colocação e têm um acabamento excelente.
As regiões próximas da pia e do fogão são as mais passíveis de se sujar e, por isso, as mais escolhidas para o revestimento com aço.
Evita-se o acúmulo e as manchas de gordura, o possível cheiro de óleo, a possibilidade de mofar a tinta das paredes e muitos outros inconvenientes que esse cômodo, por muitas vezes, oferece.
Quanto à estética, uma combinação tradicional e elegante é a da madeira com o aço, como é o caso de uma pia de cozinha de aço inoxidável com um gabinete de madeira.
Como evitar insetos sem comprometer a estética?
É fato que a higiene é uma prioridade na cozinha, mais que em qualquer outro cômodo da casa. Afinal, é nela que são preparados e armazenados todos os alimentos da casa.
Dessa maneira, muitas pessoas buscam evitar a entrada de insetos nesse ambiente, eles se acumulam no lixo, podem contaminar os alimentos, sujam os utensílios, a lista de prejuízos é grande.
No entanto, ao cogitar uma tela mosquiteiro para janela da cozinha muitos temem estragar a decoração, tanto por ocultar a janela escolhida e bloquear a entrada de luz solar quanto pela aparência do próprio mosquiteiro.
É aqui que entra, mais uma vez, o aço inoxidável.
Uma alternativa que permite a entrada de ar e luz solar e que não compromete a decoração do espaço são as redes de proteção.
Elas podem ser instaladas em trilhos de alumínio e correr livremente, sendo usadas apenas quando necessárias.
A praticidade está na facilidade de limpeza, na durabilidade (completamente protegidas contra o mofo e contra a ferrugem) e na possibilidade de serem usadas apenas quando necessário.
Seja na pia, na parede ou na janela, o aço é sempre uma possibilidade viável para aqueles que apreciam a decoração de interiores e valorizam a praticidade.
Ao incluir esse material na sua cozinha, é garantido que não haverá por que se preocupar com reformas por um longo tempo.