Garantir a segurança nas empresas é essencial, visto que, geralmente, é o local que os funcionários mais frequentam depois de suas casas.
Geralmente, são construções grandes e com intenso fluxo de pessoas, o que aumenta os riscos.
Assim, é preciso se preocupar com a legislação e com itens estruturais, que exigem pequenas reformas.
Tenha os laudos sempre em dia
O Laudo avcb é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou seja, um documento que determina que um lugar está de acordo com todas as exigências de segurança e prevenção contra incêndios.
Esse laudo não precisa existir para locais residenciais, é voltado para atividades comerciais e industriais.
A verdade é que a exigência de laudos é maior para ambientes com mais de 750m², o que significa que mais laudos serão exigidos pelo corpo de bombeiros para a emissão do AVCB se a sua empresa for de grande porte, contando com uma área de ocupação maior.
O pedido por esse laudo é essencial quando há:
- Construção;
- Reforma;
- Mudança de ocupação ou uso;
- Ampliação de área;
- Regularização de edifícios e áreas arriscados;
- Construções temporárias.
Assim, quando alguma irregularidade for identificada na sua empresa é necessário pedir o laudo AVCB depois que o problema for resolvido, seja com uma reforma ou com a instalação de algum equipamento.
Da mesma forma, se a sua empresa começar a exercer uma atividade a mais ou mudar a atividade-fim é preciso que se peça novamente esse laudo, ainda que nada tenha mudado no prédio.
Pequenas reformas que alavancam a segurança
O forro de pvc pode ser colocado no teto sobre outros materiais, sua instalação é fácil e rápida, seu preço reduzido e ele oferece mais segurança para a empresa.
Em casos de um curto-circuito ou foco de incêndio esse tipo de forro impede a propagação do fogo, o que é muito importante na escolha dos materiais que irão compor a estrutura da empresa.
O preço de forro de pvc está longe de ser a única vantagem quando se trata desse material. O isolamento acústico e térmico é garantido, o que proporciona um ambiente mais confortável para os funcionários da empresa.
Ao contrário do forro de gesso, o PVC não absorve a umidade do ambiente, o que dificulta a presença de fungos e bolores, que podem prejudicar a saúde das pessoas no ambiente, pelas vias respiratórias.
Um Guarda corpo de ferro é uma barreira que precisa ser colocada em áreas que apresentam riscos de queda, como escadas e mezaninos (andar intermediário entre dois andares maiores).
Esse item também é muito produzido em madeira e, muitas vezes, há vidro ligando as suas partes.
Basicamente, há estruturas metálicas verticais ligadas por algumas estruturas horizontais, que podem ou não ser ornamentadas ou contar com o preenchimento com vidro ou metal.
Em casos de escadas, há a presença de um corrimão sobre o guarda corpo.
Depois de produzido pela serralheria, esse item de segurança deve passar por testes em laboratório, a fim de avaliar se ele é capaz de aguentar impactos ou peso, tanto na vertical quanto na horizontal.
Isso porque ele deve ser útil para barrar possíveis quedas. Há quem prefira construir, de fato, com drywall ou gesso, um guarda corpo para a escada ou para o mezanino.
Nesse caso, configura-se uma verdadeira reforma, por isso, para evitar a sujeira gerada e o tempo gasto, muitos preferem contar com as estruturas metálicas ou de madeira.
Para quem busca por ainda mais segurança, é possível adquirir um guarda corpo feito de ferro ou aço galvanizado. O material é mais prestigiado, resistente e durável, o que justifica seu preço mais elevado.
Para quem busca um ambiente empresarial mais elegante, a escolha perfeita é unir o vidro temperado ao aço galvanizado, os materiais mais resistentes e duráveis podem ser vantajosos para grandes empresas.
Mas, afinal, o que é o ferro galvanizado? Dizer que qualquer metal é galvanizado é dizer que ele foi aditivado com zinco, um outro metal de menos valor que oxida antes de permitir que o metal principal oxide.
Dessa forma, cria-se resistência à corrosão. É ideal para empresas localizadas em locais mais úmidos e garante que o guarda corpo adquirido não terá que ser trocado.
A conclusão é que a empresa deve sempre estar limpa e confortável para os seus funcionários e que sua estrutura deve ser preparada para emergências. Incêndios, quedas e toda sorte de acidentes devem ser previstos e medidas devem ser tomadas para evitá-los.