A fachada de um imóvel tem muito impacto sobre a primeira impressão que visitantes têm sobre ele. Afinal, um imóvel mais bem conservado é muito mais convidativo em comparação a um extremamente degradado.
Entretanto, mantê-la em bom estado tem muito mais vantagens do que a simples manutenção da estética. Em primeiro lugar, um imóvel mais bem conservado vale mais do que um semelhante a ele, mas que esteja mal cuidado.
Além disso, uma fachada danificada deixa a estrutura da edificação muito mais exposta a elementos que podem degradá-la, tais como a chuva e a poluição do ar.
Felizmente, mantê-la em bom estado não é difícil: basta incorporar uma rotina de manutenção aos cuidados periódicos que se tem com o imóvel. Confira alguns procedimentos importantes:
-
Mantenha a pintura em dia
Contratar uma empresa de pintura predial periodicamente para retocar a tinta da fachada é o primeiro passo para deixá-la mais bonita e conservada. Além da questão estética, as tintas funcionam como uma camada de proteção contra elementos degradantes, preservando a estrutura da edificação.
Vale ressaltar que, dependendo das condições do local onde o imóvel está construído, pode ser necessário contar com os serviços de uma empresa de pintura residencial com mais ou menos frequência.
É o caso, por exemplo, de casas na praia: a maresia, típica de cidades litorâneas, degrada a pintura com muita facilidade.
Assim, o retoque da tinta deve ser feito em intervalos mais curtos. O mesmo se aplica a locais com alto nível de poluição do ar, bem como onde há chuvas ácidas.
-
Use uma tinta adequada para fachadas
Acontece que, quando se trata da fachada de um edifício, procedimentos de pintura de parede regulares não são suficientes. É preciso ter as particularidades desta porção do imóvel em mente – principalmente sua exposição constante ao tempo.
Por conta disso, a fachada pede o uso de tintas especiais, mais resistentes que aquelas usadas em espaços fechados. Entre os tipos indicados, estão:
- Tinta epóxi;
- Tinta acrílica (de preferência lavável);
- Tinta esmalte;
- Tinta verniz;
- Tinta a óleo.
Da mesma maneira, é preciso ficar atento aos materiais que compõem a fachada. Por exemplo: a tinta acrílica é excelente para cobrir paredes de alvenaria, mas não é indicada para detalhes de madeira ou locais azulejados. Nestas situações, as melhores opções são as tintas esmalte, verniz ou a óleo.
-
Faça limpezas periódicas na fachada
Por mas que a pintura predial seja poderosa para revitalizar o exterior de um edifício, ela, por si só, não é capaz de mantê-lo em bom estado.
Isto pois, ao longo do tempo, é normal que haja uma acúmulo de partículas de sujeira durante a fachada. Quando ele é excessivo, tanto a estética quanto a estrutura da edificação ficam comprometidos. Mas, felizmente, tem solução: basta contratar um serviço de limpeza especializado em fachadas.
Normalmente, o procedimento adotado pelas empresas é usar jatos de água em alta pressão que, por si só, são capazes de remover a camada de sujeira que se forma sobre a tinta. Caso ela seja excepcionalmente difícil de remover, pode ser necessário usar químicos específicos para tal.
É aqui que a importância de preferir a tinta acrílica lavável para pintar a alvenaria se destaca: ao contrário da versão acrílica regular, ela resiste ao uso destes produtos de limpeza. Assim, a higienização não a agride, e tampouco prejudica a pintura.
A boa notícia é que, ao procurar uma empresa para fazer um orçamento de pintura residencial, ela provavelmente também oferecerá serviços de limpeza. Ao fechar um pacote com ambos, há mais margem para negociar o preço.
-
Invista na impermeabilização da fachada
Além de fazer correções na pintura e manter a limpeza da fachada em dia, também é interessante agir de forma proativa, evitando uma das maiores fontes de problemas estruturais em imóveis: infiltrações. Além do incômodo causado pelo mau cheiro e pelo aparecimento de fogo, ela pode colocar a estabilidade e a segurança da edificação em risco.
Assim, ao fazer uma reforma da fachada, é interessante investir na impermeabilização. Neste procedimento, o profissional responsável fecha eventuais rachaduras com uma massa específica, e espalha uma tinta impermeabilizante, diluída em água, por toda a superfície.
As características químicas deste produto barram a penetração de água na fachada, o que significa que não haverá mais problemas de infiltração no imóvel.