Para que a reforma do estabelecimento não se torne uma grande dor de cabeça para o empreendedor, é imprescindível que especialistas tomem conta do projeto.
Neste sentido, o mais indicado para executar o planejamento é o profissional de design de interiores lojas comerciais.
Geralmente, o dono do estabelecimento tem receio de que a obra demande muito tempo e dinheiro. Por isso, o ideal é manter um roteiro, assim como desenvolver o orçamento de obra de maneira adequada.
Por essa razão, produzimos um conteúdo especial sobre as grandes mudanças em pequenas reformas em lojas. Continue vendo este artigo e fique por dentro de todos os detalhes.
Começando pelo ambiente interno
Tomando como gancho o exemplo dado acima, o ambiente interno da loja pode apresentar grandes mudanças a partir de pequenas ações.
Neste caso, o pessoal do design de interiores deve ficar atento ao objetivo que o proprietário do estabelecimento deseja atingir.
Uma grande tendência arquitetônica é a volta dos mobiliários de madeira, que estão fazendo um grande sucesso, principalmente em escritórios e salões.
Neste contexto, o designer ficará incumbido de definir cada mobiliário e objeto que deverá ser instalado no ambiente.
O local precisa aproveitar o máximo do ambiente, ou seja, necessita ser funcional. O mezanino de madeira acaba sendo uma bela alternativa, pois divide um ambiente em dois, especialmente em lojas de roupas.
Com isso em vista, o proprietário pode criar um provador ou uma área para o cliente na parte de cima e usar a parte de baixo como mostruário.
Além do mais, outro item que pode agregar para a decoração do local é a porta de madeira, que pode ser instalada em provadores, salas de reunião ou onde o proprietário achar melhor.
Garantindo a segurança do local
Quando falamos em reformas, é imprescindível assegurar a segurança de quem transita na loja diariamente, como clientes e colaboradores.
Deste modo, uma pequena reforma que pode ajudar e muito neste quesito é a instalação de corrimão de parede.
Em locais que contam com lances de escadas, é mais que necessário contar com o apoio de um corrimão, que garante a segurança para todas as pessoas que sobem e descem, ainda mais quando estão com sacolas e produtos nas mãos.
Ainda assim, em lojas menores e com pouco fluxo de pessoas, ainda mais em combinação com o mezanino, cabe destacar que a instalação de uma escada de ferro faz com que o ambiente seja muito mais aproveitado.
A seguir, confira algumas vantagens desses tipos de reforma:
- Melhor aproveitamento do espaço interno;
- Mais segurança para quem circula;
- Decora o ambiente;
- Melhor a estética do local;
- Atrela funcionalidade e estética.
Pensar na segurança é garantir a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da loja. Portanto, ao mudar esses pequenos detalhes no ambiente, tanto os funcionários como os clientes serão impactados com inúmeros benefícios.
Sendo assim, separamos algumas dicas para que você aprenda a contratar o melhor serviço de manutenção para a sua loja. Confira a partir dos tópicos abaixo:
Pesquise o melhor serviço
Antes de começar as reformas, é imprescindível realizar uma pesquisa prévia sobre os prestadores de serviços, para definir o que deve ser feito. Neste contexto, o responsável pelo design e a equipe operadora devem ser contatados.
Além disso, pedir a opinião do profissional responsável pelo projeto também é necessário. Isso facilita planejar todos os custos com a obra, assim como avaliar e definir o que será feito no projeto. Com isso, contratar uma mão de obra qualificada fica muito mais fácil e assertivo.
Busque por diversidade
Muitos arquitetos e engenheiros renomados indicam que a obra não pode ficar centralizada em apenas um profissional. Ou seja, uma equipe completa pode ser mais eficaz para a obra.
Além disso, empreiteiros costumam gastar sempre mais, porque, consequentemente, ganharão mais em cima da obra. Por isso, o recomendado é buscar por opções diversas, que sejam qualificadas e vantajosas.
Cuidados com a parte elétrica
Neste caso, o responsável pela reforma deve ficar atento ao sistema elétrico da loja. É importante avaliar e conhecer as instalações de tensão do local, para assegurar que não haja nenhum tipo de acidente e, assim, implicar em maiores custos ao empreendedor.
Portanto, este cenário deve ser verificado com antecedência, garantindo a segurança do operador e de quem está presente no local.
Avise aos clientes sobre a reforma
Para que nenhum transtorno ocorra, avise aos clientes sobre o período de obras. Uma publicação nas redes sociais da loja ou uma pequena placa em frente ao estabelecimento, o importante é avisar.
Se preferir, também é possível continuar com a obra enquanto a loja está aberta, mas isso vai depender do tipo de comércio.
Uma loja de roupas, por exemplo, ficaria completamente cheia de poeiras e resíduos, podendo prejudicar o tecido das peças. Dessa maneira, o ideal é reformar com as portas fechadas.
Portanto, estas foram algumas das principais mudanças em pequenas reformas de lojas. Lembrando que, se bem executadas, cada ação é capaz de mudar um ambiente por completo, garantindo mais conforto e sofisticação para o estabelecimento.