Os toldos são soluções práticas e eficientes para a proteção de locais. São coberturas de área externa com instalação simples e rápida, resguardando o lugar para que chuvas, ventos e raios solares não sejam um problema.
Toda construção pode contar com um tipo de toldo, basta escolher o modelo ideal para aquela aplicação em específico.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os modelos de toldo mais comuns no mercado e qual seu uso ideal.
Protegendo a garagem
Muitas residências não possuem cobertura de garagem e isso é um verdadeiro problema.
A ausência de um estacionamento coberto acaba não sendo apenas uma questão de conforto, mas também uma questão de economia para os proprietários de carro.
Quando o carro fica exposto aos intempéries climáticos, existem as seguintes consequências:
- Manchas na lataria;
- Riscos na pintura;
- Desgaste acelerado da resina;
- Desgaste da pintura;
- Danificação dos plásticos interiores;
- Aquecimento do interior do carro.
Tendo isso em vista, fica claro que os gastos com manutenção aumentam muito quando o carro é deixado ao relento.
Como solução, muitas pessoas optam pelas capas veiculares. Mas elas também possuem desvantagens, sobretudo porque, ao colocadas no carro ainda quente, podem acabar danificando ainda mais a pintura.
Além disso, perde-se muito tempo colocando e tirando a capa e, ao ser guardada molhada no porta-malas, ela pode ficar com mal cheiro. Assim, o melhor é colocar uma cobertura na garagem.
Mas qual toldo escolher?
A resposta é diferente para residências e comércios. Quando se trata da sua casa, é necessário ter mais atenção e cuidado. Para quem não está disposto a investir muito, um Toldo cortina para garagem é a opção perfeita.
Esse toldo é feito de lona, que pode ser de PVC ou de vinil e cobre tanto a parte superior quanto as laterais.
Para aqueles que utilizam a garagem quando o carro não está estacionado, é perfeito, pois pode ser enrolado quando não for necessário. Assim, não se perde a iluminação natural que a garagem pode representar.
Já para quem está disposto a desembolsar um pouco mais, procure por Cobertura de policarbonato preço m2.
O custo-benefício é ótimo e a estética da cobertura é muito melhor.
O policarbonato permite a passagem de luz, barrando a passagem de luz ultravioleta e de calor. Assim, o trabalho de fechar e abrir o toldo é eliminado. Além disso, a sua resistência à abrasão e impacto é incrível.
No caso de comércio, o único objetivo é oferece mais conforto aos clientes.
Afinal, ninguém gosta de voltar para um carro quente. Então, um simples sombreiro deve bastar.
O item mostra a preocupação com os consumidores e é muito simples, formado por hastes de sustentação e uma lona, que pode ser de tecido.
Protegendo portas e janelas
As lonas estão presentes em praticamente todos os toldos de estabelecimentos comerciais. isso porque elas permitem que se personalize com a marca da empresa e, às vezes, inclui informações como número de contato ou produtos comercializados.
Esses toldos com lona podem ser fixos ou retráteis, tudo depende do modelo. O modelo capota, geralmente, com formato arredondado, é fixo.
Já o toldo articulado abre e fecha, com formato mais reto.
Para a área externa, o Toldo Cortina, o pergolado e o toldo inclinado são as opções mais vantajosas.
Oferecem mais proteção contra chuvas, são mais extensos e visualmente bonitos. Embora a primeira opção possa ser enrolada, os outros dois são fixos e podem integrar a decoração.
A dica é escolher tons mais claros, para refletir a luz solar ou cores que já estejam presentes no ambiente.
O modelo pergolado pode formar uma espécie de corredor, assemelhando-se ao modelo túnel e isso dá espaço para decorar esse corredor com flores e plantas.
A conclusão é que nunca se pode escolher qual toldo usar apenas pensando no preço de toldo.
Cada modelo possui suas vantagens e desvantagens e escolher o errado pode acabar implicando em fazer um mau negócio, não conseguindo o efeito desejado ou gastando mais dinheiro do que era preciso.
Para além do modelo, o material também deve ser pensado com cuidado.
No caso das garagens, escolher uma cobertura que não ofereça proteção contra os raios ultravioletas presentes na luz proveniente do Sol faz o toldo perder seu propósito. No final, o importante é se planejar e procurar conhecer bem todas as opções que o mercado dispõe.