A decoração e montagem dos cômodos de uma casa é uma das partes mais divertidas de um processo de mudança ou reforma.

Isso se torna ainda mais importante quando se trata do quarto, um espaço muito pessoal. Confira algumas dicas para deixar esse espaço a sua cara:

Móveis modulados

Muitas vezes o espaço disponível é uma limitação para montagem do quarto e orçamento curto não permite fazer um projeto mais personalizado com uso de móveis planejados.

Uma solução para esse problema é o uso de moveis modulados para quarto pequeno

Os móveis modulados são uma alternativa mais econômica e menos personalizada, mas que pode atender bem às necessidades do espaço existente.

A principal diferença entre os dois tipos é que os móveis planejados são fabricados sob medida e totalmente personalizados. É possível fazer um modelo único, escolhendo cores, materiais e formatos.

Já os móveis modulados são desenvolvidos segundo alguns padrões previamente definidos. De acordo com o espaço disponível, a pessoa interessada escolherá entre os modelos disponíveis.

A economia é um grande fator influenciador na hora de optar entre móveis modulados ou planejados. Este último pode custar de três a cinco vezes mais que um modulado.

Existem diversos tipos de fabricante, que oferecem designs variados e qualidades diferentes de material. É preciso pesquisar bastante para não ter decepções.

A compra é simples. Os fabricantes de móveis modulados costumam disponibilizar um software para preenchimento das medidas e oferta das opções que se adéquam ao espaço disponível.

Os Armários modulados para quarto são a opção mais buscada para aparelhamento deste cômodo, mas também é possível encontrar nichos, prateleiras, painel para cama, criado mudo, etc.

Os armários podem ser encontrados em versões com porta de correr, com porta de abrir e de canto.

Organização

Para um quarto pequeno, a organização do cômodo é fundamental a fim de que o espaço não pareça ainda menor por conta da bagunça.

Além de armários e prateleiras, a Estante aramada é uma excelente opção para organização de objetos, mantendo a aparência do quarto bonita e clean.

Esse item pode ser usado para armazenar livros, o uso mais comum, fotos, objetos decorativos, etc.

As estantes podem ser feitas em madeira, o material mais usado, mas também podem ser em alumínio, aço, ou estante aramada cromada, excelente para composição de uma decoração de quarto em estilo industrial.

Quanto ao número de prateleiras, altura e largura as opções são extremamente versáteis. É possível encontrar também modelos com nichos ao invés das prateleiras tradicionais.

Otimização do espaço

Uma das maneiras de economizar espaço em um quarto pequeno é adotar um suporte com Braço Articulado para instalação do monitor de TV.

Existem alguns tipos diferentes de suporte, que podem ajudar na otimização do espaço deste cômodo. As principais modalidades de suporte são:

  • Fixo na parede;
  • Inclinável;
  • Articulado;
  • Teto;
  • Pedestal.

O suporte fixo é instalado na parede deixando um pequeno espaço entre a parede e a TV.

A instalação deste modelo é fácil e rápida, além de discreta e integrada ao ambiente. Esse suporte economiza grande espaço, pois com ele não há necessidade de rack no cômodo.

O suporte com inclinação também é alocado na parede, mas oferece vantagens em relação ao modelo anterior, servindo para eliminação de reflexos e podendo ser instalado em pontos mais altos da parede graças à inclinação.

Esse modelo é bastante usado em estabelecimentos comerciais, mas também atende bem quartos, desde que tenham pé direito alto.

braço articulado monitor também é outra opção de parede, mas a sua articulação permite a maior mobilidade entre os três modelos apresentados.

Ele permite a movimentação em vários sentidos diferentes, o que garante bom acesso à parte de trás da TV, onde estão as conexões de áudio e vídeo.

Os suportes instalados no teto também geram economia de espaço e oferecem possibilidade de giro em 360º. Esse recurso é excelente para cômodos integrados, sendo excelente para conjugados, cujos cômodos não são separados por paredes, mas por divisórias.

O suporte de chão, também chamado de pedestal, são bastante versáteis e podem ser aplicados em quartos, embora sejam mais comum em empresas e universidades para movimentação entre salas. Ele possui rodinhas, o que facilita a sua mobilidade.

Com a utilização dos recursos apresentados é possível obter um ambiente personalizado e otimizado, principalmente se o seu espaço for limitado.