A Cravação de perfil metálico consiste na cravação e no fornecimento, devidamente dimensionados, para as seções de estacas e profundidade que devem ser atingidas no projeto de fundações.

Costuma ser usada em qualquer tipo de obra, principalmente nas que necessitam de profundas fundações ou que apresentam quaisquer condições adversas na interação com o solo.

O equipamento utilizado nesta técnica é dimensionado de maneira que seja possível levar a estaca ao encontro de uma resistência de ponta à sua penetração, oferecida pelo solo, que acaba indicando a presença de camadas resistentes ao seu apoio, de maneira que não acarrete danos ao perfil.

O equipamento usado é o Bate Estaca, sendo constituído por base, martelo e torre.

Além disso, a cravação de perfil metálico é constituída por perfis soldados e laminados, múltiplos ou simples, e devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por meio de um tratamento adequado.

Caso se faça necessário, existem empresas de cravação de perfil metálico que podem ser emendadas ao projeto, mas é necessário que as emendas resistam a todas as solicitações que possam vir a ocorrer durante seu manuseio, o trabalho das estacas metalicas cravação e o trabalho necessário.

Equipamentos

Os equipamentos usados para o reforço de fundação com estaca mega são de pequeno porte, possuindo pequenas dimensões, pouco peso, para que seja possível se trabalhar em espaços confinados e que possuem difícil acesso.

Normalmente, tendem a ser cilindros hidráulicos que são conectados e ligados às unidades hidráulicas/elétricas de pequeno porte que acabam necessitando de energia da ordem de 7 c.v. 220 V. A execução desta estaca não reproduz barulho e nem utiliza de refrigeração ou água.

Sua produtividade está mais relacionada a acessos e instalações em si do que com a cravação propriamente dita. Em condições favoráveis de trabalho, uma equipe pode ser capaz de cravar duas estacas por dia.

Todas as estacas mega, sendo elas metálicas ou de concreto, após serem finalizadas, tendem a transferir a carga da estaca até a estrutura através do que se denomina como “carga de cunhamento”, já definida na norma técnica.

Para esta transferência de carga, acaba-se utilizando materiais e equipamentos como:

  • blocos;
  • cunhas de concreto armado com fibras metálicas;
  • cunhas de concreto armado polietileno;
  • cabeçotes de concreto armado.

Devido à pequena dimensão desta peça, o uso de armadura tradicional acaba sendo contraindicado, e nos casos de estacas mega com carga de ruptura acima de 100 t, estas peças em tamanhos pequenos acabam sendo demasiadamente solicitadas.

Outra grande vantagem de armadura com fibras metálicas é a de evitar uma frágil ruptura da peça (explosão) que pode acarretar consequências imprevisíveis e perigosas. Mantenha-se atento, pois a ruptura de peças com fibras pode envolver sérias e grandes deformações internas.

O que é fundação profunda?

A fundação profunda consiste naquelas em as cargas provenientes da superestrutura são transmitidas a uma fundação por meio da resistência de ponta, conhecida como base, pela resistência de fuste, também conhecida como lateral, ou, até mesmo, por ambas.

Esse tipo de fundação deve ser assentada em profundidades superiores ao dobro de sua menor dimensão em planta, tendo no mínimo 3 metros, salvo à justificativa.

O tipo de fundação a ser usada em uma edificação ou obra em especial é definido por meio de estudos sobre o solo através de uma sondagem do terreno.

A escolha do tipo de fundação mais adequada para a obra ainda depende de fatores como o porte da edificação, fatores econômicos e a presença de construções vizinhas.

Para saber o tipo de solo de um terreno, o estudo sobre as camadas de solo através de sondagem é a melhor opção. Com um ensaio de sondagem em mãos, o engenheiro civil é capaz de dizer qual o melhor tipo de fundação a ser utilizado.

É fundamental dizer que sempre será levado em consideração fatores de segurança e a escolha do tipo mais viável economicamente.

Para fundações profundas, como dito anteriormente, utiliza-se qualquer tipo de solo, conforme a viabilidade técnica e econômica, além da segurança, que serão previamente definidas por um engenheiro civil, enquanto as fundações rasas são usadas em características do solo que possuem as melhores condições para serem executadas, fazendo-se uso de argila mole, areia compacta, aterro não compactado e presença do lençol freático.