O desenvolvimento sustentável consiste em práticas que aliam o desenvolvimento econômico e social à preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, para que tanto a geração atual quanto a futura possam usufruir de todos os benefícios que o progresso e o meio ambiente conseguem prover a sociedade e ao homem.
Atualmente, o principal modelo de produção econômico está pautado em um consumo elevado de muitos recursos naturais que não são renováveis, causando a sua escassez e impactos ambientais e sociais, dessa forma o desenvolvimento sustentável tem como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida de todas as pessoas.
Sendo necessária e por vezes obrigatórias, as medidas sustentáveis estão presente em todos os segmentos e na construção civil isso não é diferente, é importante conhecer quais são essas medidas para desenvolver um projeto sustentável e de acordo com a legislação ambiental vigente.
Licenciamento ambiental
O licenciamento ambiental é um documento necessário ao projeto de obra sempre que ela for direcionada a projetos empresariais no qual as atividades e produções façam uso de recursos naturais e impactem o meio ambiente.
O procedimento administrativo autoriza a localização, instalação e ampliação das ações dos empreendimento, ou seja, é um dos documento que viabiliza a construção.
O licenciamento permite que o Estado controle as atividades humanas que possam causar algum tipo de degradação ou poluição ao meio ambiente, causando vários impactos negativos ao meio ambiente, bem como a qualidade de vida de toda a comunidade que fica ao entorno da empresa.
A concessão é de responsabilidade de órgãos ambientais estaduais e são pautadas nas leis ambientais que discorrem acerca das politicas e iniciativas de proteção ao meio ambiente.
Após passar por todas as etapas é que o licenciamento é concedido e a obra pode ser iniciada.
Quanto ao licenciamento ambiental de aterro sanitário os processos são semelhantes, entretanto como há um alto risco de contaminação do solo e de toda a região o licenciamento demanda uma documentação maior além de ser mais demorado o processo por conta de todas as análises documentais necessárias.
Terraplanagem
Um outro processo importante nos projetos de construção e transformação do terreno para que ele possua as superfícies necessárias para o ecodesenvolvimento do projeto.
Em alguns cenários é preciso fazer a remoção de terra e entulho, processo simples mas que precisa ser bem executado em todas as suas etapas para que ele não causem impactos aos meio ambiente, principalmente, no momento de descarte da terra e dos entulhos.
Os resíduos produzidos nas construção precisam ser descartados corretamente. Atualmente, há uma quantidade muito menor de resíduos, visto que muitas estruturas são pré-moldadas e os processos são executados por máquinas e equipamentos que diminuem os impactos ambientais, mas ainda assim há lixo e ele precisa ou ser reciclado ou descartado corretamente.
A empresa demolidora de galpão e construções em geral fazem também esse processo de descarte dos entulhos das obras, por isso são boas opções de contratação para realizarem esse processo muito importante para uma obra mais sustentável.
Materiais e móveis
O setor da construção civil é composto por diversas máquinas, ferramentas, processo e materiais, dessa forma mobilizam diversos outros setores comerciais, dentre eles o de móveis e artigos para a construção.
Além disso, eles também usam muita matéria prima advinda da natureza para o desenvolvimento dos projeto.
Um dos itens comuns é a madeira, devido as suas características elas são:
- Fortes;
- Resistentes;
- Duráveis;
- Versáteis;
- Estéticas.
Assim são utilizadas tanto para construir, quanto para revestir e promover o acabamento a obras e reformas. Um dos itens que optam pela madeira é o revestimento do piso. Com diversos modelos, formatos e cores disponíveis os pisos de madeira são práticos, econômicos e sofisticados.
Alem disso, a reforma de piso de madeira permite que ele recupere o aspecto de novo e possibilita o seu uso por mais alguns anos.
A madeira é também um recurso natural que pode ser reposto, ou seja, a empresa que fazem a extração também fazem o seu plantio e conservação.
Investindo na legalização ambiental e optando por processos e produtos ecologicamente corretos o projeto de construção pode ser desenvolvido de modo que os seus impactos ambientais sejam minimizados e os benefícios das obras e reformas possam ser usufruídos por todos.