As instalações hidráulicas são subsistemas de um imóvel e são responsáveis por realizar o armazenamento, captação e transporte de fluidos. Sistemas de esgoto, água fria e quente, por exemplo, fazem parte das instalações hidrossanitárias.
Já os elementos para a captação de águas pluviais e de combate a incêndio podem ser colocados em uma residência ou empreendimento comercial/empresarial para aumentar a eficiência do imóvel e também competem às instalações elétricas e hidráulicas.
Esse serviço de montagem dos sistemas hidráulicos acontece depois que as estruturas, vedações e coberturas estão prontas.
O engenheiro responsável pela obra pode definir no planejamento quais serão os materiais e ferramentas necessárias para as instalações hidráulicas. De acordo com os pedidos do cliente, o profissional consegue elaborar um bom projeto de instalação, apresentando resultados expressivos.
A importância de bons materiais para as instalações hidráulicas
Um projeto hidráulico é essencial para uma boa construção, pois ajuda no posicionamento correto dos materiais e evita problemas com o sistema de distribuição de água na edificação. Um bom projeto evita o famoso quebra-quebra e sujeira no pós-obra.
A rede de distribuição é composta por:
- Barrilete;
- Colunas;
- Sub-ramais;
- Ramais.
Com um conjunto de tubulações de qualidade, as instalações de água fria podem ser feitas de forma simples e rápida. Para a água fria existem três tipos de instalações. São elas:
1. Direto
É um sistema que não precisa de um reservatório e o abastecimento de água acontece direto da rede pública até os pontos de uso. Possui um custo baixo, mas, em casos de falta de água na rede, a residência ficará sem o recurso hídrico.
2. Misto
Utiliza um sistema direto e um indireto, sendo que o primeiro é o responsável pelo abastecimento das torneiras da área externa e pontos de utilização da água no térreo da casa.
Já o segundo é responsável por abastecer os chuveiro e torneiras da parte interna.
3. Indireto
Usa caixas de água para garantir o recurso em casos de falta na rede de distribuição. O tamanho das caixas é definido de acordo com o volume de água utilizado, número de pessoas, entre outros fatores.
Cuidados e materiais para instalações hidráulicas
Nas instalações, o uso de tubos e conexões em PPR é muito importante porque o polipropileno reticulado, material usado, tem a função de condução do ar comprido e para água quente e fria. Podem ser utilizado nas instalações industriais e residenciais.
Nas lojas e estabelecimentos especializados em materiais de construção é possível encontrar os tubos nas cores azul e verde. Pesquisar o custo desses materiais e os benefícios que proporcionam nas instalações é essencial para adquirir um produto de qualidade e o mais adequado para as suas necessidades.
O tubo PPR azul é projetado para atender as questões relacionadas ao ar comprido da instalação. Os benefícios dos tubos na cor azul são: maior leveza comparada as outras soluções tradicionais, praticidade na manutenção, versatilidade, atende a todos os tipos de instalações, além de baixo índice de corrosão e entupimento.
Materiais na cor verde são responsáveis por conduzir as águas quente e fria nas instalações. Os pontos positivos das conexões PPR são:
- Facilidade no transporte dos fluidos;
- Durabilidade;
- Ausência de corrosão ou desgaste;
- Junção por termofusão;
- Excelente custo-benefício.
Serviços essenciais para a qualidade do recurso hídrico
A água que chega nas residências, comércios e empresas passa por muitos processos de tratamento para ter uma qualidade considerável para o uso.
Depois da utilização, os resíduos líquidos e sólidos são destinados para o local de armazenamento. É muito importante ter um espaço para os resíduos, assim você preserva o meio ambiente e evita problemas de saúde.
Em uma estação de tratamento de água e efluentes os profissionais usam equipamentos e sistemas de forma contínua e integrada para conseguir um bom resultado.
Nesse sentido, o uso de bombas e tanques de separação se tornam essenciais. Isso acontece porque esses itens podem ser usados para destinar a água, óleo e outros resíduos para os locais mais adequados ou ainda para processos de tratamento específicos.
A bomba centrífuga inox consegue fazer o bombeamento dos líquidos com muita rapidez, pressurizando e separando os resíduos da água. Nas estações de tratamento de esgoto e água, a bomba é um equipamento indispensável para os serviços de abastecimento.
Nos processos de dosagem de coagulantes e produtos químicos a bomba faz o método de circulação, ajudando no cuidado com o recurso hídrico e com a sustentabilidade.
O tratamento biologico da agua é um serviço realizado como um complemento. O objetivo desse processo é retirar o maior número de bactérias e matéria orgânica das águas, levando os efluentes para o tratamento adequado e deixar a água limpa, tratada e apta para o uso diário.
Portanto, as instalações hidráulicas são fundamentais em qualquer edificação, pois sem os materiais corretos não há possibilidade de fazer a utilização da água para as atividades essenciais.