No universo das construções há diversos tipos de materiais que devem ser usados para a estruturação de uma obra, independentemente de seu tamanho.
Esses materiais devem ser resistentes e serem usados de forma correta e técnica, para que não ocorra nenhum problema com a estruturação do local.
Entenda seus tipos de funções na obra
No entanto, são muitos de seus tipos, marcas, modelos e cores, que hoje em dia podem ser escolhidos e comprados a todo momento em lojas tanto básicas como específicas. Isso depende muito de qual será sua necessidade e escolha.
Um tipo de minério muito utilizado nas obras é o ferro. Ele foi encontrado na natureza em seu estado bruto, foi e é utilizado muito dessa forma, como barra de ferro, até descobrirem que poderia ser multado para o aço.
Produzido em escala desde a revolução industrial, o aço começou a ser produzido em grande escala, já que com a criação de fornos industriais permitia que aumentassem as quantidades de ferros produzidos.
O aço começou a ser mais usado pois sabiam que esse material era mais resistente e não possui as mesmas impurezas que seu estado anterior tinha. Ou seja, com isso aumentou sua durabilidade e diminui possibilidades de corrosão.
Com toda essa tecnologia, ele começou a ser usado em diversos segmentos profissionais, tanto na construção civil como nas indústrias, em ferroviárias, galpões, parques, pontes, casas, prédios, entre outras tantas opções que ele pode aparecer.
Nesse estado, o aço apresenta muito mais segurança e firmeza para edificações do que antes, para que elas se sustentem de forma mais suportável.
Esse material adaptável pode ter diversos formatos e tamanhos e possuir muitas funções, isso depende de qual será sua real necessidade e projeto de planejamento da sua construção.
Este artigo irá explicar sobre algumas das opções principais que esse ferro pode proporcionar para uma boa construção, para que ela seja bem estruturada e possa ser finalizada e utilizada sem problemas com seu corpo.
O uso do ferro nas construções
Ele pode ser usado de vários jeitos e é quase que impossível que você não o encontre no andamento de uma obra em algum momento, pois é um dos elementos mais principais para que ela ocorra acertadamente.
Tubo de aço inox – Com um formato cilíndrico, esses tubos são construídos e reformulados para serem utilizados em áreas diversas, seja no segmento naval, setor industrial ou em construções e obras.
Eles são versáteis e funcionais na hora da montagem e equipamentos e estruturas, oferecendo alta qualidade de resistência de produtos e preço mais do que acessível, sem falar na necessidade de manutenção, que costuma ser bem baixa e fácil instalação.
O tubo de aço inox apresenta diversas estruturas e pode ser adquirido independente do que você precisa, pois é somente fazer o cálculo, saber a preferência de medidas e comprar em locais especializados, que apresentam diversos tipos de materiais, como escovados, sem costura, laminados, quadrados, cilíndrico, entre outros.
Lembrando que por mais que esse material seja de fácil utilização, não é todo mundo que sabe fazer esse trabalho, então esteja certo de que a instalação e a montagem serão feitas por profissionais especializados, para que não causa danos no material ou em pessoas.
Cantoneira de ferro – São utilizadas em uma boa parcela dos setores industriais e também na construção civil e até em aplicações residenciais.
São extremamente práticas e fáceis de lidar, proporcionando diversas características como alto padrão e nível de qualidade, pois quando utilizadas recebem muito peso e pressão. Ou seja, por isso o preço é relativamente baixo quando a compra e necessidade de demanda são altas.
Elas possuem um ângulo de noventa graus e costumam ganhar mais estabilidade para segurar objetos, sendo então usadas em armazéns, estruturas artísticas, torres, indústrias, entre outros.
Chapa galvanizada – Feitas com uma mistura de aço carbono e zinco, é uma opção sustentável, que minimiza efetivamente o contato de minérios pesados com o meio ambiente, pois possuem uma proteção galvânica.
A chapa galvanizada é utilizada em locais que necessitam de resistência à corrosão, como:
- Armazéns
- Outdoors
- Frigoríficos
- Ar condicionado
- Painéis solares
- Contentores
Há diversos tipos de acabamentos e costuma ser usado em fabricação de equipamentos como telhas e rufos, atuam também na construção civil, indústria automotiva e outros segmentos que assim necessitarem de sua estrutura também.