Construir e reformar são atividades muito importantes dentro da sociedade contemporânea, por meio delas as infraestruturas são desenvolvidas e avanços são conquistados. Além disso, a construção é umas das principais atividades econômicas do país, promovendo a geração de empregos e criação de fábricas e centros comerciais.
A construção civil também é responsável por todas as movimentações e transformações no setor imobiliário, principalmente no residencial.
Atualmente, as empreiteiras e empresas de construção investem em projetos residenciais, principalmente na criação de condomínios que possuem casas e espaços compartilhados e são mais seguras e acessíveis para os seus moradores.
Para adquirir um imóvel destes o mais recomendável é a aquisição ainda em planta, pois são mais econômicas que após a construção.
Entretanto, antes de receber as chaves é necessários que todos os acabamentos estejam completos. Para que não falte nenhum detalhe.
Abaixo há alguns acabamentos que são essenciais para que a construção seja segura e completa. Para saber quais são eles, continue lendo!
Construção e acabamento de lajes e telhados
As lajes e telhados são elementos estruturais de uma obra e servem para proteger os moradores e a construção, de forma geral, das ações do tempo e seus respectivos impactos.
Sendo a parte responsável por receber os impactos e distribuí-los entre as vigas e colunas, a sua construção demanda muito conhecimento técnico e a realização de cálculos.
Há muitos formatos e modelos de lajes e telhados disponíveis para serem criados, a melhor escolha para o projeto vai depender do modelo arquitetônico adotado para a construção.
Atualmente um dos principais modelos de telhado adotado é o plano, que permite a criação de terraços, hortas e espaços abertos em sua cobertura.
Outro processo que é realizado é a impermeabilização para que ele fique mais resistente e durável.
Por ser um trabalho que precisa de produtos e equipamentos específicos, a empresa impermeabilização é a melhor opção para realização do serviço, principalmente quando o método de impermeabilização demanda técnica na aplicação.
Dessa forma é possível garantir um bom resultado, otimizar o tempo da obra e otimizar recursos, pois a empresa que é responsável pelo produto e de contratar mão de obra especializada para aplicação.
Além desse modelo, há outros em que são utilizadas telhas para sua proteção, segurança, estética e finalização.
A laje treliçada com cerâmica, por exemplo, é um dos modelos de laje pré-moldadas, ou seja, fabricadas pela indústria, possuindo esse nome porque tem uma estrutura treliça fixada a uma placa de concreto.
Os modelos de lajes pré-moldadas estão em ascensão na indústria da construção civil, pois sua utilização contribui com muitos benefícios à obra, dentre eles:
- Otimização do tempo de obra;
- Otimização de recursos;
- Otimização da mão de obra;
- Economia;
- Durabilidade;
- Praticidade para manusear e realizar a instalação.
Assim como outros processos e máquinas, as lajes pré-moldadas são resultados das expansões tecnológicas e estudos. Além do modelo citado, há também as lajes nervuradas que devido as suas características de distribuição melhor dos impactos são modelos mais adotados em estacionamentos, centros comerciais, shoppings e edifícios.
Forros
A parte interna dos telhados também é importante, os chamados forros servem para proteger e dar acabamento a estrutura.
Além disso, fornecem mais isolamento acústico e térmico para o ambiente e contribui para proteção da fiação também. Os forros podem ser de vários materiais, os principais são a madeira, PVC e gesso.
Cada material possui seus benefícios e demanda mão de obra especializada para sua produção e colocação. O principal modelo é o forro de gesso acartonado, pois são leves, moldáveis, fáceis de serem instalados e de realizar a manutenção sempre que necessário.
Além disso, esse modelo permite o revestimento com tinta, agregando valor estético ao cômodo. Sendo também um modelo de forro pré-fabricado, esse modelo reduz os resíduos dentro do projeto, tornando-o mais sustentável e econômico.
A colocação de forro de gesso é realizado por meio do encaixe das placas a uma estrutura de metal que é fixada antes das placas.
Como são fáceis de serem colocadas, a sua remoção também se torna facilitada. Assim, sempre que for necessário realizar reparos e manutenções, o processo é simplificado. Aqui é importante ressaltar que as placas precisam estar bem instaladas para não causar problemas e danos futuros.
O gesso é um material bem versátil dentro de uma construção, sendo utilizado para formação do forro o acartonado.
Também chamado de placa drywall, pode ser um recurso utilizado para a formação das paredes, a principal vantagem desse modelo é espessura da parede que se torna mais fina e permite que os espaços sejam maiores e melhor aproveitados. Além disso, possui modelos variados para contribuir com a beleza do local.
Incluindo todas essas informações no processo de vistoria de finalização da obra, a entrega das chaves – que é um dos maiores momentos e o mais esperado para os moradores – pode ocorrer de forma segura e com sucesso.