Os pisos sustentáveis garantem beleza sem impactos ambientais. Uma prática sustentável, é mais simples do que parece e seus benefícios, não se limitam à saúde ecológica.
Mas também, envolvem boas ações de construção e decoração de grandes estruturas. Esses pisos são ótimos para quem preza por uma decoração bela, harmoniosa e funcional.
O melhor piso laminado ecologicamente correto, não só preservam o meio ambiente, como também oferecem um bom custo-benefício e proporciona um design moderno, ambientes bonitos e projetos cheios de glamour e personalidade.
A sustentabilidade vem ganhando espaço em construções e ambientes, visto que a preocupação com o meio ambiente está cada vez maior, com o passar do tempo.
As pessoas têm buscado materiais, que unem características sustentáveis, praticidade e beleza. Outra boa notícia é que, atualmente no mercado, é possível encontrar piso laminado barato.
A tecnologia tornou mais simples construir e decorar com pisos sustentáveis. Há diversos modelos existentes, assim como interessantes móveis sustentáveis.
Estes que permitem ao consumidor escolher, dentre alternativas de cores e texturas. O valor de piso laminado varia conforme sua tecnologia.
Ainda existe muito preconceito, quanto aos produtos sustentáveis, como os próprios pisos. Muitos acreditam que, por serem sustentáveis, têm qualidade inferior.
Mas isso não é necessariamente verdade. Os pisos sustentáveis possuem alta durabilidade, como os pisos de madeira, por exemplo e são opções excelentes para quem procura por sofisticação.
Esses pisos passam por tratamentos, que os fazem durar muitos anos. Optar por um piso sustentável, não é sacrificar-se, mas investir em qualidade com responsabilidade pelo meio ambiente.
Para quem busca por ambientes coloridos, belos e versáteis, e quer ter a consciência tranquila, com relação aos cuidados com o planeta, os pisos para sala sustentáveis não podem deixar de ser considerados.
A escolha de um piso sustentável é interessante, para quem deseja qualidade, mas se preocupa com a preservação da natureza.
Paola Figueiredo, vice-presidente executiva do grupo SustentaX e professora do curso de certificação LEED e Sustentabilidade em Edifícios Comerciais do Instituto Presbiteriano Mackenzie, afirma: “O produto sustentável é aquele que não faz mal à saúde, tem qualidade assegurada para o que se propõe, é fabricado por empresa com responsabilidade social, ambiental e comunicação ética.
Assim, um piso de bambu, fonte rapidamente renovável, pode não ser sustentável se não for produzido com consciência socioambiental”.
Para ter certeza de que o piso é sustentável e atende a todos os requisitos, o certo é procurar por rótulos de certificação.
Estes que atestam o compromisso do fabricante e do produto, com o meio ambiente, como o LEED. Para estar de acordo com o LEED, o material utilizado precisa ter um percentual mínimo de reciclagem.
Além disso, é importante o controle rígido das taxas de emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) do produto e de seus componentes.
Especificação do piso sustentável
Para escolher corretamente o produto e obter um resultado satisfatório, é preciso analisar, além das características estéticas, o ambiente e a intensidade de utilização.
Paola explica: “Ao optar pelo piso sustentável estão sendo consideradas, além das questões ambientais, propriedades como qualidade e segurança – por exemplo, evitar escorregamentos”.
Um dos aspectos a serem considerados, é quem utiliza o piso. Se forem crianças, por exemplo, uma boa opção é o piso de borracha, por ser antiderrapante e ter melhor absorção de impactos.
Para áreas úmidas, uma boa escolha é o piso de vinil, pois é impermeável e previne o surgimento de fungos e bactérias.
Paola diz: “Outra questão que requer atenção é o tráfego: em locais com trânsito intenso de pedestres, recomenda-se o uso de piso com maior durabilidade, como o de eucalipto”.
Já em áreas com menor circulação de pessoas, como salas ou quartos, podem ser usados pisos de PVC ou bambu, que colaboram visualmente com o ambiente.
Piso laminado
O piso laminado eucafloor preço é uma opção versátil, sustentável e elegante. Substitui a madeira de uma forma natural, criando um efeito semelhante.
Ele é ótimo para se evitar alergia à poeira, porque não acumula sujeira na superfície e atua como hipoalérgico. O piso laminado é resistente e fácil de limpar.
Dentre todos os tipos de pisos, os laminados se destacam pela versatilidade: podem ser usados em ambiente domésticos ou comerciais.
Em geral, eles funcionam como revestimento para salas, quartos, escritórios, corredores ou outros cômodos internos. São fáceis de instalar, podendo inclusive, revestir pisos já existentes.
Os pisos laminados oferecem diversas vantagens, como conforto térmico, que garante que o piso permaneça na temperatura ambiente. Evitando o choque térmico nos pés e favorecendo o controle da temperatura do ar, principalmente para quem tem ar condicionado.