A decoração de ambientes tem como objetivo deixar os espaços do imóvel com um design personalizado de acordo com o estilo decorativo e necessidades dos moradores.
Este trabalho é destinado aos arquitetos e decoradores que possuem conhecimento e experiência necessárias para criar um projeto e fazer a parte prática do serviço.
Procurar boas referências de profissionais experientes e analisar o portfólio com cautela é uma forma de conseguir escolher o profissional que tenha uma linha de trabalho parecido com o seu estilo decorativo.
Depois da escolha, algumas reuniões são importantes para conhecer melhor o cliente. A conversa entre o arquiteto e o contratante é essencial para entender as necessidades, os materiais e onde agregar funcionalidade.
Quanto mais informações se obtém melhor será o desempenho e consequentemente os resultados serão promissores. A decoração na área interna é muito interessante, sendo voltada para deixar os cômodos adequados para os moradores.
As edificações que estão em um terreno amplo podem receber investimentos em um projeto de decoração externa como forma de ter um bom aproveitamento de toda a área residencial.
Um acessório que pode ser utilizado na área interna é a cortina. Este item permite criar um ponto de destaque, além de aumentar a privacidade no ambiente.
A persiana vertical preta é um excelente investimento, pois ajuda a escurecer o cômodo, controla a entrada de luminosidade, não ocupa espaço, funcionamento simples e deixa o espaço diferente.
O papel da decoração externa nos imóveis
Antes de iniciar a parte prática, o arquiteto realiza uma visita no local para analisar o terreno e entender o que pode ou não ser feito conforme as características do lugar.
Conforme o tamanho, é possível criar um belo jardim, área de descanso e até uma piscina, item que proporciona lazer em qualquer momento.
No mercado, existem vários modelos de piscinas que podem ser instaladas na edificação:
- Alvenaria;
- Plástico portátil;
- Vinil;
- De fibra.
O modelo e tamanho pode ter variações conforme a quantidade de capital para investir na aquisição. Sendo assim, fazer uma pesquisa ampla em diversas lojas de piscinas é um jeito obter excelentes resultados.
Independente do tamanho da edificação é possível ter este item de lazer. Uma piscina pequena pode ser facilmente instalada, tem ótimo custo-benefício e deixa a área externa mais agradável.
Os modelos de piscinas pequenas são fabricados com fibra, material resistente e personalizável.
Acessórios importantes para as piscinas
Investimentos em aparelhos e equipamentos que permitem um bom funcionamento é essencial para ter um aproveitamento satisfatório em qualquer época do ano.
Um aquecedor de piscina externo tem a função de absorver e transferir o calor do ar externo diretamente para a água da piscina.
Este equipamento possui baixo consumo de energia e consegue atender diversos tamanhos de piscinas. Tem instalação fácil, manutenção simples, cria valorização no imóvel e permite o aproveitamento do espaço de lazer durante o ano todo.
Pesquisar informações sobre os modelos de aquecedores são formas de conseguir decidir, já que há opções de aquecedores:
- Elétrico;
- A gás;
- Por bombas de calor;
- Solar.
O filtro piscina vinil é um dos principais componentes para a limpeza da água. Este componente consegue remover as impurezas, permitindo que as pessoas possam nadar com segurança.
A função de filtrar consegue deixar toda a sujeira retida na areia, deixando a água mais cristalina.
Materiais que deixam a área externa mais bonita
Um deck de madeira é uma peça que serve para delimitar o espaço onde ficará a piscina, podendo ser colocado em volta para decorar. O design do material cria um aspecto estético agradável, deixa o ambiente mais bonito e possui ótimo custo.
Um fator importante da madeira é o cuidado. Para aumentar a durabilidade, investir em um tratamento adequado, ou seja, utilizar um verniz é uma forma de conseguir criar uma camada de proteção e evitar que as variações climáticas e infestações de insetos prejudiquem o deck.
As vantagens desta estrutura são:
- Visual sofisticado;
- Montagem rápida;
- Pode ser instalado sobre outros revestimentos;
- Conforto térmico;
- Valor acessível.
Outro item que pode complementar a decoração da área externa são as pedras para jardim, que podem ser usadas para ligar diferentes ambientes.
Em lojas de materiais e produtos de jardinagem existem várias opções de pedras:
- Brita;
- Seixo natural;
- Pedra de rio;
- Dolomita;
- Argila;
- Mármore;
- Granito;
- Pedra São Tomé.
Estes e outros tipos de pedras podem ser usados para decoração e forração de vasos e para criar uma delimitação das áreas em que as pessoas podem circular.
Isto posto, os investimentos em um projeto decorativo para a área externa é um modo de valorizar o patrimônio, ter um bom aproveitamento de todas as áreas da residência, cria sofisticação e elegância na edificação.