Fechamento de sacadas com vidro, virou quase uma regra para quem mora em prédio. É só olhar para cima que elas estarão lá; de diferentes tipos, transparências e aberturas. Mas, talvez você se pergunte; porque há tantas pessoas fechando suas varandas?
Quais são as vantagens?
Quem mora em prédio, sabe como a vista da varanda valoriza o imóvel e o quanto dá trabalho manter ela limpa. Então, porque simplesmente inutilizar um espaço do seu apartamento, que pode ser muito bem aproveitado?
A principal vantagem de se ter algum tipos de cortina de vidro na sua varanda, é poder aproveitá-la o ano inteiro. O clima deixa de ser sua preocupação, sobrando tempo para pensar na decoração do seu espaço, sem se preocupar com o vento.
E a outra principal vantagem é a limpeza. Além de impedir que o pó e a poeira adentrem, ela também é excelente contra a chuva, inclusive a de vento. Assim, você não precisa se preocupar com vazamento de água, para dentro do seu apartamento ou ter que ficar empurrando a água com um rodo depois.
Já está imaginando uma cortina de vidro na sua varanda? Calma, lá que ainda existem outras vantagens:
- Visão panorâmica que valoriza o ambiente;
- Maior segurança para você e sua família;
- Diminuição de barulhos externos;
- Iluminação natural, diminuindo a conta de luz;
- Maior controle da temperatura interna;
- Maior duração dos móveis utilizados na varanda;
Dependendo do tipo de cortina de vidro que você escolher, ainda há mais vantagens. O vidro espelhado, por exemplo, te dá uma maior privacidade se você não quer o vizinho “bisbilhotando” na sua varanda.
Já, se você quiser sentir menos calor no verão, você pode optar pelo vidro de controle solar, que reduz o calor através da radiação. Falando de cores, o mais usado é o transparente, mas no caso do vidro de proteção solar, existem outras opções.
Qual é o melhor tipo de cortina de vidro pra mim?
Mesmo que a esta altura eu já tenha te convencido, você deve estar se perguntando que tipos de cortina de vidro para varanda é ideal para suas necessidades. Mesmo que todos os tipos possam te proteger contra chuva, vento, poeira e frio, há um tipo ideal para seu espaço:
Modelo europeu ou retrátil
O fechamento de sacadas com vidro retratil é o modelo campeão por um motivo: valoriza ao máximo a vista da sua varanda, sem nenhum obstáculo na frente. De todos, é o que se adapta mais facilmente ao espaço, sendo ideal para lugares menores, pois ocupa um espaço mínimo.
Ou seja, não é necessário ter uma grande varanda. O fechamento de sacadas com vidro retratil é indicado tanto para consultórios, escritórios e residências, justamente porque tem uma capacidade incrível de ampliar os ambientes.
Deixando aquela impressão de que o espaço é maior do que realmente é. E pela vista que ele possibilita, é incrível para terraços gourmet, onde você pode ter aquele jantar especial a luz das estrelas.
Modelo Versatik
Mora em lugar onde costuma bater aquela chuva forte com vento? Então, o fechamento de sacada com vidro Versatik é a solução para você, pois ele possui uma maior eficiência contra a chuva e o vento.
Suas lâminas correm somente por um trilho, o que deixa o ambiente mais fechado e aconchegante. Ideal para escritórios em andares muito altos, onde venta muito e para quem tem uma horta na varanda.
Modelo Stanley
O modelo Stanley é a cortina de vidro para varanda, ideal para quem procura um intermediário entre os modelos já mencionados. Ele possui mais trilhos que os dois anteriores, o que permite que o controle do vento seja mais eficiente.
Quanto ao material usado, é necessário utilizar vidros laminados ou temperados de 8 mm a 10 mm para maior segurança. Assim, se você tiver crianças, não precisa se preocupar se elas gostarem de jogar bola na varanda.
Se você está preocupado com a cortina de vidro preço, custam em média entre R$ 400,00 e R$ 1.500,00 reais por m², dependendo do projeto, levando até 30 dias para ser instalado.
É necessário que a instalação e o projeto sejam proferidos por profissionais especializados, como um arquiteto, pois ele saberá dizer qual tipo atende a incidência de vento por exemplo.