O processo de mudança para uma nova casa pode se tornar mais simples quando há planejamento e organização, evitando o retrabalho.
Afinal de contas, a contratação do caminhão de mudança para o frete é apenas um dos passos, sendo necessário pensar em cada etapa individualmente.
Antecipe a arrumação
Comece fazendo o empacotamento das caixas, evitando deixar para fazer tudo em cima da hora, como na véspera ou no próprio dia da mudança.
Por isso, uma dica é criar um cronograma ou listagem do que deve ser embalado a cada dia, caso opte por levar seus itens para a nova casa aos poucos.
Todos os itens que não são usados no dia a dia, como aquela rede para sacada, podem ser embalados com até uma semana de antecedência.
Afinal, essa é uma das partes que mais demanda tempo na mudança, devendo ser feita com bastante tranquilidade.
Escolha uma transportadora
Esse é um serviço essencial para a mudança, entretanto, há variações de preço muito altas. Nesse sentido, a recomendação é realizar antecipadamente uma cotação de valores.
Após essa pesquisa e fechamento de contrato, procure deixar a equipe avisada caso você possua itens de maior volume, como:
- Móveis grandes;
- Geladeira e fogão;
- Lavadora de roupas;
- Sofás.
No geral, os transportes de mudança oferecem valores que variam de acordo com o tamanho do veículo que fará o frete, bem como a quantidade de viagens feitas.
Portanto, tenha em mente a quantidade e porte de itens a serem transportados, uma vez que, depois da contratação, você só terá à disposição um caminhão com lona dupla face.
Faça a limpeza da casa
Certamente você terá de realizar uma limpeza no imóvel novo antes de levar seus itens e móveis. Mas, o mesmo deve acontecer com o móvel antigo, visto que assim é possível ter uma melhor organização.
A limpeza é essencial para a remoção do pó dos móveis, para que estes sejam levados para o novo lar, além de que é mais fácil avaliar os itens que você possui.
Por fim, analise aquilo que não usa mais, como objetos de decoração e até roupas, jogue fora ou doe.