Embora o Brasil seja o 5º país que mais produz móveis no mundo, vem enfrentando grandes quedas nas vendas. Por ser ainda muito dependente de um mercado interno, o setor moveleiro é bastante sensível a variações econômicas.

E acaba sendo bastante afetado durante épocas de crise ou recessão. Diante disso, o mercado de móveis planejados vem buscado soluções criativas para driblar as adversidades.

Felizmente, após uma diminuição nas vendas de móveis e armários planejados SP, pode agora aproveitar para se reerguer no setor moveleiro.

De acordo com dados do SENAI e da Câmara Brasileira de Indústria e Construção (CBIC), houve um crescimento de 10% do mercado mobiliário em 2018.

Se você acabou de abrir uma loja de móveis ou está pensando em alternativas para aumentar as vendas e incrementar o lucro.

Tenha em mente que a decoração do estabelecimento, é um fator essencial para atrair clientes. A comunicação visual é uma excelente aliada de lojistas.

A vitrine e os ambientes criados no interior da loja, devem chamar a atenção do consumidor e a experiência da compra deve ser agradável, garantindo sensação de conforto ao cliente.

Ainda que pareça simples, decorar uma loja de móveis envolve planejamento, criatividade e atenção a uma série de detalhes. Por essa razão, vamos apresentar algumas dicas práticas de decoração para lojas de mobiliário, que ajudarão na criação de um ambiente atrativo para a clientela.

Organização do espaço

Se seu estabelecimento comercial é de venda de moveis planejados, a organização do espaço deve ser muito bem projetada, evitando criar um ambiente lotado e apertado.

No caso do mobiliário individual, é mais simples posicionar as diferentes peças em cada setor, mas no caso dos móveis sob medida, é importante demonstrar ao cliente o posicionamento da peça no interior da residência ou área comercial.

Por isso, é preciso dividir bem os setores no interior da loja, calcular o espaço ocupado por cada peça, até mesmo fazendo-as em dimensões menores para ampliar o espaço de exposição.

Relembrando o cliente, que a sua loja é especializada em móveis sob medida, podendo alterar as dimensões de acordo com seu desejo.

Iluminação

A iluminação correta, é fundamental para destacar peças-chave e construir uma identidade para cada ambiente do ponto de venda. Ela deve ser posicionada em locais estratégicos, para valorizar determinados produtos e decorações.

Além de as cores de cada lâmpada, poderem ser usadas na construção de diferentes ambientes no interior do estabelecimento.

Assim, cores distintas para a iluminação, podem ser aplicadas no setor de móveis para cozinha, sala, banheiro e assim por diante.

A iluminação em geral, deve ser econômica e não deve gerar desconforto na visão dos clientes. Portanto, tome cuidado com o reflexo da luz em móveis espelhados e de vidro.

Recursos tecnológicos

A depender da dimensão de sua loja, o aluguel de TV ou de data show, são ótimas soluções para que os consumidores possam visualizar o mobiliário em um espaço e associado a decoração.

Neles, você poderá expor criações arquitetônicas e decorativas, enquanto expõe os materiais e modelos de mobiliário na sua loja.

Exposição estratégica

Coloque à frente da loja os mobiliários mais procurados pelos clientes, ou em alta tendência e os mais economicamente acessíveis ou em promoção, para que eles se sintam convidados a entrar na loja.

Posicione próximos uns aos outros os móveis, a exposição da TV ou do data show, que possam gerar interesse no cliente.

Crie espaços modelo, combinando as diversas peças de mobiliário e capriche na decoração e na iluminação, induzindo o comprador a visualizar a montagem em sua própria casa ou em seu ambiente de trabalho.

Criação de ambiente

O design e a decoração do interior da loja, irão depender do tipo e estilo de mobiliário que sua loja se propõe a fabricar.

As paredes e o teto, devem estar em harmonia com a proposta da loja, por isso, não exite em aplicar texturas ou cores às paredes.

Investindo na decoração das sugestões de ambiente com objetos, plantas, quadros e outros artigos, que acrescentem à estética do espaço. Mesmo músicas, podem auxiliar na composição de uma identidade para a loja.

Comunicação

Conhecer o público é essencial, para acertar nos canais de comunicação. Estude a clientela e analise qual o melhor meio, de investir na publicidade de sua loja: redes sociais, panfletagem, e-mails, entre outros.

Além disso, certifique-se de adequar o vocabulário, a escolha dos produtos a serem divulgados e as cores utilizadas ao perfil do consumidor.