Item fundamental, o portão de garagem deve aliar segurança e praticidade aos moradores do local. Assim, a procura por portões automáticos vêm crescido cada vez mais. A escolha desse tipo de comodidade requer atenção em alguns detalhes.
A seguir, confira algumas dicas que devem auxiliá-lo na hora de decidir qual é a melhor opção para sua necessidade.
Por onde começar?
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é o espaço disponível para a instalação, que é o fator que determina qual o tipo de abertura será mais adequado dentre as diversas aberturas existentes.
É preciso dar uma certa atenção também, dependendo do modelo escolhido, se será necessária a instalação de colunas com contrapesos para que a largura da entrada seja reduzida, garantindo a circulação de pessoas e a passagem confortável de veículos.
As vantagens em se adquirir um portão automático são:
- Privacidade;
- Praticidade;
- Segurança;
- Menor tempo de exposição durante a abertura e fechamento dos portões;
- É possível optar pela porta para passagem de pedestres separada.
Os portões possuem três principais aberturas, sendo elas a deslizante, pivotante e basculante. De modo geral, elas se diferenciam pelo espaço necessário para a operação de maneira adequada e a frequência de manutenção.
A primeira, deslizante, possui uma abertura lenta que corre sobre um trilho. o modelo requer maior largura na entrada para que haja espaço suficiente para que ele deslize. Sua manutenção é realizada com menor frequência se comparado aos outros dois tipos.
A abertura pivotante abre para dentro, como se tivesse dobradiças em sua estrutura e é um modelo que precisa de manutenção frequentemente, especialmente se seu motor fica exposto ao sol.
Já a abertura basculante abre para cima, se mantendo suspenso quando aberto. Para esse modelo, é necessário manter-se atento para a altura dos veículos que passarão por ele, sendo um modelo ideal para quem dispõe de pouco espaço. Essa opção requer manutenção frequente para a lubrificação de seus componentes.
Ao decidir investir em um portão, é necessário escolher entre um modelo feito sob medida ou padrão, observando seus benefícios e vendo qual se encaixa melhor as suas necessidades e ao bolso.
Os modelos prontos possuem um custo mais baixo, mas existe pouca variedade de formatos e materiais, enquanto os modelos feitos sob medida se adaptam à diferentes dimensões e estilos.
Vale ressaltar que, independente do modelo escolhido, os cuidados devem ser os mesmo: mantenha-se atento se a empresa escolhida se compromete a realizar a instalação, fornece serviços de automação e possui garantia do produto.
Qual material escolher?
O segundo fator a se considerar ao investir em portões eletrônicos é a escolha do material. As opções mais comuns tendem a ser ferro, madeira e alumínio, mas outros materiais também podem ser utilizados.
Os aspectos que devem ser observados são a durabilidade, custo de conservação, preço e, claro, a beleza estética que mais agrada.
O ferro possui preço mais acessível, porém, acaba necessitando de manutenção periódica, como a pintura. Ele possui vantagem sobre o alumínio quando se trata de formas e desenhos por ser mais maleável, permitindo formas decorativas, sendo um modelo mais adquirido para casas que possuem estilo neoclássico, por exemplo.
Outro fator que precisa de atenção é que esse modelo exige um motor para portão de garagem com mais potência, já que é mais pesado.
O alumínio, apesar de possuir preço mais elevado, acaba necessitando de pouca manutenção. Por ser um material relativamente leve, acaba funcionando perfeitamente junto aos motores de menor potência.
A madeira requer uma manutenção frequente, necessitando de pintura e aplicação de verniz. Seu preço e durabilidade variam conforme o tipo de madeira escolhida.
Uma dica é consultar uma serralheria para garantir a compra de uma madeira que resista às variações climáticas. Caso contrário, ela acaba possuindo uma vida útil curta, afetando o funcionamento do portão e sua estética.
Os portões de aço acabam sendo mais indicados em certos casos devido à sua leveza e alta resistência.
Por se tratar de um material de fácil moldagem, torna-se possível fazer o modelo do portão conforme os gostos do cliente. Esse material requer limpeza frequente para que possa ser bem conservado.
Vale lembrar que os portões de aço galvanizado duram mais por serem resistentes à oxidação e intempéries.
Uma outra decisão importante ao escolher qual porta de garagem oferece mais segurança para a sua família, diz respeito as opções de modelos fechados ou vazados.
Um portão vazado proporciona uma maior entrada de luz natural e ventilação, além de permitir ao morador enxergar quem está em frente ao imóvel, mas, por outro lado, quem está do lado de fora também pode observar se há pessoas na casa e quais são os modelos dos veículos presentes na garagem.
A opção fechada possui vantagens e desvantagens inversas, além de ser mais pesado, o que sempre acaba elevando os custos, como a necessidade de um motor que possua uma potência adequada que resista ao peso do portão fechado.