Atualmente as questões que visam questões ambientais e a qualidade de vida também estão presentes na construção civil e sustentabilidade para um ambiente mais favorável ao ambiente. Segue algumas dicas para criar uma obra que tenha a “pegada” sustentável.
A primeira dica é usar materiais de construção de boa qualidade, mas que ao mesmo tempo tenha um baixo impacto ambiental, poupando recursos naturais e que sejam mais duráveis. O custo de alguns materiais pode ser oneroso a princípio, mas a longo prazo exigirão menos manutenção.
Outra questão é a gestão de resíduos desde a construção até a obra pronta, deve-se prever espaços dentro da construção destinados à separação de resíduos domésticos para facilitar a reciclagem.
Outra opção para um desenvolvimento sustentavel é aderir aos telhados verdes. Essa técnica de arquitetura que usa uma cobertura vegetal como grama e plantas, facilitando em alguns pontos:
- Isolamento térmico;
- Isolamento acústico;
- A drenagem da água da chuva;
- Age como ambiente de lazer.
Nesse último item, pode se tornar um ambiente de lazer, porque fica parecido com um jardim suspenso e com banco para descanso.
Outro ponto é usar a energia renovável para reduzir os custos por meio de: coletores solares térmicos, painéis fotovoltaicos, mini-turbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa.
Outra tendência das construções sustentáveis no mundo é o incentivo da bicicleta como meio de transporte e alguns pontos da cidade existem bicicletários, assim, contribuindo para redução da poluição e do trânsito. E em algumas edificações existem vestiários com duchas para usuários que vão de bicicleta antes do expediente.
Veja outros benefícios de um ambiente mais sustentável
Existem outras possibilidades de montar um ambiente sustentavel e que agregue muito potencial e arquitetura arrojada ao seu empreendimento.
Uma boa dica é planejar a área onde o empreendimento funcionará e escolher um lugar com uma ótima iluminação natural.
Assim, possibilitará uma redução da utilização de iluminação artificial e quando for necessário usar as lâmpadas, escolha aquelas com o custo baixo.
Para os predios sustentaveis usar um bom isolamento térmico para evitar perdas de calor no inverno e ganhos de calor no verão.
Desse modo, possibilita manter uma temperatura constante dentro do interior, reduzindo até o uso de aparelhos elétricos, como ar condicionado, para equilibrar a temperatura.
Outra técnica é utilizar cores que ajudam a economizar como, por exemplo, as cores escuras absorvem até 98% do calor solar; já as cores claras, branco, absorvem 20%, assim, gerando uma grande redução no consumo de energia elétrica para refrescar o ambiente.
Reutilizar água é uma maneira mais econômica e sustentável, pois isso reduzirá o volume de água jogado em vias públicas.
Também invista em um empreendimento com ventilação, evitando que a umidade do ar atinja o conforto dos moradores e gere manutenções e reformas futuras.
A sustentabilidade na construção civil é um diferencial, argumento que pode servir como questão de sobrevivência no mercado e pode impactar positivamente a empresa, devido à responsabilidade ambiental em relação à sociedade, enriquecendo a reputação da empresa.
Descubra o que é um projeto de casa sustentável
Investir em um projeto de casa sustentavel é uma maneira de respeitar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, proporcionando bem-estar a todos os moradores, pois este tipo de projeto reaproveita materiais e utiliza de todos os conceitos de sustentabilidade.
Ao optar por um projeto sustentável, assegura-se o funcionamento de todos os recursos da melhor maneira possível, essa é a grande característica desta casa, conhecida também como casa sustentável ecológica.
Atualmente é mais frequente encontrar esses projetos em ambientes urbanos, tendo em vista que se tratam de uma forma de arquitetura verde, assim, as cidades cinzas ganham cores e, ainda, recebe um pouco de natureza em meio aos prédios, reduzindo impactos que podem surgir no futuro.
De acordo com especialistas, o projeto de casa sustentável é novo e vem ganhando força no século 21, principalmente após o grande crescimento do pensamento ecológico e de proteção ambiental.
A grande ideia para o projeto de casa ecológica é pensar em novas alternativas para eliminar o desgaste e o desperdício de recursos e, assim, minimizar os impactos negativos no meio ambiente.
Como pudemos ver no decorrer deste artigo, o mercado dos projetos ecológicos, tanto para empresas quanto para casas, está em crescimento, e aqueles que buscam por esse tipo de projeto estão em sintonia com o meio ambiente, preservando-o de problemas decorrentes das grandes obras.