O setor da construção civil, ano após ano, tem alta em seu crescimento e, em virtude disso, surge a necessidade desse segmento estar em constante evolução e renovação.
Por isso, os profissionais da alvenaria, assim como os demais profissionais que lidam diretamente com diversos tipos de material de construção, sabem como os produtos têm passado por mudanças ao longo dos anos. Desde os itens destinados à própria construção das estruturas até aqueles materiais destinados ao acabamento da obra.
A abordagem a seguir irá dar ênfase especial para alguns modelos de acabamento tanto para calçadas quanto para as paredes. Confira as dicas:
Piso intertravado bloquete
Nas últimas décadas, um modelo de piso majoritariamente utilizado em calçadas se popularizou por diversas ruas do país: o bloquete de concreto.
Além de prático para ser instalado e ser constituído de um material de fabricação duradouro, o piso intertravado ainda é sinônimo de beleza quando utilizado em calçadas e demais ambientes extensos que irão passar pelo processo de pavimentação.
O piso intertravado bloquete recebe esse nome em referência ao modo com que os pequenos blocos de concreto são encaixados, ou seja, de uma maneira intertravada, assim como eram as ruas de paralelepípedo, porém com uma tecnologia maior.
Instalação do piso intertravado de concreto
O piso feito a partir do encaixe de pequenos blocos de concreto é extremamente simples, pois os diferentes blocos encaixam-se entre si sem a necessidade de contratar mão de obra altamente qualificada.
O motivo para que não haja a necessidade dessa contratação, é porque não é necessário aplicar argamassa porcelanato no chão posterior o encaixe do piso.
O intertravado bloquete será instalado, de forma resumida, em um colchão de areia com altura variável entre quatro e oito centímetros.
Será necessário, no entanto, contar com um profissional que entenda o mínimo sobre alinhamento e assentamento do piso na calçada.
Formatos e cores do bloquete de concreto
Para serem instalados na calçada, os blocos utilizados para a composição do piso intertravado bloquete já chegam da fábrica pré-moldados com uma forma de fazer bloco de cimento que pode, inclusive, ser uma forma plástica.
Os bloquetes de concreto para calçada são encontrados nas cores amarela – ou bege -, vermelha, cinza – ou grafite – e preta.
Durante a instalação do material, vale a pena utilizar a criatividade e optar pela mescla dos blocos de diversas cores, a fim de formar calçadas coloridas e cheias de vivacidade.
Além das cores diversificadas, os bloquetes ainda estão disponíveis nos formatos: retangular, onda, “S”, 3 pontas, sextavado, raquete, ossinho e entre outros.
Importante lembrarmos, que além da ampla variedade de modelos, os bloquetes de concreto apresentam variadas vantagens. Listamos algumas:
- O concreto é um piso resistente;
- A instalação dos bloquetes é rápida e requer poucos recursos;
- O piso de bloquete tem preço baixo;
- É ideal para realizar a pavimentação de largos espaços;
- Está disponível em quatro cores diferentes;
- Forma lindos mosaicos no piso de acordo com a disposição.
Acabamento de paredes externas e internas
Como forma de combinar com modelos de calçadas tão bonitos e lúdicos, diversos moradores e comerciantes têm optado por revestir as paredes externas, assim como as internas, de seus imóveis com tintas especiais feitas em fábrica de textura e grafiato.
O diferencial desse tipo de acabamento para parede é que, por ser mais grosso, controla a umidade de paredes que sofrem com infiltração, sem abrir mão do aspecto decorativo e da praticidade – por ser um tipo de acabamento para paredes que é lavável.
Pintura epóxi para paredes e pisos
Alguns tipos de materiais destinados ao acabamento em obras da construção civil são tão versáteis que podem ser aplicados tanto no piso como na parede dos imóveis.
Exemplo dessa aplicação é a pintura epóxi que, além disso, é resistente, deixa o piso ou parede lisinhos, garante um brilho extra ao local onde é aplicada e ainda é um tipo de pintura impermeável, que pode ser molhada sem ter suas propriedades ou sua qualidade alterada.
Tanto o piso com bloquetes de concreto como as paredes texturizadas ou lisas devem ser escolhidos de acordo com a funcionalidade diária do ambiente em que serão aplicados.
Além disso, o morador deve verificar a sua disponibilidade orçamentária antes de efetuar a compra e instalação dos acabamentos.