Em uma construção, no momento do planejamento, estabelece-se uma lista de materiais, máquinas e profissionais essenciais para o estabelecimento de toda a infraestrutura.
O ferro e aço tem uma grande relação, o ferro é um material que é encontrado na natureza, no passado era muito utilizado em sua forma básica, mas isso teve fim quando se descobriu como fazer o aço.
Hoje é mais usado o aço, isso acontece pois o aço é a evolução do ferro, pois corrige as impurezas do ferro e ainda consegue adicionar novas propriedades que tornam este material mais resistente ao desgaste, corrosão e, até mesmo, ao impacto. Basicamente o aço é formado por carbono junto com o minério de ferro.
O ferro tem muitos usos na construção, como por exemplo:
- Vergalhão;
- Barras;
- Vigas;
- Brocas;
- Colunas.
No entanto o que é mais usado na construção civil, são os vergalhões e a barra de transferência.
Treliça
A treliça é uma armação feita de materiais como alumínio, aço, ferro e, até mesmo, pode ser feita de madeira, as extremidades deste item são ligadas por nós.
Essas armações são o produto final do cruzamento de elementos que são retos e rígidos, que podem vir a ser planos ou tridimensionais. Este produto, é criado para suportar uma enorme força de tração ou de compressão.
O objetivo principal da treliça é vencer a distância entre vãos de uma extremidade até a outra, para isso oferecem uma complexa combinação de esforços, para sustentar sua estrutura.
A Treliça aço desempenha muito bem a função para a qual foi criada. É uma estrutura muito leve, que quando não se consegue preencher grandes distância de vãos, são utilizadas. Ou seja, quando as vigas de concreto não conseguem desempenhar o seu papel, as treliças são a opção ideal.
As treliças planas são as mais simples de todas, agregam ao todo um elemento único, além de permitir passagem de luz. Este tipo pode vencer distância de até cem metros e até dez metros de altura.
As treliças são leves, suportam bem impactos e forças, espalhando isso de forma distribuída. A aderência desta sobre o concreto torna essa estrutura bem simples de se usar, ou seja, torna-a prática. Sem contar que essa aderência gerada garante uma melhor segurança.
Outra vantagem que fica óbvia é a contribuição com a produtividade e agilidade, as treliças também podem ser feitas sob encomenda.
Cobertura Metálica
As principais vantagens de um Cobertura metálica sobre outras formas de proteção, é a rapidez com que se pode montá-la e o seu custo.
Contudo, esses pontos citados não querem dizer que este produto seja inferior tanto em qualidade como em seu material, ao contrário, em vários pontos este tipo de proteção é muito mais duradouro e possui uma manutenção mais simples e barata. Por isso é muito usada em diversos tipos de obras em variados tamanhos e tipos.
As aplicações mais comuns são nas pequenas coberturas, que podem ser de passarelas, garagens, pátios, entre outras. Normalmente, estas pequenas obras têm sua constituição a partir da instalação de estruturas metálicas simples, e, em geral, a cobertura é feita com telhas de zinco.
No cenário atual e na maioria das obras de grande porte, existem outras opções de coberturas metálicas, sendo que levam à utilização de materiais adequados conforme sua necessidade.
Na instalação dessas coberturas, existem algumas técnicas únicas, por isso deve-se contar com profissionais preparados e qualificados para se fazer esse tipo de instalação.
É necessário que profissionais façam esse trabalho, pois é preciso levar em conta a segurança de quem vai usar esse tipo de estrutura, já que apenas um erro, pode gerar diversos problemas e assim comprometer a estrutura.
Outras coisas que devem ser consideradas neste tipo de projeto: a inclinação, cálculos estruturais, custos e tipos de manutenções que vão ser necessárias a longo prazo e outros diversos fatores.
Como já falamos, coberturas metálicas utilizam, em geral, telhas de zinco, coisa que não é muito vista em obras de grande porte. Sem contar que as coberturas não são apenas telhados, também podem ser, fechamentos laterais, que podem vir a ser parciais ou completos, para haver ventilação e iluminação naturais, adequadas ao ambiente.
A Coluna pop pronta é utilizada para se fazer vigas, cintas, colunas, baldrames, muros e para até mesmo o travamento de paredes.