Quando a estrutura de uma casa ou empreendimento fica pronta, começa mais um desafio que se refere ao tipo de pintura, que agrega beleza e valor econômico ao imóvel, assim como os revestimentos ou qual piso escolher.
Esses elementos vão além da estética, porque sua instalação, sendo feita de forma correta, melhora ainda mais a qualidade e o bem-estar dos moradores.
Por isso, esse artigo vai trazer algumas dicas para você que está se encaminhando para a etapa final da construção da sua casa ou empreendimento. Confira!
Quais revestimentos devo escolher?
O revestimento das paredes é um procedimento muito importante por trazer maior proteção à parede e ser uma alternativa à pintura.
Existem vários tipos de revestimento que dependem da necessidade e gosto do cliente, assim como o local onde o revestimento é mais apropriado.
Por exemplo, as pastilhas são materiais muito bonitos e que são indicados para os banheiros, principalmente a parte do box.
Além desse modelo existem outros, como revestimento de mármore, de madeira, de ladrilhos, azulejos dos mais variados tipos, porcelanato, agregando brilho e sofisticação, entre outros.
Atualmente, os revestimentos são utilizados de forma a mesclar com a pintura, participando de um processo artístico de decoração do lar.
E qual seria a melhor pintura?
A pintura é um elemento fundamental nas finalizações da construção de uma casa ou local. A pintura pode dizer muito sobre o local, podendo afastar ou atrair as pessoas.
Por isso é importante investir em uma tintura de qualidade, para que a vida útil do material seja prolongada e o resultado, impecável.
Existem alguns modelos de tintas principais, como a látex, que seca mais rápido e é de fácil aplicação. No entanto, por ser solúvel em água, não é recomendado que essa tinta seja utilizada em ambientes externos ou que possuam contato com água, como banheiro, garagem e até a cozinha.
Outro tipo de tinta bastante conhecida é a acrílica, que possui maior resistência quando comparada à látex. Essa tinta pode ser utilizada em locais úmidos, trazendo um acabamento mais fosco.
A tinta esmalte também é importante para acabamentos, já que é aplicada em madeira, em alumínio e metal, por exemplo.
O acabamento é o cliente que escolhe com auxílio de um arquiteto, mas geralmente existem três opções de suas aplicações: fosca, acetinado e com brilho.
Outro tipo de tintura que merece destaque é a epóxi, que não é solúvel em água e apresenta muita resistência e durabilidade.
Além disso, esse material resiste, em boa parte, à chama ou ao fogo. Sua aplicação envolve uma equipe especializada.
Por fim, outra tinta que merece destaque por atuar no acabamento e que também protege, só que dessa vez a superfície, é a tinta verniz. Ela protege:
- Concreto;
- Tijolos;
- Pedras;
- Madeira.
Além da pintura realizada em casa, outra que merece destaque é a pintura industrial. O Serviço de pintura industrial consiste em uma técnica que visa proteger a parede da ferrugem, ou seja, atua de forma anticorrosiva.
Ademais esse procedimento é de fácil instalação e manutenção, trazendo muitos benefícios aos empreendedores. Seu custo-benefício também é muito vantajoso e o aço, que é muito importante na indústria, fica protegido da corrosão.
Esse material funciona também como um impermeabilizante, que é indicado tanto na indústria quanto em casas, quando a obra já está finalizada. A função do impermeabilizante é:
- Proteger o local da umidade;
- Evitar infiltrações;
- Evitar que fungos e bactérias se espalhem;
- Preservar a pintura, evitando mofo.
É indicado por profissionais da área da construção civil que o impermeabilizante seja aplicado logo após a obra, de forma preventiva.
Para realizar esse procedimento é importante verificar o tipo de superfície que vai receber o produto, assim como aplicar um material de qualidade.
Geralmente a argamassa é utilizada como um impermeabilizante mais rígido, indicado até para piscina. Mas, também existem outros materiais que acabam esticando, sendo mais flexíveis em seu uso.
Os tipos de piso
Existem vários pisos que podem estar em sua casa, em diferentes locais, específicos. Esses materiais são utilizados para proteger o chão e ainda trazer mais modernidade e sofisticação. Um dos pisos mais utilizados, principalmente como base, é o de concreto.
Apesar de ser resistente, em alguns momentos será necessário realizar o Tratamento de Trincas em Piso de Concreto, em especial, quando houve uma certa sobrecarga no local ou alguma vibração que veia a causar danos.
E ainda se tratando do assunto sobre o concreto, que é formado por cimento, areia e pedras, é possível destacar outro item que é utilizado em ambientes rurais para limitar um espaço que está sendo utilizado para criar gado ou pasto conhecido como Mourão de cimento.