O canteiro de obras de um empreendimento imobiliário é repleto de materiais de construção, máquinas, ferramentas e outros apetrechos que são utilizados pelos profissionais das mais diferentes formas.
O projeto arquitetônico pode demandar elementos estruturais que fazem parte apenas de uma etapa específica da construção.
Da mesma forma, há materiais da construção civil que são necessários e ficam fixos como peças de sustentação para coberturas, em modelos que englobam as estruturas metálicas.
As construtoras e incorporadoras imobiliárias entendem as necessidades e particularidades de cada projeto arquitetônico, formalizando parcerias empresariais e empregando serviços terceirizados.
Isso garante a presença de profissionais com capacidades técnicas apenas quando é preciso.
Automatização e segurança no setor imobiliário
A proteção dos moradores é uma característica que qualquer empreendimento imobiliário deve promover.
Antes disso, os trabalhadores que atuam no canteiro de obras precisa receber equipamentos de proteção individual e coletiva para garantir a segurança de todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto.
Isso pode estar nos pequenos detalhes, que não dependem de tecnologia ou uma infraestrutura complexa. A simples presença de um calço nivelador de escada basta para manter a estabilidade desse equipamento enquanto os profissionais realizam os serviços acima do solo.
Em muitos casos o piso ainda não está finalizado, com irregularidades como inclinação ou desnível em todo o terreno. O uso de escadas é necessária para muitas tarefas, entre diferentes etapas da construção civil.
Por isso, um simples calço pode fazer a diferença para que o trabalho seja realizado com toda a segurança possível.
A automatização domiciliar está presente na etapa final, podendo se estender de acordo com a atualização da tecnologia e a modernização dos equipamentos.
Em um primeiro momento, a instalação de um motor para portão basculante de 3 metros permitirá o acesso à residência pela entrada da garagem com o simples toque de um botão em um controle remoto.
A potência do motor deve ser regular com a estrutura de todo o portão, pois a energia empregada na movimentação pode ser facilitada com o uso de roldanas e trilhos, mas a estrutura de metal pode ser muito pesada, para garantir a segurança dos moradores.
Conforto e beleza no acabamento interno da construção
A área externa de um empreendimento imobiliário precisa ser reforçada e com uma estética atraente, até mesmo para refletir na valorização do imóvel.
A parte interna precisa promover a mesma segurança, mas sob outro aspecto, além de conforto térmico e acústico.
Muitos imóveis recebem o acabamento sob o telhado sem laje um perfil para forro PVC, que possui as características apropriadas para atender as necessidades dos moradores.
Esse material é muito utilizado em obras que prezam pela sustentabilidade e baixo custo, entre outros benefícios, como:
- Material reciclável;
- Impermeabilidade e resistência eficientes;
- Montagem simples e prática;
- Fácil manutenção e limpeza.
Outra característica que chama a atenção quando há a possibilidade de instalação desse tipo de material é que o mercado da construção civil oferece em módulos únicos, com modelos diferenciados.
Pode-se encontrar perfis com a dimensão das placas em tamanhos mais largos ou mais finos, além de texturas que se assemelham à madeira, dando um toque original e rústico ao acabamento.
A instalação precisa ser realizada por mão de obra especializada, principalmente, quando se emprega treliças metalicas sob as telhas da obra.
A estética é fundamental para manter a beleza do acabamento, e a resistência da cobertura é reforçada com esse material em sua composição.
Instalação elétrica promove segurança
A aplicação de materiais da construção civil não se resume apenas as partes visíveis de um imóvel.
As paredes recebem elementos nas partes internas, como encanamento de água e conduite preto para que os fios e cabos elétricos possam ser trespassados em conformidade com o projeto de circuito que estará disponível em toda a estrutura imobiliária.
Na parte elétrica, isso inclui desde a passagem a partir da caixa de distribuição, que é abastecida por uma concessionária de eletricidade pública ou privada, até as tomadas e interruptores presentes nos cômodos de uma residência, por exemplo.
Para acender e apagar as lâmpadas é preciso ter um interruptor, no mínimo, para a luz iluminar o ambiente em que está instalada.
A compra de um material como o eletroduto corrugado de qualidade garante a segurança dos moradores. Isso porque ele é fabricado com compostos anti-chamas, o que evita que os curtos-circuitos, quando ocorrem, possam propagar fogo e causar um incêndio no imóvel.
São elementos simples que fazem toda a diferença em uma obra da construção civil. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados de maneira adequada, conforme o planejamento desde o início.