A verticalização das cidades é uma ação cada vez mais comum. Isso porque, os prédios e condomínios estão cada vez mais ganhando força no mercado imobiliário.
As pessoas estão optando em morar em prédios pela praticidade e por terem uma imagem de que esse é um local mais seguro. Os prédios reúnem diversas famílias em um único ponto e por isso, precisam de cuidados e manutenções.
É responsabilidade do síndico do prédio cuidar da organização dos espaços, estabelecendo normas e regras que facilitem o dia a dia, utilização de espaços públicos, assim como a convivência.
O valor recolhido nas contas de condomínio também devem incluir no plano anual, os cuidados técnicos com manutenções e reparos preventivos no prédio.
Estruturação e manutenção
Um dos elementos importantes durante um processo de construção ou reforma é estar atento à impermeabilização do local.
Impermeabilizar representa que isolar determinado local, evitando que ocorra infiltrações, vazamentos e consequentemente danos à pintura, móveis, eletrodomésticos e outros espaços.
No entanto, as ruas do seu prédio e condomínio também precisam ser impermeabilizadas, com o uso da manta asfáltica. Desde 1970, essa manta vem sendo utilizada no país, sendo conhecida como “asfalto”.
Geralmente, sua composição é de elastômeros, até vidro, poliéster e outros. Esse tipo de manta serve como um revestimento de um local externo, podendo até servir para o revestimento de lajes.
Por ser um material que envolve um manuseio técnico, a aplicação e manutenção dessa manta deve ser feita por profissionais que foram capacitados para exercer essa atividade.
Nesse processo de cuidado predial, é importante ressaltar que a manutenção predial é outro elemento fundamental em um condomínio.
Várias pessoas utilizam o mesmo espaço e por isso, o surgimento de danos pode ser maior e mais rápido. Outro detalhe é que, com o passar dos meses e anos, elementos como pintura vão sofrendo desgaste, sendo necessário uma reforma.
Se a manutenção for preventiva, ou seja, ocorrer antes que um problema de fato aconteça, os resultados são melhores, assim como é investido menos dinheiro.
Os danos causados por um acidente podem ser fatais em um prédio, por isso, a manutenção é fundamental para atuar em pequenos reparos.
É indicado, portanto, que ocorra a manutenção da piscina predial, áreas em comum para a limpeza, verificação da situação dos elevadores, validade de extintores, situação de escadas e luzes de emergência, assim como estar sempre em dia com as documentações exigidas por órgãos públicos.
E a fachada predial?
Já falamos um pouco sobre pintura no início desse artigo. Tanto a parte interna como externa são importantes, só que no caso da parte externa acaba atingindo todos os moradores e consequentemente, é um dos fatores que contribuem para o preço do imóvel.
Por isso, a pintura predial externa é tão importante, renovando a fachada e tornando-a mais bonita e atraente.
Vale ressaltar que, a pintura de áreas externas deve ser feita com tintas específicas para locais externos, pois elas são mais resistentes a fatores externos (sol e chuva).
A partir disso, vale a pena investir na pintura de fachadas e áreas em comum. Outro elemento que precisa de cuidados e manutenção e pode receber aplicação de pintura é uma cobertura metálica simples.
Nos ambientes externos é comum que ocorram coberturas de proteção para as garagens. Isso valoriza o imóvel e também protege de forma mais intensa os veículos automotores estacionados no local.
No entanto, como se trata de metal, é importante que essas coberturas recebem a aplicação de uma pintura eletrostática para evitar que a umidade corroa o metal e cause danos ao veículo.
Além disso, é importante também estar atento aos cuidados e manutenção com a segurança predial, tanto no aspecto estrutural, mas no controle de quem entra e saí do local.
Por isso, uma cancela para portaria é instalada e outros elementos como câmeras de segurança, cerca elétrica e alarmes também podem ser instalados no local para o reforço da segurança predial.
Paisagismo para o prédio
Por fim, para tornar esse ambiente ainda mais agradável, é possível contratar um design de interiores para pensar no paisagismo do prédio.
Com técnicas que unem urbanismo com natureza, o paisagismo pode ser responsável por criar espaços como:
- Espaços para o lazer;
- Instalação de pergolados de madeira;
- Instalação de deck nas piscinas;
- Manutenção de uma lagoa no condomínio;
- Criação de Jardins prediais.
Os jardins podem ser decorados das mais variadas formas, desde a inserção de pedras para jardim, plantas, flores, vasos, dentre outros elementos que tornam o prédio não somente mais bonito, mas também mais ventilado e agradável.