Muito utilizado em condomínios, seja para o fogão, seja para o aquecedor, o fato é que o gás encanado possibilita muita comodidade aos moradores, especialmente por não necessitar de armazenamento, como o gás de botijão.

Além disso, com a instalação de gás encanado, você não corre o risco de que ele falte, pois, seu fornecimento é 24 horas por dia, da mesma forma que energia elétrica.

Como também, diferente do botijão de gás, o gás encanado não deixa nenhum resíduo, desta maneira, você paga apenas, o que consome e isso só acontece após utilizar o gás e não antecipadamente.

A sua cozinha também terá mais espaço, pois, você não terá botijão de gás. Mas, apesar de muitas vantagens, há alguns cuidados com os aspectos:

  • Inflamável;
  • Tóxico;
  • Pode se acumular no ambiente;
  • Precisa de mais manutenção.

Prevenção

Bem, apesar de todo o conforto que a Instalação de gás residencial proporciona, alguns cuidados são necessários para evitar acidentes e também para aumentar a vida útil dos equipamentos.

Algumas ações, inclusive, podem até ser feita pelo próprio morador, outras, necessitam de equipe especializada.

Para se ter uma ideia, os maiores problemas são relativos a má conservação de mangueiras e conexões. Desta maneira, a inspeção de todos os equipamentos é a melhor maneira de evitar graves acidentes.

Uma dica simples, que você mesmo pode fazer, é usar uma esponja como detergente, que faça bastante espuma, que deve ser passada por toda a mangueira. Caso haja formação de bolhas, há vazamento.

Você pode ainda, observar se a chama está azul, que é a cor certa. As chamas devem estar com o mesmo tamanho, pois, uma mais alta do que a outra, indica que há sujeira e consequentemente pode haver vazamento.

Quanto ao serviço de inspeção para verificar a qualidade do sistema de uma residência ou condomínio, deve ser feito por uma equipe especializada.

O teste de estanqueidade de tubulação de gás residencial, por exemplo, mede, por meio de um comparativo de pressão, se algum cano está com vazamento. Veja algumas dicas de como economizar e manter a segurança do gás encanado:

Segurança com o aquecedor

É sempre bom economizar com as contas da casa, com o gás utilizado para o aquecedor, não é diferente, assim, se seu aquecedor não for automático, ao terminar seu banho, apague a chama piloto.

Desta maneira, além de evitar desperdícios, você ainda garante a sua segurança e de seus familiares.

Outra dica, é não utilizar a temperatura máxima do aquecedor, quando não tiver necessidade, assim, você não desperdiça nem gás, nem água.

Ao sair de casa ou ir dormir, feche o registro geral de segurança. Outro ponto importante, é observar a coloração das chamas do aquecedor.

Assim, se estiverem amareladas, significa que os queimadores estão desregulados ou sujos e desta forma, acabam consumindo maior quantidade de gás.

Segurança com o fogão

Tenha em mãos o fósforo ou esteja preparado para acionar o acendedor automático antes de abrir o gás, desta forma, não há riscos.

Quando limpar os queimadores, utilize detergente e água e só os coloque no lugar quando já estiverem bem secos, evitando vazamentos.

Outra dica, é centralizar a panela no queimador, apagando o fogo quando retirá-la. Já os alimentos muito consistentes ou duros, podem ser colocados previamente de molho, assim, cozinham mais rapidamente.

Instalação

O manuseio de gás, necessita de alguns cuidados, assim, o trabalho de instalação precisa ser feito por pessoa capacitada.

Além disso, os materiais precisam ser resistentes, assim, é importante que seja feita a instalação de gás residencial com cano de cobre.

Dessa forma, consegue-se evitar acidentes, sendo o material, inclusive, recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 13932 e 13933.

Outros acessórios utilizados são as válvulas de vedação, responsáveis por evitar que o gás acabe escapando na conexão entre o plugue do fogão e a mangueira.

Um adaptador, que faça a ligação entre mangueira e fogão também deve ser usado. Para a instalação de gás encanado residencial, a mangueira deve ser produzida em borracha, que possui revestimento em metal trançado, o que impede o vazamento.

O acessório deve medir ao menos 1,2 metros, garantindo que se possa movimentar o fogão para a limpeza.

Preste atenção quanto ao tempo de uso dessas instalações, pois, as mesmas não devem possuir mais do que 4 anos e 11 meses.

Além disso, não torça ou force o conector na parede do fogão, uma vez que essas peças podem romper e assim, causar vazamento.

Bem, agora que você sabe um pouco mais sobre a tubulação gás encanado e todos os acessórios para instalação, sabe ainda, os cuidados que deve ter e os perigos que se deve evitar.