O estilo de decoração industrial está em alta nos últimos tempos, e trata-se da junção de elegância e urbanidade.
Ou seja, imóveis com esse tipo de decoração moderna valorizam texturas, como piso tátil concreto, couro e metais, além de cores fortes e sóbrias, sobretudo o preto e o cinza.
Além disso, une a iluminação natural e artificial com móveis de design requintados, misturando peças rústicas, contemporâneas e vintage, sem perder a elegância.
Inclusive, antes de iniciar a decoração, é essencial saber que ele surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e se tornou um dos estilos mais usados nos cômodos.
Concreto e tijolos à mostra
Deixar o concreto e tijolos aparentes nas paredes é um marco na arquitetura de estilo industrial, e pode ser combinado com:
- Quadros decorativos;
- Tapetes em tons escuros;
- Capas de almofada;
- Pendentes.
Tal inspiração no design de interiores industrial está ligado com aspectos primários de construções, que ficam com as paredes expostas e pisos de cimento queimado.
A suavidade da decoração é a responsável pelo acabamento, que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes.
Desse modo, ao decorar uma casa industrial, escolha materiais naturais como a madeira, tecidos como o algodão e a lã, ou até mesmo o fake fur.
Encanamentos e vigas aparentes
Os encanamentos, tubos galvanizado e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua que complementa o estilo industrial.
Ao serem colocados em evidência, esses materiais criam uma atmosfera urbana e moderna no ambiente.
No entanto, uma dica é equilibrar o peso dos metais expostos, dando vida aos cômodos por meio de acessórios descontraídos e cores vibrantes.
Por exemplo, o estilo industrial moderno, dá a possibilidade para que os moradores insiram mais da própria personalidade no décor.
Aplicação de portas e janelas largas
Por fim, o uso de portas de estilo rústico e janelas largas de vidro e ferro fazem parte da decoração industrial.
Nesse sentido, inclusive um corrimão ferro pode dar versatilidade aos ambientes, possibilitando a ampliação de espaços ou dando privacidade.
Ademais, o uso de janelas largas é ótimo para a decoração de cômodos pequenos, uma vez que explora a iluminação natural, garantindo uma boa entrada de luz.
Dessa forma, o espaço fica mais acolhedor e transmite a sensação de maior aconchego e profundidade.