Quando qualquer empreendedor decide abrir uma empresa, não é somente o fator produtividade e lucro que é envolvido. Na verdade, é preciso ter o controle sobre tudo acerca à organização, como a infraestrutura da empresa, segurança e qualidade entre as atividades desenvolvidas.
Neste sentido, a formação de brigada para condomínio, por exemplo, é um item pouco discutido, porém essencial, uma vez que qualquer local está exposto a incêndios.
Partindo desse pressuposto, tem-se em mente que é necessário manter a atenção voltada a alguns detalhes importantíssimos. Por conta disso, desenvolvemos este conteúdo especial com todos os pontos necessários para manter uma empresa em bom funcionamento. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.
Aprimorando as funções de trabalho
Todo local de trabalho precisa contar com itens que aprimorem o expediente, pois potencializa a produção e garante mais conforto aos colaboradores. Um belo exemplo disso cabe à estação de trabalho tipo ilha.
Esse tipo de ferramenta corporativa é projetado para:
- Facilitar a rotina;
- Organizar;
- Aperfeiçoar o trabalho;
- Garantir mais autonomia ao funcionário.
Esse detalhe é instalado em diversos segmentos das empresas, mas faz muito sucesso – especialmente por ser bastante funcional – em escritório, salas comerciais, empresas de venda, dentre outras aplicações.
Ainda assim, os gestores que optam por ilhas para escritório nas maiores organizações, pois logo percebem que o coleguismo entre os funcionários da organização aumenta gradativamente.
Isso acontece porque os profissionais trabalham lado a lado na mesa de escritório, o que proporciona a convivência próxima com os colegas. Além de estabelecer laços de amizade, o elemento garante qualidade de vida, trabalho em equipe e, com isso, potencializa os ganhos da empresa em longo prazo.
Manutenção periódica
Independente do setor de atuação, toda empresa precisa contar com serviços de manutenção e reparos, tanto aplicados na infraestrutura como no maquinário da mesma.
A manutenção deve ser prática constante nas organizações, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos em operação, os componentes do produto não terão o mesmo padrão de qualidade que poderia oferecer se o equipamento não tivesse apresentado problemas.
Em equipamentos que atuam diretamente na integridade do humano, como o elevador, por exemplo, os reparos precisam ser ainda mais minuciosos. Afinal, ninguém gostaria de ficar preso dentro de um.
Além do mais, a interrupção do processo de um equipamento de elevação gera uma série de problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizada manutenção, assim como:
- Reclamações e perda de confiabilidade;
- Possíveis acidentes;
- Custos de reparos dos equipamentos;
- Aumento nos índices de acidentes de trabalho.
Por conta disso, grandes empresas pesquisam por Manutenção de Elevadores em SP, justamente para evitar gastos com troca de peças caras e, primordialmente, prevenir eventuais acidentes com os colaboradores da equipe.
Tipos de manutenção
Abaixo, segue os tipos de manutenção realizados a fim de diminuir e tratar possíveis falhas e avarias nos maquinários de uma empresa.
- Manutenção corretiva: tem como intuito recuperar a capacidade produtiva de um aparelho que tenha apresentado defeito de produção;
- Manutenção preventiva: significa assegurar sobre a ocorrência de um problema no processo, por meio da realização de algumas atividades preventivas;
- Manutenção preditiva: é realizada a partir da análise e acompanhamento de alguns aspectos e condições de equipamentos e instalações;
- Manutenção produtiva total: este tipo de manutenção atua muito além da forma de se fazer manutenção, pois é uma filosofia gerencial que atua na maneira organizacional e no comportamento de funcionários.
Brigada de incêndio
Tanto condomínios residenciais quanto comerciais necessitam montar e treinar uma equipe de brigada de incêndio, assim como foi mencionado no início do artigo.
A situação é exigida pela legislação e deve ser formada pelos próprios moradores e por empregados da empresa, sendo uma medida para evitar qualquer tipo de tragédia relacionada ao incêndio, bem como a explosão ou vazamento de gás e de outras situações que possam gerar focos de incêndio.
Os participantes da brigada, por sua vez, são responsáveis pelas ações a serem tomadas dentro do ramo empresarial. Geralmente, a equipe é formada pelos próprios funcionários e moradores do local.
Ambos devem ser treinados por um engenheiro de segurança devidamente qualificado ou por um bombeiro. O curso básico dura aproximadamente 3 horas e os brigadistas aprendem a manusear extintores, mangueiras de incêndio e os demais equipamentos de combate ao problema ao fenômeno.
Ante a essa realidade, o Corpo de Bombeiros alerta os moradores de condomínios e todas as empresas sobre a necessidade de participar da brigada de incêndio, conhecendo os aparelhos e fazendo o treinamento de primeiros socorros, que pode ser primordial para salvar vidas em caso de incêndio ou problemas mais graves.
Portanto, esses são os principais detalhes de uma empresa. O empreendedor que seguir essas dicas poderá contar com uma organização mais segura, moderna e produtiva.