Onde quer que ocupamos um lugar, é sempre bom procurarmos uma forma de deixar algum traço nosso pelo ambiente. Isso é importante, pois nos ajuda a nos familiarizamos melhor com o local e, de certa forma, trabalhar de maneira efetiva dentro dele.
Isso serve para locais de trabalho, salas de estar e, principalmente, quartos. Existem pequenos detalhes, que podem tornar qualquer ambiente mais próximo de quem nós somos.
A importância de pequenos detalhes para a decoração
Todo ambiente aonde vamos precisar ter algo, que o torne diferencial para nossa consciência, nosso senso comum, de sentirmo-nos pertencentes.
Alguns restaurantes, por exemplo, optam por decorações distintas que, de certo modo, deixam uma marca profunda na mente humana, para que assim, os clientes em potencial lembrem-se do estabelecimento.
Não somente isso, toda a decoração precisa ser capaz de alinhar consigo um grau de praticidade, também. Essa praticidade implica em algum tipo de benefício funcional.
Se formos nos aventurar em detalhes que passam despercebidos, mas que são capazes de atribuir algum benefício, podemos citar:
forro de gesso
Tido como um dos favoritos, por vários donos de estabelecimentos e imóveis. O gesso é principalmente usado como revestimento para paredes.
No geral, o gesso é a alternativa ideal, para todos que buscam formas de economizar na hora de construção e reformas.
A instalação desse material, tanto para o forro quanto para as paredes, é rápida e limpa, com pouca geração de resíduos, no fim.
Além disso, o gesso possui diversas formas de acabamentos e pode receber outros materiais por cima, como o azulejo. Os forros são considerados ótimos isolantes térmicos e possuem uma taxa de impermeabilidade altíssima.
Contudo, a aplicação desse material, deve ser feita somente na parte interna das casas, levando em consideração sua baixa resistência aos agentes naturais, como o Sol e a chuva.
No geral, podemos dizer que o gesso, juntamente com a alvenaria e a madeira, ganha a atenção por suas diversas capacidades e versatilidade.
Outro tipo interessante de uso para o gesso, é a utilização da sanca de gesso. Apesar de muitos considerarem forros e sancas como sendo iguais, é importante ressaltar que possuem suas diferenças.
Enquanto um pode ser visto como um rebaixamento para o teto, a sanca busca deixar o teto à mostra, por meio de aberturas que geram contornos.
Esse método é interesse pela possibilidade de posicionar luzes indiretas e, geralmente, é bastante empregado no meio comercial, uma vez que podem criar ambientes mais modernos e profissionais também.
Drywall
Outro tipo de decoração, agora para os que procuram mais praticidade e formas de inovar, é o uso do drywall.
Esse método veio ganhando destaque nos Estados Unidos e no Canadá, na última década. É uma parede feita de placas ou painéis, de gesso, extremamente leve.
Sua instalação é realizada por meio da colocação dessas peças em moldes de madeira. O grande diferencial dessa técnica, está por sua grande capacidade de isolar o som.
Então, é a escolha perfeita para os que buscam ambientes mais silenciosos e tranquilos. O drywall também permite que os proprietários inclinem-se ao uso de uma instalação elétrica mais ousada.
Podendo inovar e criar ambientes misteriosos, modernos ou mesmo elegantes. Para a decoração externa, é interessante optar pela calha moldura para beiral.
Que é instalada na parte externa das casas, no acabamento dos tetos, servindo para receber a água.
E guiá-la para um espaço, onde pode ser evacuada sem que ocorram infiltrações. Ademais, as calhas podem melhorar a estética externa de uma residência também.
uso de molduras
A moldura possui um papel interessante para os trabalhos dentro de uma casa. Podemos dizer que a moldura é responsável por gerar destaque para um determinado ponto.
Seja uma obra de arte ou uma inovação no acabamento. Um desses exemplos, está na moldura de gesso para teto, sendo colocada nos limites do teto.
Essa técnica, permite que o forro ou a sanca ganhem mais destaque. Inclusive, podem ser feitos em uma grande variedade de formas.
O que confere ao arquiteto, a possibilidade de criar ambientes exclusivos, como um teto triangular ou circular, por exemplo.
Essas particularidades são bem melhores compreendidas, quando é feita sua aplicação e aliar isso com uma iluminação distinta amplia, ainda mais, os resultados.
Como já foi dito, as obras de arte também podem ser ressaltadas. As molduras para gravuras têm essa função.
Para destacar aquela foto de família numa sala ou uma pintura importante, pode-se optar pelo uso desse objeto, cujo material varia, podendo ser de madeira, plástico, vidro, etc.