O design residencial é indispensável para a decoração e planejamento de espaços. É uma forma de tornar o espaço mais funcional e agradável, mas para alcançar resultados realmente eficazes, é importante sempre recorrer a profissionais especializados na área.
Em especial, quando se leva em consideração a diversidade de materiais e modelos que podem ser implementados nos ambientes.
As vantagens do granito
Há muito tempo o granito é aplicado para soluções mais variadas nos ambientes, tanto internos quanto externos. Afinal, o revestimento em granito se destaca pela resistência e a estética.
No entanto, naturalmente cada forma de uso reúne suas particularidades que precisam ser atendidas no que diz respeito a instalação e manutenção.
No caso de fachadas ou paredes, a fixação é realizada por meio de rejuntamento e argamassas, além do reforço com pinos metálicos.
É fundamental que o processo seja realizado de forma cautelosa e com materiais de qualidade, principalmente para se prevenir de manchas e dos efeitos da umidade.
Uma escolha muito comum e requisitada nas residências é a pia de granito, pois além da beleza, também apresenta resistência a produtos químicos que frequentemente são usados para higienizar a cozinha.
No que diz respeito à manutenção, interessante citar que é muito simples e pode ser realizada apenas com pano úmido com uma mistura de uma pequena quantidade de detergente neutro diluído em água.
Assim como no caso das paredes e fachadas, é indispensável que argamassa utilizada para instalar a pia seja adequada para junção de cubas e fixação nos suportes.
Quando o material é danificado, é preciso observar o custo-benefício entre a troca da peça inteira ou a manutenção somente do trecho acometido.
Os principais tipos de granito se diferenciam predominantemente pela cor, como os amarelos, esbranquiçados, esverdeados, avermelhados, entre outras possibilidades facilmente encontradas no mercado. No entanto, os tipos que mais se destacam para uso interno nas residências são o preto, marrom, cinza, branco e bege.
Os principais aspectos dos pisos laminados
Quando se trata de piso de madeira, uma alternativa que ganha grande destaque é o piso laminado, que basicamente é constituído de lâminas do material em comprimentos e larguras que podem variar, assim como a estampa decorativa artificial.
Naturalmente, há distinções entre os tipos de pisos laminados, por exemplo, os colados e os clicados.
A principal diferença envolve a forma de instalação, já que na opção colada é necessário o uso de presilhas de amarração, enquanto nainstalação de piso laminado de click o processo é mais simples e apresenta as seguintes vantagens:
- É possível restabelecer a rotina no cômodo no dia seguinte a instalação;
- Pode ser colocado em qualquer cômodo;
- Instalação limpa;
- Apresenta grande variedade textura e cor;
- Grande resistência.
No que diz respeito à limpeza do piso, o processo também apresenta praticidade, uma vez que a principal exigência é utilizar uma vassoura de cerdas macias ou até mesmo aspirador de pó. Além dessas opções, também existe a cera própria para laminados ou possibilidade de usar um pano umedecido com sabão neutro.
Qual é a diferença do guarda corpo e do corrimão?
Pode haver certa confusão em torno destes dois itens, mas o corrimão diz respeito a parte alta, usada como apoio na locomoção e é comumente encontrado em escadas e rampas.
O guarda-corpo, se refere a parte do suporte do corrimão, quando ele não está fixado na parede. Sendo assim, corresponde a parte conectada ao piso, que impede a passagem.
Ambos podem ser encontrados de diversos materiais, porém, o guarda corpo de vidro é muito buscado, não só pela questão estética, mas por ser disponibilizado em formatos de grande resistência, como o aramado e o laminado.
Já no caso do corrimão, esse item pode ser encontrado em alumínio, ferro, inox e madeira. A principal recomendação ligada ao corrimão de aluminio branco com vidro, é que seja evitado em locais litorâneos para evitar que enferrujem com facilidade, mas apesar desse fator, todas as opções requerem cuidados especiais e podem ser muito resistentes.
Componentes aparentemente simples nos locais podem ser cruciais para torná-los mais agradáveis. Um fator interessante neste contexto, é que ambientes aconchegantes e harmoniosos são capazes de promover o bem-estar e contribuir com a qualidade de vida. Por esse motivo que o design é muito requisitado para aprimorar os mais diversos tipos de locais.