As construções são muito importantes para o bom funcionamento da sociedade, afinal, são elas que permitem que as pessoas morem de forma digna e que os comércios se estabeleçam de forma sólida e eficaz, e por tanto, precisam de uma reforma.
Um dos projetos de construção que mais vem sendo buscados é a reforma apartamento antigo e também o investimento contínuo no que está sendo conhecido como redecoração, que consiste na troca de pinturas, revestimentos, móveis e objetos variados.
No entanto, que todos os aspectos da reforma sejam atendidos é preciso conhecer alguns serviços que podem estar dentro desse elemento, bem como saber como organizar uma obra, elaborando um bom planejamento levando em conta as inúmeras variáveis como:
- Tempo;
- Orçamento;
- Material;
- Mão de obra.
Assim, neste breve artigo abordaremos algumas metodologias empregadas em determinadas etapas de uma reforma, como a colocação de corrimão de ferro para escada interna, cuidado com os pisos de madeira e outros elementos pertinentes.
Entendendo a calafetação do piso de madeira
Os pisos de madeira são um dos mais estilosos e confortáveis pisos que existem, porém, por conta do seu material denso e natural é fundamental que de tempos em tempos todo o revestimento seja reformado, e uma das formas de fazer isso está no processo que conhecemos como calafetação de tacos.
Esse tipo de procedimento é feito com o intuito de fechar as brechas e frestas que estão entre as tábuas e tacos de madeira, permitindo que o assoalho fique totalmente uniforme.
Além do mais, este procedimento tem o intuito de proteger da infiltração da água, impedir a acumulação de poeira e o mais importante, inibe a proliferação de insetos e microrganismos.
O procedimento de calafetação de piso e madeira pode ser feito em qualquer lugar em que ele esteja instalado, seja em um escritorio residencial planejado ou em outro lugar.
O processo é feito por meio de lixamento, depois, limpeza da superfície e em seguida é passada uma massa onde é feito o preenchimento, que é então espalhada com uma aplicadora de massa ou espátula.
Assim, a calafetação ajuda a propiciar beleza e uniformidade no assoalho do piso de madeira.
As automações residenciais
Outro elemento que é iniciado e feito nas reformas é a instalação de sistemas de automação residencial.
Esse processo é feito junto aos projetos de reformas dos sistemas elétricos, afinal, serão colocados sensores, câmeras, auto falantes, enfim, uma série de equipamentos eletrônicos que permitem uma maior interação da casa.
Podemos definir que a automação residencial pelo celular, tablet ou computador é o uso da tecnologia para integrar as tarefas habituais da residência por meio do controle automatizado, que pode ser feita por meio de tablets e celulares.
Assim, a casa entra no que chamamos de smart houses ou casas inteligentes que vem sendo tendência ao redor do mundo.
Dicas para a reforma da casa
As reformas são procedimentos muito importantes, principalmente, porque atuam sobre uma estrutura que já está definida, e então existem uma série de reformas que podem ser feitas, desde as mais profundas, passando por mais leves, que estão resumidas em pintar paredes e trocar pisos.
As reformas mais profundas são aquelas que visam alterar de alguma maneira a estrutura da casa, ou seja, derrubar paredes, construir outras, diminuir ou aumentar determinados cômodos e também trocar fiação e encanamentos, melhorar a estrutura metalica telhado.
No entanto, para que tudo isto dê certo é necessário atenção em planejamento e também em cronogramas.
No planejamento toda a reforma é colocada sobre uma planilha e setorizada, ou seja, tudo o que deverá ser feito na obra é colocado em perspectiva, bem como os prazos para que tudo seja feito, principalmente, o quanto do orçamento será gasto.
Depois, tudo o que é preciso é cotado em diferentes fornecedores, para que o orçamento consiga estar dentro da linha, sem invadir o orçamento emergencial em caso de imprevistos. E depois é visto também a equipe que trabalhará com você.
Em seguida o cronograma da obra é definido que consiste em dar datas de começo e fim para cada etapa, assim, o controle da obra fica mais adequado, inclusive, dentro desse elemento é contado os prováveis imprevistos.
Somente seguindo esses passos e dando atenção à alguns elementos que falamos aqui é possível ter uma projeto bem executado e com muita segurança.