Seja uma pequena reforma residencial ou uma obra de proporções gigantescas de uma incorporadora imobiliária. A produção de resíduos sólidos da construção civil acontece e deve ser tratada de maneira adequada, inclusive quanto à legislação ambiental vigente em todo território nacional.
Visando a sustentabilidade que está sendo implementada nos mais variados setores de produção, como indústria, comércio e agronegócios, a construção civil é grande responsável por grande parte dos resíduos nos dias atuais.
Esse fato ocorre por causa da demanda sempre crescente pela procura de imóveis pela população. Nos grandes centros urbanos e nas cidades do interior as obras não param, e por isso mesmo o assunto deve ser tratado com seriedade e dedicação de todos os envolvidos.
Empresas especializadas dão destinação correta para resíduos
O encaminhamento para a indústria da transformação e reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil é responsabilidade de empresas que trabalham com o aluguel de caçambas de entulho, com a presença constante próxima a canteiros de obras.
Com a modernização de máquinas que recebem materiais diversificados da construção civil, muitos resíduos podem ser reaproveitados de alguma maneira em outros setores ou mesmo em outras obras.
Entre os produtos que podem ser encaminhados para a indústria de reciclagem podemos destacar:
- Concreto armado;
- Madeira de telhado;
- Portas e janelas;
- Restos de areia e pedra.
A partir do momento que uma construtora ou um gerente de obras chama o disk entulho, o material é direcionado a uma área pronta para a recepção de todo o material, onde ele é separado por tipo e qualidade.
A partir de então começam os processos de reciclagem, com finalidades diversas que podem ser destinadas para a criação de bloquetes de calçada, guias para jardinagem, placas de MDF proveniente da madeira, entre diversos outros produtos que voltam para o setor da construção civil.
Separação deve ser feita desde o princípio
Os profissionais que atuam no canteiro de obras precisam receber um treinamento para que o material seja aproveitado da melhor maneira possível. É fácil identificar o que é aproveitado e o que não tem solução imediata.
Dessa forma, são apresentados dois modelos de caçamba que devem ser de cores diferentes, para que o encaminhamento dos resíduos sejam direcionados de maneira correta, sendo um para entulho e outro para lixo comum.
Dentro da caçamba de entulho será encaminhado todos os resíduos que tratam desse material relacionado à construção civil.
Isso significa que agregados podem ser depositados ali e podem ser reciclados e transformados em sedimentos ou agregados com finalidade definida.
Muitos produtos utilizados em obras de alvenaria além da pedra e areia, podemos destacar a brita e a argamassa como materiais que são transformados em novos materiais.
Esse cuidado leva benefícios para a própria construção civil, tendo em vista que o custeio pode ser barateado a partir da reciclagem com produtos igualmente qualificados para o emprego em projetos imobiliários e outros setores da construção civil.
Para resíduos sólidos mais comuns, como o vidro, o alumínio, o papel, papelão e plástico, o encaminhamento pode ter como destino a caçamba de lixo, mas com tratamento reciclável da mesma forma.
Dedicação e empenho permite eficiência no trabalho
A gestão de uma obra nunca é uma tarefa fácil e corriqueira. Se seguir um planejamento adequado, é possível que os problemas sejam minimizados e as adaptações necessárias sejam empregadas com parcimônia e inteligência.
Além do profissional responsável, podendo ser um engenheiro ou um arquiteto, o acompanhamento de obras também deve ser feito pelo proprietário ou investidor.
Dessa forma, todos os trabalhadores perceberão que o empenho de cada um está sendo recompensado de forma justa, conforme o combinado.
Esse cuidado tem como objetivo identificar se há algum problema durante a realização da obra, o que pode refletir em perda de tempo ou material que é dispensado sem necessidade.
Principalmente, no final da obra, quando os detalhes chamam a atenção e muitas peças ficam expostas, é preciso ver de perto se o cimento branco queimado está sendo utilizado conforme o projeto indica, ou se as paredes estão com os azulejos devidamente alinhados e o piso posto com maestria e caimento adequado.
Mesmo com os gestores gerenciado todos os processos, o investidor, aquele que está depositando todo o capital em um projeto que pode render lucratividade no futuro, precisa verificar sempre o avanço, até a entrega das chaves.