A energia renovável tem sido muito mais utilizada nos últimos anos, isso porque ela traz diversos benefícios inovadores, principalmente no que tange ao meio ambiente, pois o modelo de produção mais usado atualmente (hidroelétrica e mecânica) pelas indústrias impactam de forma negativa a natureza.
Com essa necessidade das pessoas e das indústrias, o mercado tem se reinventado de forma espetacular para criar novos meio de fornecer energia, essas possibilidades são conhecidas como energia renovável e os dois métodos mais utilizados são: energia solar e eólica.
Ao decorrer deste artigo abordaremos a respeito de como funciona o uso da energia solar, processo que tem crescido de forma rápida no Brasil e no exterior.
Como funciona a captação de energia?
Geralmente a captação da energia solar é feita por um painel solar que é instalado – normalmente – no telhado do lugar, recebendo a maior parte dos raios e os reaproveitando.
O painel funciona por meio de células fotovoltaicas que possuem capacidade de transformar a energia vermelha em energia elétrica por meio de semicondutores e um sistema avançado de captação de energia.
A única coisa que pode atrapalhar a utilização do equipamento é a falta de luz solar em determinados períodos, porém, como o Brasil é um país tropical, são raras as cidades do país que possuem um tempo assim.
Além disso, os painéis armazenam energia em geradores que, dependendo da capacidade, podem abastecer uma casa por, em média, de 3 a 5 dias.
A partir de agora vamos entender um pouco melhor como é o uso de energias renovaveis para algumas aplicações especificas dentro de empresas e casas.
Energia solar para tomadas
O principal consumidor de energia dentro de qualquer lugar são as tomadas, e os painéis solares conseguem atender de forma muito eficaz essa necessidade, podendo ter fiação tanto 110 V quanto 220 V para responder a qualquer tipo de necessidade que as pessoas dentro do local possam ter.
Energia solar para torneiras
Em locais que sofrem com temporadas frias é comum se instalar um aquecedor para torneira para conseguir realizar todas as tarefas que envolvam a utilização de água.
Com o uso da energia solar é possível manter e otimizar esse processo, pois existem sistemas que podem direcionar luz solar para certos encanamentos e mantê-los quentes, fazendo com que qualquer água que circule ali dentro seja aquecida.
O aquecimento solar água tem se tornado muito comum para evitar problemas de circulação que podem ser causados nas pontas dos dedos por conta de resfriamento ao lavar a mão ou fazer determinadas tarefas cotidianas, como lavar louça ou roupa.
É a mesma placa utilizada para aquecer água e para tomadas?
Essa é uma pergunta muito comum e a resposta é não, a placa voltada para aquecer a água normalmente tem a parte estética diferente, sendo escura, e ela não transforma a energia solar em elétrica e a utiliza para aquecer a água.
A função principal dessa placa é transferir calor, ou seja, a temperatura recebida do sol é transmitido para a água por meio de condutores de calor e não de energia elétrica, sendo um sistema extremamente eficiente.
Manutenção de itens
Outro ponto que pode ser extremamente preocupante é a instalação e manutenção de itens que consomem energia solar, principalmente para equipamentos vitais no frio, como aquecedores e ar condicionado.
A manutenção dos painéis solares normalmente são simples, necessitando somente da troca de alguns semicondutores que pode ser feita de forma fácil.
O painel conta somente com alguns parafusos laterais que, após retirados, é possível ter acesso a parte de captação de energia, deixando muito fácil o seu conserto.
Manutenção de ar condicionado
Como já citado aqui, o ar condicionado é uma peça essencial em diversos locais, principalmente para indústrias, e existem muitos modelos de ar condicionado, entre eles podemos destacar:
- Ar Condicionado Janela;
- Ar Condicionado Hi-Wall;
- Ar Condicionado Portátil;
- Ar Condicionado Split;
- Ar Condicionado Duto.
Daremos uma atenção maior para o modelo split, isso porque, normalmente, necessita de manutenção na sua placa. A placa dele possui diversos tipos de componentes como diodos, resistores e catodos.
A substituição de peça precisa ser embasada por diversos testes em cada equipamento individualmente, só assim é possível fazer o Conserto de Placa de Ar Condicionado Split.