Na nova era da tecnologia, cada vez mais estão modernizando aparelhos para que fiquem mais seguros, principalmente utensílios domésticos e elétricos, que, se não forem bem instalados, podem acarretar em diversos problemas e incidentes.
Para garantir mais segurança e conforto nos objetos elétricos dentro de casa, foi-se modernizando as tomadas e fiações, pois, antigamente, havia grandes preocupações e problemas em relação a tomar muitos choques de alta potência.
O que é um sistema de aterramento?
O sistema de aterramento consiste, basicamente, em haver um pino a mais nos plugs e um terceiro furo nas tomadas novas, que se chama terra, no qual sua eletricidade elevada é descarregada na terra, deixando assim o aparelho mais confiável e seguro para o uso devido.
No plug convencional há um pino chamado de neutro, que tem um potencial zerado, e outro chamado de fase, onde a energia elétrica é conduzida por ele.
Todavia, existem fases na rede elétrica que podem comprometer a fiação da residência ou comércio, além do risco de segurança, que as pessoas do ambiente também podem estar levando.
Para diminuir essa eletricidade toda, o aterramento de mais um pino foi criado. Diferente do pino neutro que pode alterar sua energia, o pino de aterramento permanece sempre em zero.
Dessa forma, toda energia, diga-se “desnecessária”, para o funcionamento da fiação, é descartada e mandada para a terra.
O sistema consiste em uma viga presa na terra, como o para raio no telhado, conectada a um fio que passa por toda a residência, fazendo com que toda a energia em excesso seja descarregada na terra.
Geralmente, o plug dos computadores é o que mais tem o pino terra, porém por ser uma técnica nova de segurança para os cômodos e para a família, não são todas as tomadas que têm uma entrada a mais, desta forma, sendo um adaptador e transformador simples, com 2 pinos, não realizando seu trabalho de aterramento.
Por que realizar o aterramento?
Os benefícios do aterramento são vários, pois além de proteger os aparelhos elétricos para que não queimem, protege toda a casa, fiação e, além de tudo, as pessoas que circulam pelo local, não correndo o risco de ocorrerem choques elétricos e de ameaça à vida por alguma explosão causada por excesso de carga elétrica.
Em equipamentos que têm diferença de potencial entre eles, como um aparelho 127v e outro 220v, a corrente acaba afetando o aparelho com menos diferença, podendo ser danificado e não haver mais conserto.
Entre os benefícios da adequação da tensão, abaixo estão listados alguns:
- Segurança aos aparelhos;
- Segurança à casa;
- Segurança à família;
- Não há grandes custos;
- Fácil instalação;
- Material compacto.
O aterramento é extremamente necessário quando há excesso de carga elétrica, desviando toda essa sobra para a terra, para que não fique energia acumulada no aparelho.
A partir disso, para tudo ocorrer de forma devidamente certa, é muito importante ser instalado de forma adequada por um especialista na área.
Como é feito o fornecimento de energia?
O fornecimento de energia para aparelhos industriais varia, para isso, é necessário pesquisar e analisar qual é o mais adequado, para o tipo de uso e tipo de aparelho que há disponível.
O laudo ICMS está ligado a todas as coisas já citadas, pois na conta de energia ele está marcado em baixo, alertando que há um pequeno valor sendo cobrado por isso.
O ICMS, sigla para Imposto sobre Circulação e Mercadorias, é toda prestação de serviço feita no município ou pelo governo.
Por este motivo, sendo a empresa fornecedora de energia elétrica na região, cobra pelo ICMS em cada residência ou comércio, que utilizem sua energia para os devidos aparelhos eletrônicos.
Variando desse fornecedor, o imposto será cobrado menos ou mais, dependendo da proposta dessa empresa e o que ela fornece a seus clientes. Contudo esse valor não pode ser abusivo, deve ser controlado.
Em São Paulo, concentra-se o maior comércio eletrônico do país e, por esse motivo, está no topo do ranking de mais ICMS arrecadado no país.
Para uma maior segurança dos aparelhos e podendo ser isolado dos demais objetos, o cubículo de média tensão serve para comandar motores elétricos de baixa ou média tensão, como o nome já propõe.
Esse aparelho é extremamente necessário em locais com uma alta demanda de aparelhos de diversas cargas, dificultando que o aparelho queime. Além disso, a segurança de todos permanece intacta por sua alta tecnologia.
A partir das informações listadas acima, dá para se ter uma noção de como funciona o aterramento elétrico e que é recomendável por ser uma ótima medida de segurança à todos.