serviços

Na hora de organizar o ambiente de uma casa, apartamento ou mesmo espaço comercial, as preocupações de estética e funcionalidade em cada escolha são fundamentais.

Desta forma, é possível garantir não só beleza e identidade, mas também conforto, qualidade e funcionalidade na utilização do espaço.

A estética está associada à harmonia de formas e cores, em composições consideradas belas em determinado estilo. A funcionalidade, por outro lado, refere-se aos usos que podem ser fornecidos aos objetos, dependendo de seu design e implementação.

A consolidação de conceitos em projetos de construção ou reforma é mais fácil com a contratação de profissionais como arquitetos ou designers de interiores, além de uma confiável empresa de gestão de obras.

Os profissionais da área analisarão o espaço físico e considerarão as necessidades e expectativas do cliente. Assim, levará em conta não só a estética, mas também a funcionalidade que as soluções trazem para os moradores ou usuários.

Um projeto de design de interiores é essencial para que os espaços sejam organizados da melhor forma possível e acima de tudo pela personalidade, harmonia e qualidade.

Decoração ou design de interiores?

O design de interiores está intimamente associado ao desenvolvimento de projetos que visam a criação de espaços atrativos e tendo em conta a utilização de amenidades.

O desenvolvimento de um projeto decorativo envolve a seleção de móveis e objetos (como tapete de vinil em rolo, cortinas, almofadas, quadros, vasos e outros objetos) que se unem, criando um ambiente equilibrado, bonito e elegante.

O projeto de design de interiores é mais complicado, pois não leva em conta apenas a estética do local, baseia-se principalmente na relação harmoniosa entre o ambiente e as pessoas, o que pode torná-los confortáveis ​​e únicos.

O projeto de design de interiores foi, portanto, realizado por um profissional qualificado e experiente no mercado em busca da qualidade e do melhor aproveitamento do espaço, aliando estética e funcionalidade.

A escolha final é ideal para proprietários que desejam uma composição de elementos individuais, capazes de transmitir a sensação e otimizar a vivência de grandes experiências.

Etapas-chave de um projeto de design de interiores

Antes de planejar qualquer trabalho, os profissionais fazem uma pesquisa aprofundada sobre espaços físicos e edifícios. Eles devem também expor todas as ideias, dúvidas e desejos do proprietário.

Isso evita que os resultados não correspondam às expectativas. O projeto continua com as seguintes etapas:

  • Observação de fatores externos (localização, condições climáticas, etc);
  • Elaboração do orçamento com o cliente;
  • Planejamento de ambientes, móveis e acessórios;
  • Seleção de materiais, cores, acabamentos e outros detalhes;
  • Análise levando em conta disponibilidade de espaço, função e resultado.

Uma grande vantagem dos projetos de construção é que, em geral, os especialistas criam imagens 3D pré-construídas, permitindo a pré-visualização dos resultados de acordo com as preferências do cliente.

A lista de materiais também está organizada e pronta, assim como a tabela de custos, apontando os gastos para cada item selecionado, como dos móveis de fibra sintética área externa selecionados pelo cliente.

Por exemplo, quando se trata de contratar prestadores de serviços especializados, como arquitetos ou projetistas, costumam contar com uma mão de obra confiável. Isso agrega confiança em todo o processo e muito mais qualidade no resultado final.

Dicas para projetos bonitos e funcionais

Além de contratar profissionais para ajudar a fazer as melhores escolhas para os projetos, existem ótimas dicas para criar espaços atraentes, confortáveis ​​e capazes de servirem para várias ocasiões. São eles:

  • Integração espacial e determinação funcional do ambiente;
  • A iluminação indireta é mais confortável e valoriza o espaço;
  • Plantas de todos os tamanhos animam o ambiente;
  • A manutenção das áreas de circulação é sempre imprescindível;
  • Definir um esquema de cores para harmonia e praticidade;
  • Portas seccionais modernas, funcionais e otimizadas em termos de espaço;
  • Os espelhos são objetos decorativos convenientes e bonitos;
  • Invista em uma poltrona ou rede para conforto e beleza; 
  • Pense em instalações elétricas, bem como Ihm automação.

Por fim, existem ambientes bonitos, atraentes, confortáveis, funcionais e práticos, tudo em benefício dos usuários ou proprietários, que poderão usufruir de todas as vantagens implementadas na casa por causa do trabalho dos arquitetos e designers.

Também é válido ressaltar que o mais importante é deixar o lugar confortável para você e quem mais for morar naquele local. Ter um espaço otimizado apenas para a decoração não é vantajoso e pode até te incomodar a longo prazo.