Boa qualidade e segurança, são os primeiros passos na realização de uma construção civil. Seguido desses dois fatores vem a rapidez e o curto tempo para a conclusão da obra.
Esses são os focos primordiais na cabeça de um construtor. Claro que a arquitetura e outras coisas ligadas à área externa são muito preocupantes, mas, de fato, o principal é a construção.
Como fazer para levantar o que está no papel seguindo esses três parâmetros: qualidade, agilidade e segurança?
O uso de equipamentos é determinante para o alcance dessas 3 prioridades. Equipamentos de movimentação rápida e segura de cargas e pessoas são essenciais para bons índices de produtividade.
É fundamental fazer um direcionamento de logística dimensionando cuidadosamente o conjunto de equipamentos que serão necessários, partindo de um planejamento de longo prazo.
Verifique se o equipamento atende efetivamente às necessidades das obras. Por isso o investimento deve ser feito com cautela. Neste momento, o pensamento deve ser voltado somente à segurança e produtividade.
A compra destes equipamentos é quase que inviável, a não ser que você seja o dono de uma construtora, e ter essas máquinas para uso frequente acaba saindo como investimento.
Do mais, a alternativa é optar pelo o aluguel desses equipamentos. O aluguel é mais barato do que a compra e, geralmente, a locadora fornece a manutenção e o repasso delas.
Equipamentos essenciais para uma construção de grande porte
- Elevador de carga industrial: este equipamento contribui diretamente na aceleração da obra por permitir uma movimentação mais rápida de cargas pesadas. Ele poupa que os operários usem o esforço físico para transportar as cargas. Existem diferentes tipos de elevadores e a escolha é de acordo com custo e necessidade;
- Elevador de canecas: muito útil para o transporte de pós, grãos e granulados. Sua elevação é vertical e pode ter uma capacidade de altura de 40m;
- Elevador Cremalheira: funciona através de uma barra dentada, com sua engrenagem desenvolvida especialmente para esta barra. É uma das melhores opções para a construção civil, pois é desenhado para isso e, portanto, sua estrutura é pré-montada, economizando tempo no processo de montagem e desmontagem. Sua montagem requer 1 semana, de modo geral. Ele também tem uma capacidade maior do que o elevador cabo, levando até o dobro de pessoas. Todavia, seu preço é mais caro;
- Elevador de Cabo: é um Elevador de carga constituído por um guincho, uma cabina e uma torre. A movimentação da cabina é feita por um cabo de aço que, conforme sobe, vai enrolando, e conforme desce, vai desenrolando. Existem as cabinas semifechadas, que são utilizadas no transporte de materiais, e as fechadas, indicadas para transporte de pessoas, podendo ser empregadas no transporte de materiais, desde que não haja o transporte de ambos ao mesmo tempo – e é a opção mais barata;
- Plataforma Elevatória: ferramenta usada para o trabalho em altura, por isso são também conhecidas como plataformas aéreas, e existe para facilitar, de forma segura, o trabalho dos funcionários. Existem outros equipamentos para trabalho em alturas como os andaimes, por exemplo, mas essas plataformas apresentam mais versatilidade por proporcionarem maior mobilidade nas obras, agilizando o trabalho. Você encontra diferentes tipos de plataformas, como Plataforma tesoura, articulada, elétricas e a diesel;
- Guindastes: máquinas de grande porte que fica fixa ao chão, temporariamente, ou é montada em um veículo especialmente desenvolvido para ela durante o seu uso na obra. Ela serve para movimentar, erguer e baixar materiais pesados. Sua capacidade varia de acordo com cada equipamento;
- Guindauto: é um tipo de guindaste, também chamado de caminhão Munk. Esse tipo de caminhão é feito com sistema hidráulico e braço articulado com gancho que serve para fazer a carga e a descarga da própria caçamba. Mas seu uso não se limita somente a isso: ele movimenta grandes estruturas e equipamentos sofisticados. Seu uso vai desde uso florestal até a movimentação de contêineres, estruturas metálicas e de concreto, etc.
Lembre-se que logística bem estruturada para o uso desses equipamentos reduz custos inimagináveis.
O gerente não deve confiar somente no trabalho das máquinas, mas, sim, manter-se constantemente alerta em sua equipe, para confirmar se os passos dos projetos estão sendo cumpridos, se eles estão utilizando as máquinas conforme as instruções.
Por isso é importante que os encarregados também saibam o funcionamento dos equipamentos.