Os condomínios residenciais são projetos arquitetônicos que foram desenvolvidos para atender a alta demanda de pessoas que chegaram aos grandes centros urbanos e se depararam com a falta de espaço para todos.
As construtoras e incorporadoras construíram, primeiro, prédios e edifícios com diversos apartamentos por andar, e passaram a oferecer alguns serviços em um mesmo espaço. Isso inclui salões de festas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, piscinas e parquinhos.
Todo esse espaço é compartilhado pelos moradores, assim como os custos de manutenção e melhorias implementadas, como limpeza da área comum e segurança particular durante 24 horas por dia.
Os projetos se transformaram com o passar do tempo, com novas propostas, atendendo outras necessidades, mas com o compartilhamento de custos de alguns serviços essenciais que fazem parte da vida do cidadão.
Manutenção predial sob responsabilidade certa
A administração de um condomínio precisa ser realizada de maneira profissional, pois muitos prédios e edifícios contam com muitos moradores e usuários, com um espaço dividido por diferentes pessoas e que demanda muito serviço.
O mercado imobiliário tem à disposição empresas de condominios que cuidam de todos os processos administrativos, colocando à disposição profissionais como síndicos e zeladores, que ficam com diversas responsabilidades, como:
- Tempo disponível;
- Paciência com moradores;
- Organização;
- Supervisão de serviços.
Soma-se a isso a contratação de empresas que realizam o desenvolvimento e implementação de segurança patrimonial e limpeza das áreas comuns e sociais, além de jardinagem e limpeza da piscina, por exemplo.
O portão social e a entrada da garagem pode ser automatizada, com acesso por meio de controle remoto. Caso os equipamentos apresentem alguma falha, o conserto de motor de portão eletrônico deve ser reparado o mais breve possível.
Nesse momento o síndico deve pesquisar orçamentos e apresentar para os moradores do condomínio, para a divisão dos custos, já que o equipamento é de uso comum. Sem esse tipo de serviço, a convivência seria prejudicada, o que não é bom para ninguém.
Equipamentos de condomínios têm custo dividido
Da mesma forma que o custo para o conserto de qualquer equipamento de uso comum precisa ser compartilhado, a instalação da rede de proteção para quadra de futsal deve ser dividida entre todos.
Empresas especializadas oferecem produtos variados, que vão desde telas de arame entrelaçado até produtos desenvolvidos com tecido resistente para pontos específicos da quadra.
O mesmo fato ocorre quando os equipamentos da casa das máquinas da piscina apresenta algum defeito ou necessidade de atualização.
Os moradores devem se reunir junto com o síndico e verificar a necessidade de troca dos filtros ou da bomba dosadora de cloro, que permite a limpeza da água de maneira automatizada, sem a necessidade da intervenção do profissional responsável.
Tecnologia proporciona segurança para moradores
Um dos principais motivos para uma pessoa escolher alugar ou comprar um imóvel dentro de um condomínio é a segurança. A presença de guaritas e profissionais que fazem a ronda interna e externa produz uma sensação de alívio.
Com o desenvolvimento da tecnologia, muitos condomínios têm substituído a mão de obra presencial pela instalação de portaria virtual, com acesso a câmeras de circuito interno, uma central de inteligência integrada e profissionais que fazem a ronda nas imediações do condomínio.
A economia nesse tipo de serviço está na ausência de um porteiro fixo, que fica à disposição dos moradores a todo o tempo. Ainda assim, é possível estabelecer regras para o recebimento de produtos ou atendimento de visitantes ou profissionais terceirizados.
O investimento em cameras de segurança instaladas preço inclui no orçamento o projeto total, com equipamentos presentes em pontos estratégicos para garantir a segurança de todos os moradores e demais pessoas que estão no ambiente interno do condomínio.
Atualmente, diversas cidades possuem condomínios residenciais que atendem as necessidades da população como um local de moradia, mas a isso se somam bairros projetados, com serviços como escolas e hospitais, além de centros comerciais para atendimento aos moradores que vivem ao redor.
Para a população fica mais fácil ter acesso sem a necessidade de se locomover por grandes distâncias, enfrentando trânsito ou transporte público. Essas vantagens se sobrepõem às desvantagens, que são mínimas, mas necessárias.
Ainda assim, os moradores que optam em morar dentro de um condomínio sabem tudo que têm a disposição, dependendo do projeto e da área de lazer instalada.
Com a ajuda de uma administradora e de um síndico e a participação nas reuniões mensais entre os moradores, tudo funciona de maneira adequada.