Um gestor tem uma centena de assuntos à pensar para o bom funcionamento da empresa. Os tradicionais e já muito conhecidos, como o setor financeiro, de marketing, de recursos humanos são, com toda a certeza, importantíssimos para a devida realização do serviço da corporação, porém, não é só desses setores que uma empresa sobrevive.
Uma corporação com um intuito realmente profissional busca estar por dentro de todos os assuntos que acarretam em seu funcionamento.
E alguns destes assuntos passam, muitas vezes, despercebidos nos tradicionais centros de discussão de empreendedorismo e administração e, se não analisados com seriedade, podem acarretar em problemas futuros para a companhia.
Dado a isso, formulamos este texto com alguns assuntos importantes que devem fazer parte da análise dos líderes de sua empresa.
Por isso, aconselho que continue com sua leitura e saiba mais quais os assuntos que poucos são mencionados nas conversas de empresas.
Sistemas de hidrantes
O sistema de hidrantes é um tipo de modelo que se compõe de redes básicas de distribuição providas de pontos de hidrantes, que podem ser simples ou mesmo duplos, contendo:
- Abrigo metálico;
- Mangueira de incêndio;
- Válvula globo angular;
- Adaptadores;
- Esguichos sólidos ou reguláveis.
É um tipo de proteção ativa, que se compõe com o objetivo de conduzir e distribuir tomadas de água, com determinada pressão e vazão em uma edificação, para que assim fique assegurado o seu funcionamento por um determinado tempo.
A sua dita finalidade principal, é fornecer àqueles que circulam no ambiente, uma forma de combate para os princípios de incêndio no qual apenas a utilização dos tradicionais extintores se mostra um tanto insuficiente.
Por isso, a utilização do hidrantes, mangueiras e outros equipamentos que auxiliam em caso de acidentais incêndios.
Tratamento de efluentes
O tratamento de efluentes é o método realizado a fim de transformar efluentes derivados de indústrias ou empresas de construção civil.
Estes efluentes passam por um tipo de processamento biológico ou químico, que é realizado para que fazer a remoção de componentes que se encontram contaminados. Esse efluente posteriormente pode ser utilizado como, por exemplo, água de reuso.
As empresas de tratamento de efluentes retiram o material na entidade contratante e que deseja a realização do serviço, e transporta esses efluentes através de veículos especiais, que são levados até a empresa que realizará o processo de limpeza e descontaminação daquele material retirado da empresa de origem.
No local, que é denominado de Estação de Tratamento de Efluentes (ou simplesmente ete) é feito o serviço, que se dá de forma bem prática e com a devida segurança, já que possivelmente existam materiais tóxicos entre os resíduos, trazendo um risco com o manuseio inadequado ou por alguém sem a devida experiência .
Nas empresas que realizam esse tipo de serviço, é comum o recebimento de produtos diversos para que passem pelo processo de descontaminação, esses podem ser efluentes alcalinos, ácidos, produtos com graxa e óleo, tóxicos dos meios farmacêuticos, cosméticos, alimentícios e etc.
A descontaminação é realizada com equipamentos de alta tecnologia inclusive na armazenagem, transporte e análise para que o serviço se dê com qualidade e segurança.
Para empresa que, no seu meio de produção, geram algum tipo de resíduo resultante dos itens produzidos, esse tipo é mais que essencial, a fim de preservar o meio ambiente e evitar multas ou processos ambientais pela ocorrência de descartes inadequados.
Manutenção em tubulação de gás
Logicamente, ao se ter sistemas de gás tubulado é necessário um cuidado constante com ele. Por isso a importância da realização da Manutenção tubulação de gás para que haja a certificação e possíveis reparos no sistema de tubulação, a fim de garantir um ambiente com segurança e qualidade de trabalho aos funcionários
Deve-se realizá-la de forma preventiva e avaliar as conexões, prumadas, material que compõe os tubos e etc. Normas previamente definidas, estipulam que os materiais a serem utilizados devem ser de aço galvanizado, cobre, alumínio ou outro tipo de componente que realmente seja resistente.
Assim que realizada a manutenção, a empresa está preparada para se sujeitar ao teste de estanqueidade e obter o determinado laudo que comprovará o real estado dos itens ali presentes e testados.
Enfim, esses são alguns temas que não são tão discutidos no ambiente empresarial, porém, são altamente importantes para a manutenção da qualidade de trabalho e segurança da companhia.