A confluência populacional para os grandes centros urbanos provocou uma alteração no cenário das cidades, permitindo que construtoras e incorporadoras invistissem em condomínios dos mais variados modelos.
Atendendo a um público diversificado, pessoas passaram a procurar desde pequenos apartamentos para moradia temporária, como república de estudantes, até casas completas para a recepção de famílias formadas por pais, mães, avós e avôs, filhos e animais de estimação.
Dependendo da composição familiar, os empreendimentos imobiliários atendem de forma eficiente moradores, sob o aspecto de conforto e segurança. Muitos condomínios residenciais passaram a fazer parte da realidade da população, com complexos prediais atendendo centenas de famílias em uma mesma localidade.
Para atender todas as pessoas interessadas em viver bem, as imediações devem apresentar equipamentos públicos e particulares que justifiquem a escolha. Por isso as construtoras e incorporadoras destacam a presença de:
- Transporte público;
- Escolas públicas e particulares;
- Equipamentos de saúde;
- Estabelecimentos comerciais.
Para os moradores, a escolha por um imóvel depende da acessibilidade, como as ruas e avenidas que facilitam a locomoção para o local de trabalho.
No imóvel escolhido, devem ser aplicadas algumas reformas e alterações que promovam o conforto e o bem-estar, personalizando os ambientes de acordo com a cultura e o bom gosto empregado na decoração ambiente.
Equipamentos reforçam segurança nos condomínios
Os condomínios residenciais devem estar preparados para que as áreas externas e de livre circulação sejam adaptadas para garantir a segurança dos moradores no dia a dia.
No espaço reservado para a passagem e estacionamento de veículos, é preciso empregar a lombada para condomínio, além de uma sinalização indicando a velocidade máxima permitida no espaço interno.
Esse cuidado é uma obrigatoriedade que deve ser instalada desde o princípio, para que a segurança dos moradores seja reforçada. A construção de um passeio para os pedestres também deve fazer parte do projeto estrutural do condomínio.
Para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, ou mesmo com problemas de visão, a aplicação de piso tátil de borracha 25×25 cm por toda a extensão de calçadas e passeios atende às normas regulamentadoras da construção civil.
Elemento limita umidade no banheiro
Na área particular residencial, as alterações devem proporcionar aconchego e organização espacial, para que os moradores possam usufruir ao máximo enquanto estão dentro de casa ou de um apartamento.
Para evitar que a umidade tome conta de todo o espaço, a instalação de um box de banheiro fume limita que a água do chuveiro fique espalhada por todos os lados. Além disso, proporciona uma área reservada para o banho.
Acessórios permitem mudança visual e proteção nos condomínios
Outros ambientes residenciais recebem acessórios e materiais que permitem garantir a segurança de animais domésticos e evita a entrada de insetos indesejados, como pernilongos, mosquitos e baratas.
De acordo com o tipo da tela de proteção nas janelas, é possível impedir a passagem dos animais de estimação, principalmente quem gosta de gatos, que são ágeis e podem alcançar lugares altos.
Essa instalação deve ser realizada por uma empresa especializada, pois demanda equipamentos apropriados e, se for empregado em um prédio, pode ser necessário o uso de estruturas de trabalho em altura, que precisa ser aprovada pelo síndico ou pela administradora do condomínio.
O visual não é prejudicado, e pode ser ainda mais valorizado conforme a escolha das cores de tinta para cozinha, que pode ser combinada com os móveis e eletrodomésticos. Essa alteração é particular e não demanda aprovação prévia.
É preciso que os serviços sejam realizados de acordo com o estatuto do condomínio, evitando problemas com os vizinhos por causa de barulho fora do horário estabelecido.
Ambiente de trabalho dentro da residência
As mudanças empregadas em muitas profissões têm proporcionado uma alteração na montagem estrutural de uma residência. Ambientes dedicados a um escritório para trabalho em casa, também conhecido como home office, são construídos de acordo com as necessidades dos profissionais.
Há espaços que contam apenas com uma escrivaninha, computador e periféricos, telefone e acesso à internet. Com as possibilidades que a tecnologia oferece, é possível realizar diferentes trabalhos.
Profissionais que atuam na área de contabilidade, advocacia, escritórios, consultores de empresa, entre outros serviços que não dependem da presença constante em um local específico podem contar com um escritório residencial para a realização dos serviços.
As adaptações podem se estender para um espaço maior, com a instalação de uma mesa de reuniao e a possibilidade de receber clientes presencialmente.
Tudo é válido dentro da ocupação de uma residência. Os espaços podem ser adaptados conforme as necessidades dos moradores.
As reformas realizadas em um ambiente particular devem ser realizadas de acordo com as possibilidades, respeitando a estrutura de sustentação, garantindo o conforto e a segurança de todos.