construções

Realizar construções é uma demanda demorada, pois possui diversas etapas, sendo que cada etapa tem seu próprio desenvolvimento, que pode correr muito bem, como podem haver percalços, dificultando assim o andamento da obra e atrasando, muitas vezes, o cronograma da construção.

Mas, quando falamos de telhados, estamos falando de uma das fases finais da obra, que sempre são pensadas de forma a garantir a qualidade da cobertura. Assim, são analisados em diferentes tipos de materiais que podem ser usados juntamente com as telhas para dar um acabamento satisfatório.

Então, aparecem os materiais que chamamos de isolantes térmicos. Esses isolantes são materiais que são aplicados junto ao telhado – que visam o conforto térmico da cobertura.

Existem algumas opções no mercado que colocam o isolamento já acoplado as telhas, como é o caso das telhas de formato termo acustico, que são chamadas também de telhas sanduíche.

Entretanto, o isolamento de uma casa deve ser sempre pensado de acordo com sua demanda, dessa forma, deve-se investir em materiais e pessoal de qualidade para fazer a aplicação do isolante térmico, que pode ser desde uma manta termica asfáltica, até mesmo a aplicação de poliuretano em spray.

O isolamento dos telhados é muito procurado por pessoas que são preocupadas com o meio ambiente, ou em construções que precisam de certificação, pois, o isolante permite que a casa se torne mais fresca, evitando assim o uso de ar condicionado e outros elementos que podem causar o aumento do consumo de energia elétrica.

Para o escolher o isolante térmico, é necessário levar alguns pontos em consideração, como:

  • Temperatura externa e interna desejada;
  • Tipo de telhado e de engradamento;
  • Existência de forro de madeira ou laje;
  • Ambiente residencial ou industrial.

Tipos de materiais isolantes

Como foi dito, existem inúmeras formas de escolher o isolante térmico para telhado de forma adequada, pois há inúmeros tipos, porém assim como os produtos impermeabilizante para laje, os isolantes devem corresponder a algumas características para que a sua aplicação seja eficiente.

Por isso na hora da escolha do isolante térmico deve-se levar em consideração diversos fatores, como os já citados. Dessa forma, o proprietário evita problemas e dores de cabeça futuras.

Tendo essas informações em mãos, um profissional já consegue indicar para você se o isolante será um lençol de borracha ou a aplicação de outros tipos de materiais.

Sempre é importante lembrar que o melhor isolante térmico vai ser aquele for escolhido em parceria com um profissional qualificado, pois só assim o material escolhido poderá corresponder com as atividades que a empresa vai oferecer.

Dessa forma, existem diversos tipos de materiais, porém é ideal aquele que o técnico escolher. São tipos de isolantes térmicos:

  • Lã de rocha;
  • Fibra cerâmica;
  • Silicato de cálcio;
  • Poliestireno expandido;
  • Poliuretano.

Forro mineral e as características

Além dos revestimentos externos, nós temos por exemplo alguns materiais que auxiliam o meio ambiente e o ambiente no cotidiano, um exemplo disso é o forro mineral.

O forro mineral nada mais é que uma placa de fibra mineral, que é feita por meio de uma mistura de variadas substâncias, como por exemplo, areia, lã de rocha e vidro reciclado.

Esses materiais não prejudicam o meio ambiente, nem a saúde. O acabamento desse material é quase sempre feito com placas, cobertas com uma camada de prime em ambos os lados, e são pintadas dos dois lados com tinta acrílica branca, sendo que todos os materiais usados são naturais e solventes.

O forro mineral ajuda na diminuição de ruídos externos, como sons indesejáveis e, principalmente, atua na melhora da reflexão da luz, de modo a não comprometer diretamente o estilo arquitetônico do local – garantindo ótimas construções.

Atende também aos padrões anti-incêndio e evita de forma eficiente a propagação da chama, e também evita o desenvolvimento de fumaça tóxica, causada pela consumação das placas.

As placas de fibra mineral se apresentam sempre em módulos, esses módulos possuem uma grande resistência mecânica, isso por causa da sua alta densidade e também compactação, que é capaz de proporcionar índices de quebra em borda de placa muito menor quando este é transportado ou instalado.

As placas de fibra mineral são importantes para o isolamento térmico do prédio, afinal, auxiliam no sistema de resfriamento tornando o ambiente mais agradável.

Vemos então que o isolamento térmico é muito importante para que as construções dos prédios e residências tenham um desenvolvimento mais sustentável, e o isolamento também garante a resistência dos telhados e sua maior durabilidade.