A busca por equipamentos e procedimentos para a segurança em condomínios vem sendo frequentemente adotada por síndicos e condôminos.
De fato, a segurança ainda depende do trabalho em conjunto por parte da administradora do condomínio, funcionários e moradores para ser efetiva.
Acompanhe a leitura deste artigo e saiba quais são os principais artigos que poderão garantir maior proteção para os residentes e trabalhadores do espaço residencial.
Sistemas e dispositivos de segurança em condomínios
A segurança em condomínios só se faz efetiva quando conta com sistema de segurança para casas e equipamentos similares.
Desse modo, o síndico deve dar prioridade para aqueles que realmente protegerão os moradores do condomínio.
Dentre os que são considerados indispensáveis, é possível mencionar:
- Cerca elétrica;
- Proteção perimetral;
- Circuito fechado de TV;
- Rondas noturnas;
- Sistema de comunicação entre os prédios.
Nessa lista, ainda é possível acrescentar itens de monitoramento de 24 horas, como uma central de alarme com botão de pânico silencioso e seguro condomínio com cobertura para incidentes de segurança.
São esses equipamentos e sistemas que testificam a proteção dos residentes.
Setor administrativo
A administração do condomínio é responsável pela adoção de procedimentos de segurança no que diz respeito às pessoas, à gestão financeira para condomínios e à infraestrutura.
Assim, ter um cadastro geral sobre os condôminos e moradores, como dados pessoais, dos veículos e parentes mais próximos é fundamental.
Sobre a infraestrutura do condomínio, a atenção deve estar voltada sobre a iluminação das entradas.
Além das dependências externas, manutenção dos equipamentos de segurança e funcionamento dos portões da garagem e portas de entrada.
Os funcionários na segurança em condomínios
O foco deste tópico está diretamente no porteiro, que tem participação ativa e direta com os visitantes, prestadores de serviços e entregadores.
Esse profissional deve estar atento à respeito das autorizações dos moradores para a entrada de terceiros.
O mesmo é válido para o recebimento de encomendas e identificação de prestadores de serviço.
Ademais, o porteiro também se responsabiliza quanto às entradas e saídas dos residentes, abrindo o portão somente após verificação.
Papel dos condôminos
Além de estar atento a respeito do aluguel de casa do condomínio, esse profissional pode cooperar com os demais procedimentos de segurança e compreendê-los.
Identificar a postura dos demais funcionários que estão lidando com os visitantes, entregadores e prestadores de serviço, faz parte de uma postura adequada.
Nessa mesma linha, os condôminos têm a obrigação de colaborar quando a administração do condomínio começar a instalação ou reparação dos equipamentos.