A área externa muitas vezes pode ser a última coisa a se pensar durante uma construção ou até mesmo uma reforma, mas é tão importante quanto planejar uma sala ou cozinha. Ela pode ser um jardim, uma varanda, um terraço ao ar livre ou coberto, ou até mesmo uma garagem.
Costuma ser um ambiente para relaxar, com muita ventilação e luminosidade, o que com certeza trará mais aconchego para o lar.
Opções para jardim
O jardim costuma ser o lugar de contato com a natureza dentro de casa. Por isso, aqui vão algumas dicas de elementos que ajudarão a tornar esse espaço ainda mais acolhedor,
Uma ótima opção para o revestimento, por exemplo, é o deck de madeira. Com diferentes cores e texturas, traz um ar mais sofisticado ao ambiente.
Além de versátil, elegante e prático, é uma alternativa mais segura, sendo menos escorregadio que pisos convencionais, como pedras e porcelanato, por exemplo.
Um dos pontos positivos é que não requer muito esforço para limpar e não precisa de manutenção frequente. Pode ser utilizado de diferentes maneiras, seja em todo o espaço ou em pontos específicos, como em volta da piscina, escada, passarela ou até mesmo entre os famosos e clássicos seixos para jardim.
Até pouco tempo atrás, a churrasqueira era mais usada no modelo clássico, feita de tijolos vermelhos. Hoje, é possível fazê-la em diferentes materiais, como alvenaria, alumínio ou até mesmo azulejo, o que acaba facilitando no momento da higienização.
Mesmo sendo uma área externa, é importante que tenha alguma parte coberta para que o espaço seja aproveitado também em dias de chuva.
Nesse ambiente pode haver uma churrasqueira gourmet, por exemplo, para reunir família e amigos, e até mesmo servir como uma continuação da cozinha, transformando-a em um ambiente mais descontraído e arejado.
Também existe a opção de uma churrasqueira que não se aproprie do ambiente, podendo ser utilizada em diferentes ocasiões. As churrasqueiras portáteis são disponibilizadas em diferentes tamanhos, cores e formatos.
Sendo assim, é uma ótima opção para apartamentos e áreas externas menores que não comportam uma churrasqueira tradicional.
O jardim vertical vem se tornando recorrente principalmente em grandes cidades . É possível encontrá-los em grandes edifícios e até mesmo em lugares fechados, como restaurantes.
Disponibilizado em diferentes formatos, é quase sempre acompanhado de um deck de madeira preço acessível para todos os bolsos. Sua composição pode ser em vasos com plantas ou sementes suspensos em uma parede.
É possível encontrar diversos modelos com estruturas já prontas em mercados ou lojas específicas de jardinagem, onde só é necessário cultivá-lo.
Uma opção onde é possível obter um retorno rápido e saudável, é ter sua própria plantação de hortaliças. Ter uma horta traz diversos benefícios à saúde, além de ser um estilo de vida sustentável, contribui para a produção local e ingestão de alimentos sadios.
Como tornar o ambiente mais aconchegante
A decoração é uma característica indispensável para que o local seja mais prazeroso, já que é ela quem dará a característica desejada ao ambiente. Almofadas, plantas e vasos são itens imprescindíveis para a área externa.
Cores em tom pastel transmitem mais tranquilidade que cores vibrantes. Se deseja um ambiente mais divertido, papeis de parede com desenhos variados e azulejos coloridos fazem com que o ambiente fique mais moderno.
Combine-os com elementos de cores mais vibrantes, como amarelo, vermelho e laranja. Explore essas cores nos acessórios decorativos, como por exemplo:
- Poltronas e almofadas;
- Espreguiçadeiras;
- Redes e balanços, que ajudam a tornam o ambiente mais relaxante;
- Utilize mobiliário adequado para áreas externas como banco de jardim, que podem fugir do modelo tradicional e ser colorido.
Iluminação
Apesar de ser um ambiente externo, a iluminação é um fator importante para que se possa aproveitar o espaço durante a noite também. Pendentes e luminárias estão em alta, além de auxiliar na parte decorativa da área.
As luzes de led fazem com que o consumo de energia seja reduzido, gerando benefícios ao meio ambiente e tendo maior durabilidade.
Se o intuito do espaço é ser um lugar relaxante, pode-se apostar em decorações minimalistas, dando ênfase às plantas e tons neutros, como bege, verde e branco.
Itens artesanais feitos com materiais naturais como cortiça, palha e capim dourado são simples, ao mesmo tempo que transmitem sofisticação.