Realizar uma construção nunca é fácil. São muitos detalhes e pontos importantes que não podem ser esquecidos. É claro que profissionais da área sabem de todos eles.
Porém, é ideal que saibamos, também, para acompanhar o passo a passo. Por causa disso, uma das partes mais importantes de uma obra são as coberturas e as lajes, você sabia?
Pois é. Elas fazem toda a diferença. Inclusive, todas essas estruturas que ficam no alto de uma residência ou de um prédio têm usabilidades e vantagens essenciais. Quer saber mais sobre isso? Continue acompanhando este texto.
Vantagens de ter uma laje
Quando falamos em laje, a primeira coisa que nos vem à cabeça é aquela parte de cima de uma casa onde as pessoas podem ficar tomando sol. Mas, na verdade, laje é muito mais do que isso.
Isso, porque a função das lajes é distribuir o peso e a pressão da estrutura para as vigas e pilares da casa. Ou seja, não necessariamente ela é utilizada como um local de lazer.
Assim, tanto a laje maciça quanto a laje pre fabricada são essenciais para que o ambiente se mantenha de pé. Inclusive, desses dois tipos, a mais comum é a laje pré moldada. Porém, a laje maciça também oferece diversas vantagens, como:
- Isolamento acústico e térmico;
- Grande resistência;
- Possibilidade de personalização;
- Grande durabilidade.
Dessa forma, por ser feita de concreto, acaba sendo muito resistente. Isso garante mais segurança para a residência.
Por outro lado, a laje pré moldada preço é mais barata e é muito mais fácil de ser instalada. Sua produção é feita por encaixe, o que também aumenta a rapidez na finalização da construção. Isso, porque elas já chegam prontas na obra.
As vigas são posicionadas de maneira paralela e, após isso, a laje é encaixada na parte de cima. Vigotas e vergalhões são instalados após essa etapa, para que a construção seja fortalecida.
Ambas as formas de colocar a laje são indicadas. O que vai fazer a diferença é a qualidade da instalação e o projeto do arquiteto. Por causa disso, é fundamental que sejam contratados profissionais especialistas e de qualidade.
A importância das telhas de qualidade
Mas não basta que a laje seja instalada com qualidade e atenção se as telhas utilizadas não forem boas o suficiente. Assim, a primeira questão é que elas tenham sido feitas por uma perfiladeira de telhas adequada.
Não é segredo para ninguém que os telhados são um dos pontos mais importantes de uma residência ou de um ambiente comercial. Isso, porque são eles que oferecem, de fato, a proteção para o local.
Chuvas, ventanias e raios são impedidos por eles. Sendo assim, é fundamental que as telhas também sejam de qualidade.
Elas precisam ser feitas de materiais resistentes e duráveis, para que não sofram danos irreversíveis. É claro que também precisam de manutenções. Porém, quanto mais fortes e bem feitas forem, melhor.
Inclusive, existem diversos tipos de telhas. As telhas de cerâmica são as mais comuns nos lares brasileiros. Além de terem um ótimo custo-benefício, são resistentes, duráveis e bonitas. São diversos subgrupos dessas telhas. Alguns deles são:
- Telhas mediterrâneas;
- Telhas romanas;
- Telhas portuguesas;
- Telhas de cerâmica esmaltada.
Mas não é só a qualidade da telha que fará diferença no fortalecimento do telhado. A calha para telhado também tem uma forte influência nisso. Dessa forma, é necessário que se escolha corretamente a empresa de calhas e rufos que atenderá a construção.
As calhas e rufos são materiais que auxiliam muito quando o assunto é a chuva. Isso, porque eles têm a função de fazer com que a água escorra de maneira correta e não danifique a estrutura como um todo. Infiltrações, manchas e bolores são evitados com a instalação correta desses itens.
Normalmente, as calhas e os rufos são instalados juntos. As calhas servem para fazer com que a água da chuva percorra determinado caminho e os rufos servem para proteger as paredes. Em razão disso, é necessário investir muito nesses materiais.
A manutenção desses equipamentos também é fundamental para que sua função continue sendo feita com sucesso. Limpar os acúmulos de folhas e sujeiras evita entupimentos, por exemplo.
Por fim, o que fica claro é que lajes, telhas e calhas são essenciais para a proteção e a estrutura das edificações.