Construir é um processo que envolve muitas etapas e materiais, e todas elas são fundamentais para que o projeto que foi elaborado por profissional da arquitetura seja bem executado e que os que encomendaram o projeto se sintam realizados com o resultado.
Essas etapas da construção são variados que vão dos processo burocráticos, processos de compra de materiais e por fim os operacionais.
Esses podem ser tanto de uma reforma que envolve instalação de banco de capacitores em baixa tensão como casas que iniciam do zero, indo das fundações até o acabamento.
Por isso, que ao abordar uma obra muitos pontos devem ser levados em consideração, e no recorte para esse texto, trataremos sobre o licenciamento ambiental e alguns processos de análise do espaço.
Ambos garantem que haja menos impacto ao ambiente durante a construção, e alguns tipos de materiais de construção como a compra de metro cubico de areia grossa preço e assuntos relacionados.
O laudo ambiental nas construções
Em algumas construções, por conta da sua natureza onde de onde será construída precisa de laudo ambiental para que a construção seja autorizada.
O licenciamento consiste na verificação das atividades e do projeto com o intuito de aprovar ou não a:
- Instalação;
- Ampliação;
- Operação;
- Procedimentos.
De uma obra ou de outro processo, seja ele relacionado a agricultura, pesca, mineração ou indústria.
A licença também evita multas ao empreendimento, o que pode ser vantajoso, principalmente, para otimizar o orçamento e deixá-lo livre para compra de areia grossa preço, máquinas e outros componentes.
O licenciamento retrata a condição ambiental da área onde será realizado a construção por meio de muitos processos como investigação de solo, água subterrânea, e em alguns casos até o dar.
O laudo além de verificar as condições também aponta algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a contaminação da área.
A ordem da elaboração do laudo ambiental é a avaliação preliminar da área, investigação confirmatório dos aspectos descobertos, investigação de prováveis problemas, estudo de análise de risco a saúde.
Os materiais de construção
Feito o laudo ambiental e autorizada a construção é importante que a obra tenha um orçamento para os materiais para construção.
Esses materiais podem ser encontrados em loja de roçadeira ou de material de construção e são os insumos para que o projeto seja executado.
Os materiais podem ser diversos, tanto os naturais que podem ser encontrados na natureza, como a pedra, a água, a areia ou que então podem ser fabricados em processos químicos ou físicos, como o cimento, as tábuas de madeira, portas, tubos, conexões e muitos outros.
Os insumos da construção para serem comprados de forma adequada precisam passar por uma pesquisa de preço areia grossa, cimento, concreto, para que tudo caiba dentro do orçamento de forma adequada e correta.
A função dos materiais de construção permitem que haja uma classificação que permite a definição dos materiais de forma mais adequada.
A primeira são os insumos que tem como objetivo a vedação e fechamento dos ambientes, entram nessa classificação os tijolos, portas, janelas e outros componentes relacionados.
O segundo grupo está relacionado aos materiais que tem a função de proteção e que ajudam na durabilidade do projeto, é ocaso dos pisos, revestimentos, tintas que protegem as paredes e pisos.
Também se encaixam aqui materiais de sistemas elétricos que permitem a instalação de banco de capacitores e de sistemas hidráulicos.
O terceiro grupo são os responsáveis pela parte estrutural da construção. São as armações de aço, concretos e as estruturas metálicas. Tendo tudo isto em mente falaremos sobre alguns dos materiais mais usados dentro da construção.
1. Cimento
É um tipo de aglomerante ativo que é feito por meio do cozimento dos chamados calcários naturais e artificiais.
São usados na construção civil em grande escala por também compor a produção do concreto.
2. Areia como parte dos materiais
A areia é um material natural que consiste em um agregado miúdo resultante da fragmentação de rochas específicas, como:
- O basalto;
- O quartzo;
- Sílica;
- Calcário;
- Granito;
- Gnaisse.
Dependendo de onde ela será usada pode ter granulometria diferenciadas, podendo ser classificada como areia fina, média ou grossa.
3. Pedra brita
É um tipo de agregado graúdo que é resultado das fragmentações mecânicas de rochas como granito, basalto, gnaisse, calcário e assim como a areia tem diferentes granulometrias.
Portanto, uma construção é composta de muitos aspectos, que vão do desenvolvimento burocrático, passando pela escolha dos materiais e por fim executando tudo de forma adequada e correta.