Uma fábrica precisa ser construída com os materiais mais resistentes do mercado, afinal ela irá trabalhar com diversas peças, maquinários pesados e normalmente com produções em larga escala, suprindo diversas indústrias e comércios.
Durante este artigo iremos abordar o uso de diversos equipamentos e materiais que são necessários durante a construção de uma fábrica, abordaremos diversos equipamentos extremamente resistentes e que, se implementados, não darão “dor de cabeça” com manutenções constantes, etc.
Mas vale ressaltar que cada peça que será utilizada deverá ser estudada e escolhida de forma estratégica, afinal cada construção exige uma peça ou uma demanda específica.
Estruturas metálicas: a base da construção
Uma estrutura metalica proporciona a segurança que qualquer fábrica necessita, isso se deve ao metal ser uma liga extremamente resistente que pode resistir a pressões mecânicas e também aguentar demais estruturas que vierem por cima de forma extremamente firme, rígida e segura.
Existem diversos modelos dessas estruturas que podem ser utilizadas, podendo fazer parte da base das paredes, do chão, da fundação e do teto, ou pode ser somente a estrutura que irá sustentar o telhado.
Independente da escolha para a aplicação dessa estrutura, com certeza ela irá ser muito eficiente e não necessitará de manutenções constantes.
A principal aplicação em fábricas são nas estruturas metálicas para coberturas, pois o interior das fábricas, normalmente, são uns espaços abertos para aportar maquinários e outras grandes estruturas.
O modelo mais apropriado para fábricas são as coberturas de modelo tesoura, que conta com diversas formas de aplicação, por exemplo podemos citar:
- Tesoura simples;
- Tesoura com tirante e escoras;
- Tesoura com lanternim;
- Tesoura sem linha;
- Tesoura de mansarda.
A aplicação de cada modelo irá depender muito da telha que ela deverá sustentar, levando em conta o peso, a resistência e a forma de prender na estrutura.
Ademais é importante entender a geografia do local, se ventar muito telhas e estruturas devem ser fixadas de forma mais segura, assim como as telhas devem ter sistema corta-vento.
Itens complementares para a estrutura
Além da estrutura principal, existem diversos outros itens que podem complementar a estrutura, trazendo benefícios na circulação do ar, na estética, na filtragem de água, etc. Veremos agora quais são esses equipamentos, suas funcionalidades, principais características e algumas curiosidades.
Brise
Existem muitos modelos de brise no mercado, mas vamos dar foco no modelo brise asa de avião pois é o mais aplicado em grandes fábricas.
A principal característica desse produto é por ser retrátil, podendo ser articulado em qualquer hora do dia, proporcionando maior ou menor entrada de luz natural, sem interferir na entrada de vento.
Alguns dos modelos também contam com revestimento termoacústico que proporciona o isolamento do som e da temperatura, que pode gerar economia de energia elétrica e o benefício do barulho de grandes máquinas não interferirem nas áreas mais gerenciais da fábrica.
Calha galvalume
A calha galvalume é composta por 3 substâncias combinadas: alumínio, zinco e silício. Essa combinação é perfeita para a calha que tem como função realizar o direcionamento de toda a água que é direcionada da chuva para algum reservatório ou para algum local que não alague e/ou que não irá interferir na estrutura.
A calha necessita sempre de um tubo ou cano que irá escoar toda a água, é sempre aconselhável que esse cano também seja feito de galvalume, pois, além da função de transferência de água, ele auxiliará no suporte da calha e deve ser feito de um material tão resistente quanto o galvalume.
Mezanino
O mezanino é uma peça fundamental para áreas que não contam com muito espaço de comprimento e necessita de certas áreas privativas ou para a inserção de demais maquinários.
Normalmente os mezaninos não fazem parte da contagem de andares sendo considerado como um anexo ao ambiente.
Esse anexo pode ser feito tanto de madeira quanto de ferro ou aço, é sempre aconselhável entender qual será a aplicação dessa área e agir de forma estratégica, se for uma área privativa não existe problema em ser de madeira, pois suportam pouco peso.
Se for para suportar máquinas é aconselhável montar a estrutura de ferro, pois suportará, sem problema, o excesso de peso.
Telha de alumínio
A telha de aluminio é muito útil pelo seu peso reduzido, sem perder a qualidade e resistência dos metais padrões, a inserção desse tipo de telha pode gerar a economia na estrutura que poderá ser um pouco menos resistente, pois não terá que sustentar um conjunto pesado de telhas.
Sabemos que independente de qual produto o consumidor optar por adquirir, é de suma importância que se atente à qualidade oferecida pelo fornecedor, pois em uma construção, principalmente, o barato pode sair caro.